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Mídia paga e orgânica: veja quais as vantagens para seu site

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Mídia paga ou orgânica

Quando o assunto é direcionado para obtenção de tráfego e produção para a internet nas estratégias de marketing, algumas pessoas ficam com dúvidas sobre como os investimentos em mídia paga e mídia orgânica podem ocorrer e qual é o mais efetivo para o negócio.

De modo geral, o marketing de conteúdo e os anúncios são muito utilizados para gerar tráfego para os sites.

Inclusive, ambas as práticas são estratégias que compõem, separadas, duas classificações para o posicionamento nos canais online: mídia orgânica e paga, respectivamente.

Assim, de modo simplificado, a diferença entre os tipos de mídia está na maneira como o público chegará ao seu site.

Antes de decidir em qual investir, é importante considerar o seu nicho de mercado, a estrutura do seu negócio e, principalmente, entender o conceito dos tipos de mídia, suas diferenças e vantagens, assim a tomada de decisão será mais fácil.

Mídia paga ou orgânica

O que é mídia paga?

Na prática, a mídia paga consiste em anúncios que vem de links patrocinados ou do tráfego pago

Essa mídia é patrocinada, ou seja, conta com investimentos em anúncios de diferentes formatos para conseguir ocupar as primeiras posições nos mecanismos de busca quando as pessoas realizam pesquisas ou mesmo ser exibido em banners e em outros espaços das redes parceiras.

Deste modo, você consegue que mais pessoas olhem os seus produtos, alcançando-os de forma mais ágil, além de ter uma boa segmentação. 

Para conseguir desenvolver essa estratégia é muito importante que você conheça muito bem o nicho de atuação e produto, porque, assim, o processo de escolha das palavras-chave a serem utilizadas será mais direcionada.

Os investimentos em anúncios e posts patrocinados permite posicionar em redes sociais, sites e mecanismos de pesquisas. 

Inclusive, uma importante vantagem é a possibilidade de realizar campanhas mesmo com um baixo orçamento, investindo em mídia paga para anunciar de forma mais específica serviços de piso de concreto polido para um público que já demonstrou interesse no assunto, por exemplo, alcançando pessoas mais qualificadas para a conversão.

Na prática, a mídia paga visa gerar resultados em pouco tempo e atrair, conforme o objetivo, como um alto número de usuários ou pessoas mais qualificadas.

Além disso, consegue-se facilitar as metas de conversão, como preenchimento de formulários e landing page, visitas no site e cliques em links, acompanhando essas ações.

O que é mídia orgânica?

Na prática, a mídia orgânica consiste em ações de otimização e qualificação do site e de conteúdo para alcançar o público.

Com isso, é possível chegar até os potenciais clientes e usuários curiosos sobre sua área de atuação sem ter de investir em campanhas publicitárias, contando com os mecanismos de busca para ranquear os materiais e levar o público ao seu negócio de peças para compressor de ar, por exemplo.

Isso acontece a partir do uso de estratégias de conteúdo inteligente, que ao serem bem executadas ajudam a ter um bom ranqueamento, ou seja, um posicionamento interessante nos mecanismos de busca como Bing, Google, Yahoo, entre outros.

Os resultados positivos de ranqueamento podem ser obtidos com as técnicas de otimização de conteúdos que são feitas com o uso de SEO (Search Engine Optimization). 

Deste modo, ao criar conteúdo que gerem interesse no público, é importante ter em vista a persona (representação ideal do cliente) do negócio, falando com ela de modo direcionado para estimular o interesse e engajamento.

Essa opção de mídia é vantajosa para as empresas justamente por ser mais duradoura e gratuita, otimizando os custos e proporcionando o alcance a longo prazo.

Para que isso seja possível, é crucial disponibilizar conteúdos de valor para os usuários, conforme hábitos percebidos, e que sejam de interesse dessa audiência.

