Parece uma tarefa complicada, mas para fazer o marketing de advocacia você precisa basicamente estar focado em um assunto e vou te ajudar com isso.
1º Para o Marketing de Advocacia: Tenha um assunto em foco
Atualmente na web os sites mais relevantes são aqueles focados em determinado serviço e para o marketing de advocacia não é diferente.
Por exemplo: você pode ser um advogado que atende a 10 áreas de direito, porém se o seu site é focado em apenas 1 área o resultado nas buscas será muito melhor.
Entenda que o google sempre busca uma autoridade no assunto, resumidamente autoridade é o site que mais fala sobre determinado assunto.
Então imagine que você crie um site divulgando sua consultoria para “Direito do Consumidor“.
E neste site tenhamos, um blog com dicas para consumidores, um Instagram com postagens apenas sobre este assunto, um canal do YouTube com rápidos vídeos e uma fanpage dedicada em tirar dúvidas das pessoas.
Qual seria o resultado?
O Google e a web de forma geral vão encarar você como uma autoridade no assunto de “direito do consumidor” e quando pesquisarem sobre este assunto você estará sempre nas principais buscas.
Mas atenção, nada impede que você fale sobre outras áreas ok? Dês de que você tenha um site dedicado para cada uma delas. 😉
2º Para o Marketing de Advocacia: Crie suas redes sociais
É muito importante ter pelo menos um cadastro no instagram, facebook e linkdin.
Nestas redes sociais estão seus possíveis visitantes, fãs e futuros clientes, sendo assim no linkdin crie um perfil comum e compartilhe sempre as novidades em forma de artigo.
No Instagram compartilhe dicas rápidas sobre direito, você pode ver um exemplo muito funcional de como fazer isso visitando o perfil da Comunidade Jurídica.
Eles trabalham muito bem, vale a pena conhecê-los e segui-los.
No Facebook crie uma fanpage, nunca compartilhe pelo seu perfil pessoal, talvez você saia de férias e não vai querer que as fotos sejam compartilhadas também com seus clientes.
3º Para o Marketing de Advocacia: Tenha um site Profissional
Isso é muito importante, muitas pessoas começam com um blog grátis e esperam ter um ótimo resultado. Mas infelizmente este tipo de recurso demora muito para dar algum fruto.
Sendo assim tenha um site em WordPress profissional e dedicado a sua área assim como falamos na dica 1.
4º Para o marketing de advocacia defina sua área de atuação
Se a atuação do seu escritório possui uma limitação geográfica, é importante delimitar também a região dos clientes que você deseja atender.
Dessa forma é mais fácil saber como atraí-los, entender o comportamento deles e atender ao que eles precisam.
Por exemplo: Você conseguirá segmentar melhor seus visitantes se você trocar o título:
– Advogado especialista em direito do consumidor
por
– Advogado especialista em direito do consumidor no Morumbi – SP
Se você não pretende atender em outras cidades ou estados, segmentar desta forma vai tornar sua busca mais relevante chegando apenas nas pessoas que você quer.
5º Para o Marketing de Advocacia: Invista em conteúdo de qualidade para o marketing de sua advocacia
Um dos grandes segredos do marketing digital é produzir um conteúdo suficientemente interessante, ou seja, capaz de não apenas atrair público, mas de despertar nele a vontade de voltar ao seu site mais vezes.
Cada vez que este tipo de conteúdo é publicado você ganha visitantes e possíveis clientes.
Mas e se você não tem tempo de gerar conteúdo?
Existem empresas especializadas em gerar conteúdo de texto para seu site.
A empresa redaweb por exemplo tem um setor dedicado ao conteúdo jurídico. Se você publicar um superartigo todas as semanas gastará em média apenas R$290,00 por mês contratando um redator profissional.
6º Invista em sua marca pessoal
Uma das grandes falhas de escritórios de advocacia está em não investir na marca pessoal dos sócios do escritório.
Hoje o visitante cai na página de serviços (geralmente vindo de mecanismos de busca como o Google) e imediatamente busca saber quem são os advogados por trás do escritório.
Os sócios devem ser praticamente as próprias marcas e evangelizadores do escritório, com suas redes sociais disponíveis e pontos de contatos diretos com seus nomes.
7º Melhoria no relacionamento com o cliente
Marketing é relacionamento! E um bom relacionamento é a maneira mais eficaz de fidelizar clientes. Colocar em prática ações de marketing jurídico aproxima a sua marca do seu público de interesse e transforma clientes em admiradores do seu trabalho.
É claro que, para atingir todo o potencial de um bom marketing jurídico, é preciso dedicar tempo e pensamento estratégico no planejamento e na execução. Mas vamos dar mais atenção a esses tópicos daqui a pouco.
8° indicação
Peça indicação a seus clientes de pessoas, parentes ou amigos que possam estar precisando, ou possam vir a necessitar no futuro dos serviços de seu escritório, e crie uma espécie de “brinde” para quem indicar um cliente, tipo uma agenda personalizada, que tem um custo relativamente baixo.