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SEO: as melhores estratégias em 2022

As empresas que têm um site e desejam expandir seu alcance de clientes, podem investir em técnicas de SEO para melhorar o tráfego e o marketing do negócio. 

Afinal, o segredo do sucesso nas mídias é estar de olho nas principais tendências e fazer bons investimentos para o crescimento do negócio, bem como estar atento às novidades de diretrizes online, principalmente se tratando do SEO, que implica em todo o ranqueamento do site.

O que é SEO?

O SEO (Search Engine Optimization) é um conjunto de técnicas e estratégias que ajudam a melhorar o posicionamento das páginas deixando-as nas melhores posições de ranqueamento em sites de busca.

Isso significa que seu uso visa deixar o negócio entre as primeiras opções nos resultados de buscas do Bing, Google, Yahoo, etc., pois é um hábito comum dos internautas não passarem das primeiras páginas ao realizarem uma pesquisa.

O SEO é uma estratégia muito importante no Marketing, pois ajuda a aumentar a visibilidade do site, algo que pode render boas vendas e, consequentemente, uma melhoria no faturamento do negócio.

Um ponto essencial para manter o sucesso e credibilidade do empreendimento é manter as estratégias sempre bem alinhadas com o planejamento.

Além disso, estar atualizado com as tendências para o próximo ano é outro detalhe que faz toda a diferença, contribuindo com o sucesso do empreendimento, visto que permite o posicionamento mais rápido frente aos concorrentes e estar em contato mais ágil com os potenciais clientes.

Para conseguir um bom ranqueamento, os algoritmos dos buscadores consideram alguns fatores, como:

  • Utilização de palavras-chave;
  • Relevância dos conteúdos;
  • Quantidade de backlinks;
  • Originalidade dos conteúdos.

Estar atento nestes detalhes são formas de ter um bom desempenho no ranking e aumentar as chances de ocupar a primeira página e boas posições nos buscadores de pesquisa.

Estratégias de SEO que ajudam marketing dos negócios

Investir tempo para definir as melhores estratégias de SEO para a sua empresa e identificar as práticas mais bem quistas pelos algoritmos, tendo em vista as mudanças de comportamento dos consumidores é essencial para obter resultados promissores. 

Assim, se o seu principal objetivo é ter um espaço na primeira página do Google, acompanhar as tendências de estratégias para 2022 pode ser fundamental para tal conquista. 

Confira as principais tendências em relação ao marketing digital e o SEO para o próximo ano nos tópicos a seguir:

Pesquisa por voz

Toda pessoa, mesmo que não tenha um aparelho específico com IA (Inteligência Artificial), já usou ao menos uma vez a assistente de voz do celular.

Este recurso permite que os indivíduos realizem pesquisa por voz, de forma ágil e prática, visto que não é necessário parar a atividade que estiver sendo feita a qualquer hora ou lugar.

Considerando este fato, é importante que o seu site seja otimizado para esta busca que é mais específica e que tenha palavras-chave propícias para este comportamento.

Afinal, esse tipo de pesquisa será cada vez mais frequente, graças ao crescimento das ferramentas por comando de voz, como as assistentes virtuais.

Core Web Vitals

Esta é uma das principais tendências para o próximo ano, uma espécie de adequação dos sites para o Core Web Vitals, novo sistema de algoritmo e ranqueabilidade do Google. 

Esta ferramenta é o foco da Digital e visa ajudar os usuários a encontrarem materiais ainda mais efetivos para suas dores, além de compreender mais detalhes sobre a experiência do usuário nas páginas oferecidas.

O Core Web Vitals é uma atualização do algoritmo e leva 3 novas métricas em consideração, são elas: 

  • Estabilidade visual;
  • Interatividade;
  • Velocidade de carregamento de um site. 

Investir nestes detalhes é importante, pois quanto melhores, maiores serão as chances de sucesso e subir no posicionamento da primeira página. 

Aliar esta estratégia com o Inbound Marketing (Marketing de Atração) pode ajudar a aumentar a credibilidade e popularidade do negócio, considerando que esta estratégia de marketing faz com que o próprio usuário procure a empresa nas páginas.

Otimização de imagens

Assim como o texto, as imagens são importantes para o SEO. Com isso, em 2022, as imagens ainda terão muita relevância, principalmente para os negócios no e-commerce (loja virtual) e devem apontar uma boa estratégia em seu uso. 

Inclusive, o crescimento das redes sociais impulsionou esse tipo de pesquisa por imagens, que além de auxiliarem no posicionamento nos mecanismos de busca, passaram a apresentar fatores próprios de ranqueamento, demandando atenção no uso de títulos, legendas e hashtags corretas.

Sendo assim, é muito importante caprichar na descrição das imagens e no texto alternativo, no caso de blogs, para aumentar o número de informações a respeito dos produtos e serviços e alcançar os públicos mais adequados.

Anúncios pagos

Os investimentos em anúncio pago é algo comum para implementar as ações do SEO, e que continuará em alta. 

Isso ocorre porque o SEO visa ações orgânicas de longo prazo, enquanto o SEM (que envolve estratégias pagas) possibilita direcionar campanhas para curto prazo e públicos mais específicos, ampliando as oportunidades de negócio.

Assim, o uso de plataformas Ads para desenvolver diferentes formatos de anúncios e atrair públicos será mantida e as ferramentas mais utilizadas são:

  • Facebook Ads;
  • Twitter Ads;
  • Google Ads;
  • Instagram Ads;
  • Linkedin Ads;
  • Youtube Ads.

Princípio EAT

É um conceito para nomear conteúdos especializados, de autoridade e confiabilidade, por isso a sigla EAT. 

Quanto mais específico e de qualidade forem os conteúdos, melhor para a valorização da página por parte dos algoritmos, bem como para os internautas e potenciais clientes.

Refinamento de intenções de busca

As estratégias de SEO ajudam muito a tornar as buscas mais específicas e os leads mais qualificados. 

Contudo, alcançar muitas pessoas através de conteúdos indexados no Google é algo muito desafiador, inclusive, que deve ser pensado, pois mais do que só números, o potencial de conversão precisa ser levado em consideração. 

Sendo assim, apostar na elaboração de materiais segmentados e investir no Marketing de Conteúdo é uma excelente solução para ter uma audiência fiel e qualificada.

Considerações finais

Com base nas estratégias mencionadas utilizar o SEO e suas estratégias, bem como acompanhar as tendências para o futuro do marketing digital é o caminho para conseguir aumentar os lucros, número de clientes e consolidação na área de atuação.

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