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Estratégia de venda: 3 estratégias vencedoras

Já ouviu fala sobre estratégia de venda? É isso ai, você pode e deve ser um grande profissional para estar lendo este artigo e buscando ajuda a seu negócio, a estratégia de venda é de extrema importância pois esta etapa é a última de todo investimento financeiro e de tempo dedicados ao marketing.

Muitas pessoas tem o sonho de empreender – ter o seu próprio negócio. Mas todos os empreendedores de primeira viagem não tem segurança de si mesmo, com as decisões que tomam e o medo que tudo possa dar errado. Isto é natural acontecer e pode ser evitado.

Vamos mostrar em detalhes para você como criar o sua estratégia de venda. Primeiro tenha um planejamento, este é um documento vivo, que pode e deve ser alterado conforme as necessidades específicas de cada negócio.

O importante é que você invista a quantidade de tempo adequada para preparar um plano de vendas que seja o roteiro efetivo para o sucesso comercial da sua empresa. Como importante complemento ao material aqui apresentado.

Utilize os recursos das Ferramentas do Planejamento de Vendas apresentadas na Homepage deste site para dar um tratamento bastante profissional à elaboração do seu plano.

A estratégia de venda e o planejamento é composto por duas etapas:

  1. Etapa do Planejamento Estratégico
  2. Etapa do Planejamento Operacional

Antes de começarmos nossa estratégia de venda e a trabalhar nela, sugerimos que você avalie cuidadosamente quais são os elementos das duas etapas que atendem as características da sua empresa. Para esta avaliação, nós aconselhamos o agendamento de um encontro de trabalho.

Preferencialmente fora do ambiente da sua empresa, com todas as pessoas que estarão envolvidas na elaboração do seu Planejamento de Vendas. Devem participar a equipe de gestão de vendas, bem como os responsáveis pela área de marketing.

Convide também profissionais de outras áreas para participar destas discussões, como o departamento de TI, recursos humanos e finanças.

Basicamente, o objetivo de qualquer plano de vendas é que a empresa venda mais. Para isso, é preciso que algumas definições sejam realizadas nesta etapa:

  • Definir o produto ou serviço: O quê vender? Para quem? Onde?
  • Definir o objetivo principal: Vender em novas praças? Conquistar grandes clientes? Vender um produto novo? Aumentar a receita por cliente?
  • Definir o período: Ganhar X grandes clientes no Sul do país até o fim do ano.

Funil de Vendas

Você já utiliza o funil de vendas na sua empresa? Entende exatamente o que ele significa e como a sua área de Marketing pode ajudar a tornar a passagem de um estágio para outro mais eficiente?

Você precisa inspirar o seu cliente, no topo do funil. Mostrar que a sua empresa pode fazer algo para ajudar a sua empresa e vender um problema.

O cliente tem uma grande dificuldade para se conscientizar pelo seu produto. Por isso, o topo do funil é um grande problema: muitas vezes ele demora a se conscientizar e, entender como o seu produto pode realmente ajudá-lo.

Por outro lado, no fundo do funil, você precisa levar o cliente até o sim. Precisa ter mostrado que você é confiável, que a sua empresa é a melhor para dar ao seu cliente a solução que ele precisa.

3 estratégias vencedoras

1. Analise e adapte-se ao cliente. Conhecer o perfil do público-alvo é essencial para fazer uma abordagem certeira. Um bom empreendedor presta atenção ao comportamento do consumidor e é flexível para mudar o seu próprio, adaptando-se às necessidades do cliente. No contexto do e-commerce, por exemplo, essa adaptação pode estar na incorporação de mais idiomas, o que facilitará a experiência para um número maior de consumidores.

2. Adote um sistema de recomendação personalizada imediata. Se as vendas são virtuais, invista em um bom atendimento ao cliente via chat. Personalize o atendimento de acordo com o produto oferecido: se são roupas, disponibilize um stylist; se maquiagem, um maquiador; e assim por diante. Reforçar esse tipo de abordagem em lojas físicas também é importante, pois as recomendações ganham credibilidade. Ter um profissional da área para conversar com o cliente e fazer recomendações específicas para suas necessidades é uma estratégia diferenciada.

3. Disponibilize testes de produtos. Se alguém entra em sua loja e quer comprar, mas tem dúvidas, oferecer alguns testes pode ser uma boa saída. Eles ajudam a identificar a personalidade do cliente, o que facilita a vida do vendedor na hora de fazer recomendações e sugerir outros produtos ou serviços.

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Estrategia de venda

Referências:

Planejamentodevendas
Resultadosdigitais
Meusucesso

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