Criação de Sites em São Paulo – SP | Zona Sul | VCSis

Hospedagem WordPress

Qual a melhor?

Hospedagem para sites WordPress

10 Recursos que devem ser analisados

Criamos esta página para dar os principais detalhes que podem fazer toda a diferença na hora de criar seu site e escolher um serviço de hospedagem WordPress.

Estas dicas são ideais para sites institucionais como site para médicos, advogados, site contábil entre outros.

Sites como portais de noticia e E-commerce tendem a ter uma atenção diferenciada pois dependem de tecnologias para controle de visita e integrações com diferentes sistemas que trabalham em conjunto com o site e empresas de cartões de crédito, transportadoras, etc…

Quando falamos sobre velocidade, falhas de plugins, erros de certificado de segurança e outros erros comuns, o primeiro culpado normalmente é o desenvolvedor do site, mas a verdade é que o verdadeiro culpado pode ser sim a sua hospedagem.

Por isso, para não ter dor de cabeça e para entender bem o que esta sendo contratado com seu host, elaboramos as respostas as principais dúvidas de nossos clientes, e também a solução para não ter os problemas que listamos acima.

Vamos falar sobre os seguinte assuntos:

Vamos começar então pelo item de importância 10.

10º Hospedagem WordPress precisa fornecer o certificado SSL.

Criar um site novo sem a segurança de um certificado SSL é começar muito mal.

Existem de fato alguns plugins que garantem ativar o certificado em seu site mas o que você precisa saber é que normalmente as hospedagens são os responsáveis por fornecer este recurso e algumas cobram caro por isso.

Confira os preços de algumas hospedagens.

Mas a verdade é que um certificado muito bom e gratuito é o certificado lets encrypt. Algumas empresas que fornecem hospedagem WordPress disponibilizam este certificado gratuitamente. O Melhor é o Lets Encrypt vinculado ao Cloudflare.

Nós da VCSis integramos seu site ao Cloudflare e deixamos seu certificado ativo e válido por mais de 10 anos sem custo adicional, basta hospedar seu site com nossa equipe e deixaremos a configuração de seu certificado pronta.

9º Hospedagem WordPress com E-mail integrado pode ser um problema.

Algumas empresas de hospedagem também prometem uma quantidade ilimitada de e-mails profissionais, mais é preciso pensar na eficiência disso.

Primeiramente não é raro que alguns serviços de hospedagem parem por alguns minutos, já vimos sites como o google, facebook, netflix e outros grandes parem por algum tempo.

Então há de se aceitar que o site de qualquer pessoa também pode deixar de funcionar por conta da hospedagem.

Imagine que se seu site sair do ar você queira tranquilizar seus clientes informando que em breve tudo estará resolvido mas a surpresa é que seu e-mail também parou.

É isso que acontece quando deixamos o sistema de e-mail vinculado ao mesmo sistema de hospedagem.

Outro problema comum é que seu espaço em disco pode acabar rapidamente. Imagine um serviço que garanta 10GB de disco. mas você usa 8 contas de e-mail mais o seu site no mesmo disco.

É comum todas as pessoas terem um e-mail no Gmail gratuito com 5 ou 6 GBs usados, então não é raro termos um e-mail profissional gastando vários gigas de espaço também.

Se você usar todo o espaço de disco de seu servidor não só seu e-mail vai parar como também seu site pode ter falhas de upload de arquivos, envio de formulários, banco de dados e muitos outros.

Por fim talvez você entenda a necessidade de vez por outra dar uma limpada em sua lixeira e pasta de e-mails enviados para não comprometer o espaço de seu disco, mas será que todos os colaboradores de sua empresa fazem o mesmo?

A Solução

zoho mailExistem diversas empresas que fornecem o sistema de e-mail que usa disco próprio e mesmo que o site saia do ar seu e-mail se mantem funcionando, você pode encontrar estes recursos no Google g suite, Zoho suite e Yandex Mail.

Alguns destes dão até algumas contas gratuitas, usando estes recursos você poderá profissionalizar a gestão de e-mails de sua empresa.

Nós da VCSis vinculamos os e-mails de nossos clientes a suíte de aplicativos do zoho, que fornece um webmail profissional, aplicativo para android, apple e também fornece 5GBs de espaço por conta de E-mail.

Assine nossa Hospedagem WordPress e adquira mais este recurso.

8º Hospedagem WordPress com Windows server? pule fora!

Os adoradores do Windows server vão querer me matar, mas garanto que serei justo em meu argumento.

Os requisitos para rodar o WordPress são bem claros, e você pode conferir no site https://codex.wordpress.org/.

