Criar um site grátis para sua empresa não seria a forma de começar, quando o site não é criado de forma otimizada e profissional pode fazer com que você ou sua empresa perca a credibilidade e coloca seu profissionalismo a prova.
Visto que o domínio é grátis contendo alguns nomes que não pertencem a sua empresa, o template é igual ao de várias outras empresas que também usam este serviço grátis e seu e-mail profissional com o final Gmail ou Hotmail não ajudam, pode acreditar isso é péssimo.
Entre os principais motivos para não se criar um site grátis está o fator começar do zero quando seu site alavancar.
Imagine que depois de muito tempo e trabalho, seu site grátis lhe trouxe algumas visitas e até alguns bons clientes e você decidiu de vez criar algo profissional.
Pois é, mas criando algo profissional você irá precisar de um domínio como (www.suaempresa.com.br) e quando você fizer isso seus visitantes devem diminuir afinal de contas ninguém conhece seu novo endereço e o Google vai demorar um bom tempo para lhe colocar na mesma posição que o seu site grátis estava nas buscas.
Sendo assim podemos dizer que pelo menos o domínio seria melhor adquirir neste momento, afinal R$40,00 por ano não seria exatamente um grande investimento.
Agora sim, com seu domínio comprado vamos começar o seu quebra-galho. Nós vamos lhe dar as dicas de como fazer isso de uma forma um pouco mais profissional.
- site gratis
Aprenda como criar um site Grátis
Atualmente existem muitas empresas que podem ajudar com esta façanha, entre as principais temos nomes como a Wix, Yola, Jindo e o Google Sites.
Porém o serviço mais recomendado na nossa opinião é o do WordPress.
Apesar de ser conhecido como um serviço de criação de blogs grátis, grandes empresas tem hospedado seus sites no wordpress.com.
Claro que para ter sites neste nível foi necessário desembolsar alguns dólares, o que não é o caso, mas estes sites foram apenas exemplos do poder do WordPress.
Domínio e E-mail Profissional
É isso aí, o WordPress.com permite que seus usuários registrem um domínio e e-mail profissional para seu site, por exemplo: [email protected] e www.suaempresa.com.br.
Isso pode ser uma grande façanha se levar em consideração que a hospedagem e o template são gratuitos.
Muitos Templates
Atualmente o WordPress tem mais de 5mil Templates disponíveis, para personalizá-los é necessário pagar uma taxa para a equipe do WordPress, mas você ganha poder de edição praticamente completa podendo mudar cores, fonts e imagens.
Mesmo que você não personalize o template o fato de ter uma abundantemente de modelos diminui a possibilidade de serem achadas empresas com a mesma cara que a sua.
O WordPress é praticamente o único serviço de criação de sites grátis que permite salvar os textos e imagens caso você queira criar um site profissional futuramente, ou seja, mesmo que você crie um site profissional, pode salvar todos os textos e imagens de forma fácil.
Como criar seu site grátis no WordPress?
É isso aí, agora sim você pode ter um site quebra-galho para sua empresa com resultado melhores do que de muitas outras empresas que disponibilizam sites grátis com pouquíssimos recursos.
Mas nós temos uma proposta muito melhor para você do que um site gratuito!
- site gratis
WordPress para iniciantes – Páginas e Posts
Nesta segunda parte de nosso Curso grátis de WordPress iremos explicar com detalhes como se trabalhar com as páginas e posts no painel administrativo.
Apesar de parecerem assuntos diferentes, o WordPress integrou muito bem as ferramentas de ambos, provavelmente ao entender como inserir posts você não terá dificuldades em trabalhar com as páginas.
Um resumo sobre WordPress: ele é um sistema de gerenciamento de conteúdo que inicialmente foi feito para blogs, mas cresceu e começou a atender sites e hoje em dia até mesmo lojas virtuais, comunidades e muito mais.
Ou seja, o WordPress fica “por trás” de um site – é o sistema usado para administrá-lo: através dele o responsável pelo site realiza atualizações de conteúdo, cria seções, adiciona novas funcionalidades, ferramentas e muito mais.
Conforme comentei no início do post, há o wordpress.com, que é específico para blogs. Você pode ler mais sobre ele clicando no link.
Na primeira parte de nosso curso grátis de WordPress ensinamos tudo sobre a dashboard, plugins e como fazer a administração do WordPress, caso você ainda não tenha visto esta aula recomendamos que veja.
Como inserir posts no WordPress
Os posts normalmente são criados para o blog de seu site embora isso não seja uma regra acontece na maioria dos temas desenvolvidos para WordPress, nos posts você terá acesso a algumas opções adicionais como a criação de categorias e ativar ou não comentários em seu artigo.
O WordPress também tem uma novidade na edição de artigos, O Gutenberg. Ele acrescenta um novo menu no seu painel do WordPress que apresenta uma versão demo (como pode ser observado abaixo) e a possibilidade de criar um post.
Uma vez mais, a finalidade desse menu está possivelmente apenas relacionada com testes. Como pode ver, o editor visual parece ser muito diferente do que aquilo a que está provavelmente acostumado. Tem uma sensação muito parecida com o Medium, o que é excelente.
Infelizmente neste vídeo ainda falamos sobre a versão padrão de edição do WordPress, mas temos certeza de que você mesmo assim terá grande proveito.
A primeira aparição do WordPress foi em 2003, quando seus desenvolvedores, Matt Mullenwey e Mike Little, começaram a fazer uma plataforma inédita para blogs.
Depois de algumas reformulações, a primeira versão oficial do WordPress, a 1.0, foi lançado ao público no começo de 2004.
Esta versão era bem simples e nem se compara à versão atual em termos de funções, recursos e nível de navegação e usabilidade do usuário.
Ainda assim, ela já continha duas das principais funções do WordPress que conhecemos hoje: um editor de conteúdos e um gerenciador de usuários.
Também havia uma área de moderação de comentários de usuários e a instalação da ferramenta também era simplificada.
Desde então, o WordPress passou por reformulações, ganhando atualizações completas, com uma variedade de recursos e funções disponíveis a um só clique da instalação.
Principais Características do WordPress
Conhecer as características do WordPress faz com que o usuário entenda melhor por que o CMS é o preferido entre blogueiros e donos de sites iniciantes e experientes.
Usabilidade Intuitiva e Dinâmica. Não existe segredo para usar o WordPress. O painel de controle do CMS é intuitivo e dinâmico a ponto das principais opções, recursos e funcionalidades estarem ao alcance de um só clique. Tudo está descrito à esquerda e basta selecionar a opção para administrar o que quiser.
O WordPress.org é grátis! Isso mesmo, você “leu” direito! O WordPress.Org é uma ferramenta open source, isto é, de código aberto (o que permite a você customizar e adicionar novas funcionalidades) e gratuita. Basta você baixá-lo no site oficial, instalar no seu servidor de hospedagem (já vinculado ao seu domínio) e pronto! É só se divertir pensando e construindo cada partezinha do seu site/blog.
Apesar das páginas usarem a mesma sistemática dos posts na hora de serem criadas normalmente são usadas para fins diferentes, estás páginas tem o objetivo de falar um pouco sobre a empresa ou o blog em questão, exibir mapas e formulários de contato entre muitas outras utilidades.
Nesta vídeo aula vamos explicar na prática como criar Posts e Páginas. Também ensinaremos como você poderá usar as opções do WordPress para inserir senhas nestes artigos, criar categorias, tags, descrição e outros adicionais para deixar suas páginas mais turbinadas.