logo vcsis
VCSis Academy
Marketing e Empreendedorismo Digital

5 perguntas antes de mudar o layout do seu site

Facebook
Twitter
LinkedIn
WhatsApp
Print

Seja no final do ano ou no início do ano esta é uma época muito comum para alguns empresários mudarem o layout do seu site, as justificativas são as mais comuns.

Mas normalmente depois que o layout do seu site está pronto surgem dúvidas, algumas felicidades e alguns arrependimentos também.

E por isso decidimos criar este post com o objetivo bem simples, colocar suas ideias no lugar e criar um tipo de check-list antes de começar esta mudança tão importante em seu site pessoal ou site de sua empresa.

1. Por que mudar o layout do seu site?

Faça esta pergunta para você mesmo e pense bem no real motivo.

Se sua intenção é melhorar o SEO ou mudar a identidade visual completa ou até mesmo adicionar vendas on-line e mais serviços.

Talvez você imagine que queira fazer uma mudança geral, mas por mil motivos recomendo pensar bem antes de tal ação.

Normalmente pessoas que fazem isso ou demoram muito tempo para concluir o novo layout ou até mesmo fazem tão rápido que deixar passar vários erros não vistos.

Então nossa recomendação é: Faça as coisas por partes! Determine em um ano quantas alterações importantes precisam ser feitas em sua forma de divulgação, e determine um prazo confortável para verificar apenas determinados assuntos.

Por exemplo: 2 meses para bolar uma nova logo estudando as cores e o que seu público considerado como confiável e profissional.

Mais uns 2 meses para trabalhar os textos de seus serviços e planejar a estrutura de páginas e layout do seu site também é uma ótima ideia, 3 meses para começar um blog com alguns artigos etc.

2. Preciso mudar as cores e identidade visual?

Na hora de mudar a identidade visual e dar um tapa nas cores do se site é necessário dar sempre atenção as novidades quando se fala deste assunto.

Quando comecei a trabalhar como web designer fazendo a criação de site contábil recebi várias instruções para não usar algumas cores como por exemplo o vermelho.

Na época vermelho era considerada uma cor de parada, ou que assustava ou que incentivava o visitante a prestar atenção ao que está fazendo.

Hoje várias marcas usam o vermelho como cor predominante como por exemplo as lojas americanas, banco santander, bradesco, e é uma das cores mais usadas em sites de advogado.

Então estude bem como as cores podem agradar seu visitante e ponto.

layout-do-seu-site-3457299
layout do seu site

3. O que mudar no SEO e otimização?

Na hora de otimizar muitas empresas tem como foco o melhoramento de URLs, Otimização de imagens, palavras-chave, títulos, descrição etc.

Porém na maioria dos casos as pessoas esquecem de fazer o direcionamento 301 das url antigas apontando para a URL nova.

Isso é muito importante pois quando não é feito basicamente é como se o google entendesse que foram criadas páginas e que foram excluídas várias outras, então não esqueça de direcionar suas URLs.

Outro item importante é lembrar de atualizar seu sitemap.xml no google webmaster tools.

Do contrário o google continuará indexando as URLs antigas.

4. Preciso adicionar várias redes sociais?

Muitos pensam que ter várias redes sociais cadastradas em nome do seu site pode ajudar na estratégia de marketing e nas visitas do seu site. Mas isso pode ser um grande tiro no pé.

Ter uma rede social para sua empresa sem nenhuma ou poucas atualizações pode significar desleixo ou simplesmente que você não se importa em compartilhar informações.

O melhor é bolar algumas estratégias para cada rede social, por exemplo: No twitter compartilhe notícias, no LinkedIn artigos e soluções de seus serviços, no Instagram o dia a dia de seu trabalho e no Facebook compartilhe tudo.

5. Com que frequência devo escrever no blog?

“Quanto mais atualização no site mais o google colocará seu site no topo das buscas” Este é mais um grande mito das antigas.

A verdade é que você pode ter 50 artigos sendo 1 deles muito visitado e os 49 com zero visitas.

Isso é muito comum, porque a verdade é que o google define as primeiras buscas para os artigos mais completos sobre determinado assunto.

Sendo assim na hora de criar um post crie artigos detalhados, ricos em textos, imagem, vídeos, etc.

Quanto mais empenho no seu artigo melhor será sua posição nas buscas. E a resposta da pergunta 5 é: Melhor ter 1 ótimo artigo por mês do que 1 artigo meia boca por dia.

layout-do-seu-site-1-9265659
layout do seu site
Facebook
Twitter
LinkedIn
WhatsApp
Print
Artigos que você pode gostar

Damos valor à sua privacidade

Nós e os nossos parceiros armazenamos ou acedemos a informações dos dispositivos, tais como cookies, e processamos dados pessoais, tais como identificadores exclusivos e informações padrão enviadas pelos dispositivos, para as finalidades descritas abaixo. Poderá clicar para consentir o processamento por nossa parte e pela parte dos nossos parceiros para tais finalidades. Em alternativa, poderá clicar para recusar o consentimento, ou aceder a informações mais pormenorizadas e alterar as suas preferências antes de dar consentimento. As suas preferências serão aplicadas apenas a este website.

Cookies estritamente necessários

Estes cookies são necessários para que o website funcione e não podem ser desligados nos nossos sistemas. Normalmente, eles só são configurados em resposta a ações levadas a cabo por si e que correspondem a uma solicitação de serviços, tais como definir as suas preferências de privacidade, iniciar sessão ou preencher formulários. Pode configurar o seu navegador para bloquear ou alertá-lo(a) sobre esses cookies, mas algumas partes do website não funcionarão. Estes cookies não armazenam qualquer informação pessoal identificável.

Cookies de desempenho

Estes cookies permitem-nos contar visitas e fontes de tráfego, para que possamos medir e melhorar o desempenho do nosso website. Eles ajudam-nos a saber quais são as páginas mais e menos populares e a ver como os visitantes se movimentam pelo website. Todas as informações recolhidas por estes cookies são agregadas e, por conseguinte, anónimas. Se não permitir estes cookies, não saberemos quando visitou o nosso site.

Cookies de funcionalidade

Estes cookies permitem que o site forneça uma funcionalidade e personalização melhoradas. Podem ser estabelecidos por nós ou por fornecedores externos cujos serviços adicionámos às nossas páginas. Se não permitir estes cookies algumas destas funcionalidades, ou mesmo todas, podem não atuar corretamente.

Cookies de publicidade

Estes cookies podem ser estabelecidos através do nosso site pelos nossos parceiros de publicidade. Podem ser usados por essas empresas para construir um perfil sobre os seus interesses e mostrar-lhe anúncios relevantes em outros websites. Eles não armazenam diretamente informações pessoais, mas são baseados na identificação exclusiva do seu navegador e dispositivo de internet. Se não permitir estes cookies, terá menos publicidade direcionada.

Visite as nossas páginas de Políticas de privacidade e Termos e condições.

Este site faz uso de cookies de anúncios para melhor experiência dos visitantes