Existem diversos servidores Windows que prometem fazem um tipo de emulação para poder rodar o WordPress corretamente no sistema. Mas a verdade é que estes recursos ainda precisam de ajustes e possuem diversos bugs.

No ultimo teste que fiz usei o Azure com a aplicação de instalação do WordPress e realmente fiquei empolgado com a ferramenta, a instalação foi ótima, rápida e eficiente, o WordPress funcionou liso mas…

Quando comecei a instalar os plugins começaram a aparecer diversos erros no debug do WordPress. Erros desconhecidos e fora do comum, alguns plugins funcionavam parcialmente e outros nem ativavam.

Na hora de ativar os temas ai foi de chorar.

Em resumo, parece que o Windows consegue sim fazer a instalação do WordPress de maneira funcional mas quando falamos de plugins e temas ainda se tem muito o que evoluir.

Por isso para não ter surpresas com seu site sempre siga os requisitos do WordPress.org e faça sua instalação em um servidor com sistema baseado em Linux.

7º Hospedagem WordPress com a ultima versão do PHP

Não subestime a importância deste item. Segundo o WordPress.org você já deve ter ouvido falar da importância de manter o WordPress, seus temas e plugins atualizados, mas manter o PHP atualizado também é muito importante.

Existem dois benefícios principais em manter o PHP atualizado:

Seu site será mais rápido porque as versões mais recentes do PHP são mais eficientes.

Atualizar para a versão mais recente, atualmente a 7.4, pode gerar um ganho enorme de desempenho.

Seu site pode ficar 3 ou 4 vezes mais rápido que versões mais antigas.

Seu site será mais seguro. O PHP, assim como o WordPress, é mantido por sua comunidade.

Por ser tão popular, o PHP é um alvo para hackers, porém a versão mais recente terá os recursos de segurança mais atualizados.

Versões mais antigas do PHP não as contém, por isso é essencial atualizá-lo para manter seu site WordPress seguro.

Atualmente a grande maioria das hospedagens garantem fornecer o PHP7 mas não dizem exatamente qual versão.

Isso é importante pois segundo o WordPress.org o WordPress precisa ser instalado em uma versão 7.4. As versões inferiores a 7.2 já podem causas falhas de segurança gravíssimas.

Então fique atento se sua Hospedagem WordPress fornece a versão mais atual do PHP.

Nos da VCSis ficamos muito atentos quanto a isso e garantimos sempre a versão mais recente do PHP em todos os sites antes mesmo do cliente solicitar atualizamos o sistema de todos os sites.

6º Backups e Restauração do site

Outro item de grande importância e mal explicado na maioria das hospedagens.

A maioria dos planos de hospedagem fornecem a disponibilidade de backup mas não costumam dizer a frequência que o backup é feito.

Em alguns casos é feito 1 vez por mês, em outros 1 por semana, em outros 1 por dia e em outros casos o backup é parcial ou seja apenas de determinadas pastas do site.

Então se informe bem sobre isso, afinal o backup só é valorizado quando precisamos dele.

Nós da VCSis fazemos os backups dos arquivos de seu site 1 vez por mês e o backup do banco de dados é feito diariamente, em caso de problemas seu backup pode ser restaurado em 5 minutos.

5º Espaço Ilimitado com asterisco*

hospedagem-WordPress espaço ilimitado

Este é um ponto que quase sempre acontece, e quando eu digo quase sempre é sempre mesmo.

A verdade é que não existe armazenamento ilimitado de fato, até o google drive no seu plano mais caro tem um limite de armazenamento.

O que acontece de fato é que um site costuma pesar pouco, em sua maioria os sites não passam de 1GB.

A hospedagem da um armazenamento de 50GBs por exemplo, e sabe que raramente um site teria este tamanho então para vender mais e se destacarem colocam a mensagem de espaço ilimitado* (com asterisco).

Na maioria das vezes estes asteriscos no contrato informam que o espaço ilimitado é referente aos arquivos de programação do site.

Se você pretende usar este espaço para guardar vários e vários programas para downloads, filmes, mp3 e outros itens pode ter certeza que o suporte da hospedagem entrará em contato com você.

Não há certo ou errado nesta questão, afinal de contas cada empresa possui suas regras e cabe a você aceita-las ou não.

O alerta fica na questão do asterisco, se você precisa de muito espaço converse bem com a equipe de vendas antes de contratar um plano de hospedagem com espaço ilimitado.

4º Remoção de malware e reparo de invasões

Esta opção é extremamente importante principalmente quando falamos de WordPress.

