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Conversão do marketing digital e como aplicar em seu site

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conversao em marketing digital

Antes mesmo da internet e do marketing digital existirem, os empreendedores contavam com uma variedade de estratégias e táticas de inteligência de mercado para aumentar as vendas, incluindo promoções, mala direta, catálogos, vitrines, grupos focais, pesquisas e anúncios. 

Com o comércio eletrônico agora sendo o foco para o sucesso do varejo, as empresas devem executar um novo conjunto de estratégias e táticas digitais para aumentar as taxas de conversão.

Existem vários métodos que os empreendedores podem empregar para otimizar as vendas de e-commerce e obter vantagens competitivas.

Isso inclui coletar dados, testar layouts, otimizar imagens, personalizar ofertas e redirecionar consumidores que abandonam sites de assinatura digital como fazer o retorno aos carrinhos de compras.

O que é a conversão em marketing digital?

Uma conversão em marketing digital ocorre quando um visitante de um site conclui uma meta desejada, como preencher um formulário ou fazer uma compra. 

A taxa de conversão é um número definido pela porcentagem em relação aos visitantes de uma página e que se convertem em clientes pagantes. 

Conforme as metas da empresa, ou do site, em específico, os tipos de conversão podem se apresentar em forma de:

  • Condução eficaz;
  • Inscrições de e-mail;
  • Preenchimentos de formulários;
  • Vendas online.

A otimização da taxa de conversão, ou CRO (Conversion Rate Optimization), é o processo de melhorar os números, como por meio de teste A/B.

Esta é uma das técnicas usadas para testar e monitorar o desempenho de conversão de diferentes páginas de destino ou anúncios de uma empresa de cabeamento estruturado para residências, estabelecimentos comerciais e demais projetos da construção civil.

Isso ajuda a identificar quais elementos relevantes aos anúncios e páginas otimizam a taxa de conversão online. 

Por exemplo, é possível testar diferentes títulos, botões, frases de CTA ou imagens empregadas nas páginas de destino para ver quais variações levam a um número maior de conversões.

Entenda o funil de conversão de marketing digital

Um funil de marketing de conversão é uma estratégia feita passo a passo para guiar os usuários desde o primeiro ponto de contato com uma empresa, seja a página de destino, campanha de e-mail, rede social ou outro, até o ponto de conversão.

Os principais estágios de um funil de conversão são:

  1. Descoberta (topo do funil)

Um estágio que contém o número total de pessoas que acabaram de descobrir a empresa que vende produtos como chuveiro de emergência ou os serviços prestados.

  1. Consideração (meio do funil)

Um estágio em que o lead se transforma em um prospect e quer saber mais sobre a marca antes de tomar a decisão de convertê-la ou não. 

Esses visitantes passam a associar a marca aos serviços que ela oferece.

  1. Conversão (fundo do funil)

Nesta fase, os leads decidem se converter em clientes. Eles conhecem a marca que têm potencial para se tornarem clientes fiéis e até mesmo embaixadores da marca.

A partir do terceiro ponto, tem início a jornada do cliente, sendo parte integrante de um funil de conversão

É um roteiro da jornada de cada visitante que começa com os usuários aprendendo sobre a empresa de dedetização RJ preço cobrado, por exemplo, continua aumentando o interesse por ela e termina com o envolvimento ativo com todo o conteúdo.

O resultado final ideal para qualquer jornada de usuário ou cliente seria uma conversão, geralmente definida como uma compra de produtos ou serviços.

conversao em marketing

Mapeamento da jornada do cliente

O mapeamento da jornada do cliente consiste nos seguintes elementos:

  • Fazer a criação de site de forma otimizada para o funil;
  • Estabelecer objetivos para a jornada;
  • Definição dos objetivos para cada persona;
  • Mapeamento dos pontos de contato;
  • Determinar os elementos no mapa da jornada do cliente;
  • Testar o mapa fazendo a viagem por si mesmo.

É preciso imaginar um usuário encontrando uma marca em um anúncio de uma rede social. Eles clicam, acessam a página e navegam pelo conteúdo de alto valor, desenvolvendo interesse em aprender mais sobre a marca. Essa seria a fase da descoberta.

Eles então visitam o site e navegam pelo conteúdo cuidadosamente definido. 

Ou seja, os usuários aprendem sobre a oferta e pontos de venda exclusivos, construindo conexões subconscientes mais fortes entre a marca e os produtos ou serviços, além de compará-la com seus concorrentes.  Essa seria a fase de consideração.

Chega então o momento em que eles podem sair do site por alguns dias, mas a estratégia de marketing de conversão bem projetada reforça a memória da marca por meio de campanhas de redirecionamento e e-mail marketing.

Quando surgir a necessidade das informações, serviços ou produtos como divisória banheiro, eles retornam ao  site, seguindo a rota otimizada até a conversão e clicam no botão CTA (Call To Action) final, seja check out, assinar ou contato, completando a etapa de conversão.

É claro que a maioria das jornadas do cliente não é tão simples e linear e, por isso, é preciso encontrar métodos de otimização para a conversão em marketing digital. 

