logo vcsis
VCSis Academy
Marketing e Empreendedorismo Digital

Benchmarking: o que é e como aplicar em sua empresa

Facebook
Twitter
LinkedIn
WhatsApp
Print
Benchmarking o que é e como aplicar em sua empresa

Com as alterações do ambiente mercadológico, que agora está mais online do que nunca, surgem novas formas de análise dos negócios, uma delas é o benchmarking, que cresce com uma ferramenta que ajuda nas estratégias de marketing digital.

O benchmarking tem a vantagem de ser uma análise que pode ser inserida no contexto dos mais diferentes segmentos do mercado, desde uma revenda de produtos diversos, a empresas especialistas em montagem de tubulação, por exemplo.

Porém, o que é exatamente essa análise? Você vai ver nos próximos tópicos que também vão trazer dicas de como aplicar o processo na sua organização, continue a leitura!

O que é exatamente benchmarking?

Fundamentalmente o benchmarking é um procedimento de análise da concorrência. Isso significa que o conceito prevê a realização de pesquisas como organizações que atuam no mesmo setor.

Por exemplo, uma empresa especializada na produção de envasadora de líquidos, vai analisar as empresas que trabalham com o mesmo tipo de equipamento.

A razão que o benchmarking é estratégico para as organizações dos mais diversos setores e portes é que ele confere uma visão ampla do posicionamento da empresa bem como dos seus concorrentes.

Isso permite que a empresa obtenha ideias que possam gerar benefícios para o seu negócio, como:

  • Diferenciais;
  • Pontos fortes e fracos;
  • Melhorar práticas nos âmbitos de atendimento, logística, entre outros.

Resumidamente, a técnica serve como meio de aprimoramento e alinhamento com as tendências do mercado em relação a determinado nicho de negócio de uma organização.

Um detalhe importante sobre o Benchmarking é que esse método não significa copiar ideias, mas sim, se inspirar e procurar maneiras de se diferenciar com suas próprias estratégias.

Por exemplo: se sua empresa trabalha com a venda de motores elétricos weg, e por meio do Benchmarking, analisou que seus concorrentes estão atuando nas redes sociais, essa é uma inspiração para criar a sua própria fanpage nas redes sociais e se tornar mais competitivo!

Agora que você conhece um pouco mais sobre o benchmarking, vai ver nos próximos como aplicar o método.

Defina indicadores

Antes de seguir para as ações é necessário definir os indicadores de análise, ou seja, efetuar o planejamento, que é nada mais que as informações que quer obter de outras empresas do mesmo ramo de negócio.

Pode ser, por exemplo, analisar produtos, avaliar a abrangência de atendimento, perfis de clientes atendidos, avaliar ações de marketing efetuados, entre outros.

É comum na prática de benchmarking selecionar ao menos três organizações concorrentes para que haja uma boa quantidade de dados obtidos e avaliados.

benchmarking-o-que-e-como-aplicar-em-sua-empresa-2-6887224

Marcar presença em eventos

Uma das maneiras de optar por dados do mercado e da concorrência é participar de eventos da área, que muitas vezes contam com uma boa quantidade de organizações, desde as mais experientes do setor às recentes no mercado.

A partir daí, é realizada uma análise de todas as empresas participantes, a fim de obter insights para o próprio negócio.

Use os canais de relacionamento sociais

Outra forma de aplicar o benchmarking é usando as redes sociais, que são canais que permitem analisar uma série de fatores da empresa concorrentes, como engajamento dos clientes, tipos de publicações, campanhas de anúncio, entre outros.

Utilize ferramentas digitais

Ferramentas como o Google Analytics dão a oportunidade para empresas avaliarem o potencial dos concorrentes com relação à quantidade de tráfego no site, publicações mais acessadas, entre outros dados.

Essas informações, certamente fazem a diferença não apenas na ampliação do conhecimento da concorrência como traz é uma forma de obter ideais para melhorar o desempenho do site da organização.

Aplicando esses métodos que se relacionam com a prática de benchmarking, a sua empresa, vai ter uma visão mais abrangente do que precisa ser melhorado para atingir mais lucros e visibilidade.

Gostou do conteúdo? Conte nos comentários! Este conteúdo foi produzido pela equipe Soluções Industriais

Facebook
Twitter
LinkedIn
WhatsApp
Print
Artigos que você pode gostar

Damos valor à sua privacidade

Nós e os nossos parceiros armazenamos ou acedemos a informações dos dispositivos, tais como cookies, e processamos dados pessoais, tais como identificadores exclusivos e informações padrão enviadas pelos dispositivos, para as finalidades descritas abaixo. Poderá clicar para consentir o processamento por nossa parte e pela parte dos nossos parceiros para tais finalidades. Em alternativa, poderá clicar para recusar o consentimento, ou aceder a informações mais pormenorizadas e alterar as suas preferências antes de dar consentimento. As suas preferências serão aplicadas apenas a este website.

Cookies estritamente necessários

Estes cookies são necessários para que o website funcione e não podem ser desligados nos nossos sistemas. Normalmente, eles só são configurados em resposta a ações levadas a cabo por si e que correspondem a uma solicitação de serviços, tais como definir as suas preferências de privacidade, iniciar sessão ou preencher formulários. Pode configurar o seu navegador para bloquear ou alertá-lo(a) sobre esses cookies, mas algumas partes do website não funcionarão. Estes cookies não armazenam qualquer informação pessoal identificável.

Cookies de desempenho

Estes cookies permitem-nos contar visitas e fontes de tráfego, para que possamos medir e melhorar o desempenho do nosso website. Eles ajudam-nos a saber quais são as páginas mais e menos populares e a ver como os visitantes se movimentam pelo website. Todas as informações recolhidas por estes cookies são agregadas e, por conseguinte, anónimas. Se não permitir estes cookies, não saberemos quando visitou o nosso site.

Cookies de funcionalidade

Estes cookies permitem que o site forneça uma funcionalidade e personalização melhoradas. Podem ser estabelecidos por nós ou por fornecedores externos cujos serviços adicionámos às nossas páginas. Se não permitir estes cookies algumas destas funcionalidades, ou mesmo todas, podem não atuar corretamente.

Cookies de publicidade

Estes cookies podem ser estabelecidos através do nosso site pelos nossos parceiros de publicidade. Podem ser usados por essas empresas para construir um perfil sobre os seus interesses e mostrar-lhe anúncios relevantes em outros websites. Eles não armazenam diretamente informações pessoais, mas são baseados na identificação exclusiva do seu navegador e dispositivo de internet. Se não permitir estes cookies, terá menos publicidade direcionada.

Visite as nossas páginas de Políticas de privacidade e Termos e condições.

Este site faz uso de cookies de anúncios para melhor experiência dos visitantes