Este é um trabalho em conjunto entre a hospedagem e o desenvolvedor do site pois o WordPress precisa ter alguns plugins de segurança ativados e a hospedagem também precisa ter algumas aplicações ativas bem como o firewall bem configurado.

Algumas hospedagens WordPress prometem que seu setor de suporte pode ajudar tanto na configuração do site quanto na configuração do servidor e isso é ótimo.

Busquem empresas que queiram te ajudar e não empurrar a culpa sempre para seu desenvolvedor.

Nós da VCSis cuidamos da segurança tanto de seu site quanto do servidor. Fazemos isso sem custo adicional e temos prazer em ajudar sempre.

3º Preço

Este é mais um assunto que se deve pensar muito bem. Quando falamos de hospedagem os planos mudam muito e quanto mais recursos mais caro pode ficar.

Então antes de comparar o preço de um serviço de hospedagem com outro serviço é melhor comparar quantas vantagens cada plano oferece.

Outra verdade é que a maioria dos serviços de hospedagem no Brasil tem como fornecedores empresas nos estados unidos e na Europa e os preços deles são muito melhores do que os daqui.

Entretanto você precisa pensar que o suporte lá fora costuma ser bem menos prestativo do que no Brasil.

Quase sempre vão resolver assuntos apenas relacionados ao servidor, qualquer problema em seu site você deverá sempre procurar um desenvolvedor ou deverá pagar um custo a mais para a hospedagem ajustar.

Você também deve considerar que terá de falar no idioma deles na hora que precisar de ajuda, então as vezes o barato pode sair caro.

Note que não estamos criticando serviços de fora do Brasil, na verdade nosso servidor é na Alemanha,  e os custos são realmente muito bons mas a diferença é que como técnicos nós sabemos como proceder em caso de problemas.

Você tem o conhecimento necessário para usar um servidor sem dificuldades? Caso não tenha, quanto gastaria para contratar um profissional dedicado para manter o sistema funcionando?

Todos os custos devem ser considerados, assim como o tempo que vai gastar caso decida cuidar pessoalmente do sistema. O barato pode sair caro.

Nós da VCSis damos total suporte e ajuda tanto no servidor quanto em seu site WordPress sem custo adicional.

Enquanto a maioria das empresas cobram R$100,00 em média por mês para prestar um serviço de manutenção, nós da VCSis damos por R$49,90 a manutenção e hospedagem VPS juntas.

vps wordpress

2º Servidor dedicado VPS ou servidor com Cpanel para WordPress?

As vantagens de se usar o Cpanel são inúmeras, em especial para pessoas que ainda não tem muita experiência com servidores.

Ele é fácil de usar, configurar a versão do php, criar contas de e-mail, subdomínios, uso do ftp entre outras coisas.

Por volta do ano 2005 o Cpanel era com certeza o sistema mais comum encontrado em todas as hospedagens, mas ele ficou tão popular que acabou sendo alvo de muitos ataques em massa vindo de todos os lados.

Ataques que derrubavam o servidor por conta do alto processamento e a solução quase sempre demorava algumas horas e as vezes alguns dias para se resolver.

Este fator fez com que o Cpanel fosse perdendo sua popularidade.

Outra desvantagem do Cpanel é seu peso e alto uso de recursos do servidor. algumas fontes chegaram a confirmar que o Cpanel usa metade dos recursos do servidor.

Ou seja, se você tem um servidor com 4 cores de processamento e 4 Gbs de ram saiba que metade destes recursos serão usados apenas pelo sistema do Cpanel, ou seja basicamente você não instalou nenhum site mas já tem metade dos recursos comprometidos.

Estes fatores não tornam o Cpanel um sistema ruim, mas quem deseja usa-lo terá de pagar mais, pois terá de investir fortemente em segurança e também em uma servidor robusto com 8Gbs de memoria ou mais dependendo da quantidade de sites que queira usar com Cpanel.

1º Servidor dedicado VPS com Nginx e WordOps

Agora falamos de um sistema leve, seguro, feito exclusivamente para WordPress e de baixo custo.

O WordOps oferece a capacidade de implantar um WordPress extremamente rápido e seguro com o Nginx, usando comandos simples e fáceis de lembrar.

Bifurcado do EasyEngine v3, já é muito mais do que uma versão atualizada do EEv3 com vários novos recursos, incluindo Let’s Encrypt certificados SSL curinga com suporte para validação de API DNS, otimizações de kernel Linux ou um novo pacote Nginx personalizado com TLS v1.3 Suporte para Cloudflare HTTP / 2 HPACK.

Temos o orgulho de trabalhar aqui na VCSis com o WordOps e poder implantar no site de nossos clientes este sistema tão solido e seguro.