6 métodos para otimização de conversão

Existem vários métodos que os empreendedores podem empregar para otimizar as vendas de comércio eletrônico e obter vantagens competitivas.

Isso inclui entender os visitantes, testar layouts, otimizar imagens, personalizar ofertas e redirecionar consumidores que abandonam sites e carrinhos de compras.

  1. Entenda os visitantes

O primeiro passo para aumentar as conversões é estabelecer as taxas atuais e descobrir insights que ajudem a fazer os melhores movimentos para aumentar as vendas. 

Existem algumas ferramentas que podem ajudar a entender como os usuários estão interagindo com determinado site da empresa de limpeza ou loja virtual.

Essas ferramentas permitem que se registre, marque e rastreie os movimentos dos visitantes, incluindo mapas de calor que mostram onde estão clicando e rolando mais. 

Os insights obtidos direcionam na direção de maiores oportunidades de crescimento e o ajudam a entender quais produtos e informações são mais valiosos para os clientes.

  1. Fique por dentro das tendências

Saber o que está em alta e o que não está é a chave para otimizar as taxas de conversão, e é por isso que os principais empreendedores mantêm um olho constante no mercado e concorrência. 

Existem várias soluções que fazem um bom trabalho de rastreamento de concorrentes e conteúdo de tendências.

Depois de ver qual tipo de conteúdo está criando o maior burburinho e gerando mais tráfego, a equipe de marketing digital pode realizar análises mais profundas para obter insights para ajudar a formular estratégias, identificar públicos-alvo e muito mais. 

As mensagens podem ser criadas e a seleção de ofertas gerenciadas com base nesses retornos do mercado.

  1. Envolva os clientes

Nada supera o envolvimento direto com os clientes para entender as preferências sobre revestimento 3D para sala, motivações e frustrações. 

Estabelecer uma comunidade de marca é uma das melhores maneiras de obter insights acionáveis ​​do feedback dos clientes, incluindo a inteligência em tempo real necessária para a tomada de decisões no mercado em rápida evolução no cenário em que se encontra.

Plataformas de comunidade ricas em recursos permitem que as marcas interajam com os clientes, ganhem a fidelidade e obtenham feedback valioso por meio de pesquisas, discussões, amostras de produtos, bate-papos ao vivo, eventos de geolocalização e muito mais. 

As principais marcas costumam usar comunidades online para informar decisões sobre produtos, otimizar gastos com publicidade, criar mensagens e muito mais.

  1. Encontre designs vencedores

Diferenças nas palavras empregadas, na seleção de cores, na disposição dos elementos e nas imagens em anúncios, e-mails e exibições de produtos aumentam ou diminuem as taxas de conversão. 

Testar esses elementos é a melhor maneira de saber como o público interessado em um hospital veterinário 24 horas responde às apresentações e ao marketing de produtos. 

O uso dessas ferramentas digitais pode ajudar a criar os designs, layouts e mensagens mais ressonantes, e muitas vezes os responsáveis pelo marketing digital podem se surpreender ao ver o que funciona e o que não funciona.

  1. Ajuste as imagens ao máximo

Fornecer imagens atraentes e de alta qualidade é vital para atrair e converter clientes. 

Os consumidores online tendem a ser atraídos pela qualidade das imagens de um produto, o que  afeta a decisão de compra mais do que informações específicas do produto, descrições longas e avaliações e análises de produtos.

Dar aos clientes a capacidade de visualizar produtos de diferentes perspectivas os torna mais inclinados a comprar, aumentando a taxa de conversão. 

Há uma infinidade de ferramentas de primeira classe que permitem que os compradores ampliem as imagens dos produtos e visualizem o objeto exposto de diferentes ângulos. 

  1. Recorra ao remarketing

Muitos carrinhos de compras são abandonados, tornando-se a principal causa de perda de vendas em sites de comércio eletrônico. Isso acontece em diversos segmentos lojas de roupas, materiais de construção, eletrodomésticos e projetos de fabricação de etiquetas adesivas.

Uma das melhores maneiras de aumentar as conversões é trazer de volta os compradores que saíram e atraí-los para concluir a venda.

Felizmente, existem várias ferramentas que podem ser implementadas para minimizar as perdas no carrinho de compras. 

Essas ferramentas enviam lembretes aos potenciais clientes de que eles deixaram produtos em carrinhos, e esse tipo de empurrão pode conseguir atrair de volta uma porcentagem significativa de consumidores para concluir a compra.

Outra maneira de minimizar o abandono é empregar a nova geração de mecanismos de personalização, recomendação e negociação. 

Os empreendedores podem incorporar essas soluções nos sites de comércio eletrônico para adicionar negociação, bem como e-mails personalizados automatizados.

As vendas online ressaltam o quão importante se tornou para os empreendedores executar um programa de e-commerce que possa envolver os consumidores e convertê-los em clientes. 

O volume de vendas por e-commerce tende a crescer continuamente, assim como a concorrência se torna cada vez mais acirrada.

O uso das estratégias e ferramentas adequadas pode ajudar as empresas a aprimorar os recursos, e assim obter uma parcela significativa dos negócios online junto aos compradores.Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Business Connection, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.

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