Você já ouviu falar sobre o Business Intelligence? Se sua resposta foi “não”, então saiba que pode estar perdendo uma grande oportunidade para alcançar o sucesso no mercado!
Para você ter ideia, o termo Business Intelligence já se tornou muito popular entre os negócios.
Afinal de contas, em meio ao cenário de informatização constante, cada vez mais empresas estão aprendendo a lidar com dados e informações para desenvolver suas estratégias e ter sucesso.
E como resultado, a empresa pode melhorar a sua tomada de decisão, aperfeiçoar as ações e estratégias elaboradas, entre outros diversos benefícios!
Ou seja, com o Business Intelligence, é possível aumentar as suas chances de captar e fidelizar clientes, se tornar uma marca mais reconhecida no mercado, além de também ganhar vantagens competitivas e se destacar da concorrência.
Além de tudo, o business intelligence também é uma estratégia totalmente adaptável, seja em comércios, empresas de automação industrial, restaurantes, entre outros.
E aí, ficou interessado no business intelligence? Então nós preparamos este post e vamos te explicar todos os detalhes sobre o assunto.
Venha descobrir o que é o business intelligence e como ele pode mudar os processos da sua empresa e fazer com que você tenha sucesso! Vamos lá?
O que é business intelligence?
Basicamente, o business intelligence (BI) se trata do processo em que uma empresa coleta de dados, os organiza, realiza a análise, ação e monitoramento das informações e, assim, utiliza esses dados para tomar as melhores decisões e elaborar estratégias adequadas e que gerem resultados positivos.
Esse processo transforma o grande volume de informações existentes sobre um determinado assunto em inteligência acionável, que pode ser acessada de maneira fácil quando for necessário.
O Business Intelligence também simpatiza com diversas metodologias, processos e tecnologias da informação. Essa integração de sistemas faz com que a empresa melhore a sua gestão organizacional.
É importante ressaltar que o Business Intelligence não é um simples programa ou software, mas sim, é um conjunto de processos que proporcionam ao empreendedor as informações certas, para as pessoas certa, na hora certa.
Se você tem uma estação de tratamento de água, por exemplo, e as análises de business intelligence mostraram uma maior demanda em uma nova versão do produto, essa pode ser uma oportunidade para a sua empresa aumentar as vendas e se destacar.
Importância do Business Intelligence
De nada adianta elaborar estratégias diversas de marketing, sendo que elas podem não gerar retorno algum para seu negócio, não é mesmo?
É por essa razão que o Business Inteligence se tornou uma estratégia fundamental, uma vez que foca em utilizar as informações e dados corretos para que sua empresa tenha estratégias mais precisas e segmentadas.
Com o Business Intelligence, é possível transformar todas as informações coletadas em inteligência para uso de sua empresa. Assim, você pode conhecer melhor sua concorrência, seus parceiros e fornecedores. Também pode estar atento à possibilidade de entrar em novos negócios.
Outras vantagens trazidas pelo BI são a possibilidade de descobrir problemas em tempo hábil e de identificar oportunidades de mercado, um melhor embasamento teórico para as discussões de negócios e um maior conhecimento do ambiente competitivo.
No entanto, se você atua com relógio de ponto digital, por exemplo, e quer implementar o business intelligence, o monitoramento deve ser um processo constante, uma vez que, mesmo a partir de dados, uma estratégia prática pode apresentar diversos riscos e falhas.
Agora que você já sabe tudo sobre o business intelligence, o que acha de aplicar esses processos dentro da sua empresa e ter sucesso? Gostou do post?
Esse artigo foi escrito por Rafaela Ricardo, Criadora de Conteúdo do Soluções Industriais.