Nesse sentido, por exemplo, é possível mostrar o quanto a empresa de climatizadores evaporativos tem domínio sobre o assunto, algo que ajuda a construir a autoridade da marca, tornando-se referência no mercado.

A mídia orgânica, diferente da mídia paga, tem resultados mais lentos, mas permite manter os resultados por mais tempo e podem ser utilizadas em postagens de blogs, redes sociais e e-books.

Quais canais cada mídia utiliza?

Para conquistar novos usuários, tanto a mídia orgânica quanto a paga precisam utilizar os canais adequados, considerando cada plataforma conforme os objetivos e relacionamento com o público, de modo a facilitar a comunicação.

Alguns dos canais que podem ser usados são:

Mídia orgânica

Na mídia orgânica, o retorno ocorre em médio e longo prazo. 

Sendo assim, os materiais devem ser pensados para criar autoridade em um canal em que possam ser encontrados mesmo após alguns anos, e que se relacionem diretamente com o negócio.

Além disso, é preciso ressaltar que, apesar de não haver investimento para patrocínio do material e alcance do público, pode ser necessário investir parte do capital na contratação de profissionais para fazer a estruturação do site ou atuar na produção dos conteúdos de forma mais especializada, potencializando os resultados para o tráfego.

  1. Blog post

Artigos para blogs, os blogs posts, são muito utilizados como mídia orgânica.

Para isso acontecer, a empresa de locação de impressoras precisa desenvolver conteúdos relevantes, considerando temas interessantes da área, e aplicar técnicas de SEO para promover o posicionamento e engajamento dos posts.

Também é necessário fazer uma boa estruturação para os textos. Outro ponto importante é não se esquecer de atualizar os conteúdos para manter um bom posicionamento nos mecanismos de busca e os materiais relevantes dentro dos segmentos abordados.

  1. Posts nas redes sociais

As postagens nas redes sociais também podem ser direcionadas para os objetivos que você deseja para o seu negócio. 

O interessante deste formato de conteúdo é a possibilidade de utilizá-lo de forma criativa e mais descontraída, passando todas as informações que deseja de forma dinâmica e em canais de contato mais direto e frequente na rotina dos usuários.

Isso promoverá mais conhecimento sobre a marca e aumentará as chances de um bom tráfego para o blog ou site.

Um detalhe importante é que as técnicas de SEO ao criar seu site precisam ser aplicadas nas opções de mídia, principalmente a orgânica, para conquistar os resultados que você deseja para o seu negócio.

  1. Infográficos e e-books

O e-book permite conquistar vários objetivos, além de ser considerado uma ótima estratégia para atrair e converter os leads (potenciais clientes).

É uma ótima alternativa para produção de conteúdos mais longos e aprofundados e oferecer informações/conhecimentos mais específicos e de forma direcionada para nichos do seu público. 

Aqui mais informações acerca dos usuários podem ser colhidas para qualificar o relacionamento.

Já os infográficos trabalham mais a parte visual, unindo imagens e textos para atrair os usuários e tornar a informação mais densa, mas de fácil absorção.

O principal benefício é oferecer conteúdo relevante de modo rápido, com leitura e compreensão ágil, possibilitando que o leitor absorva melhor os dados e informações necessárias.

Mídia paga

Em contrapartida, a mídia paga exige investimentos para o desenvolvimento de anúncios que ajudam a alavancar o número de usuários da sua página. 

Sendo assim, é muito importante conhecer as opções de ferramentas para investir e fazer com que negócios de assistência técnica informática e demais segmentos se destacarem corretamente, tendo crescimento.

  1. Facebook Ads

O Facebook é uma rede social que tem sido aprimorada para oferecer ferramentas de campanhas mais efetivas.

Com a plataforma Ads as empresas podem criar páginas com informações do espaço, conteúdos direcionados e um painel voltado para a criação/publicação de campanhas e anúncios, potencializando as vendas e tornando o negócio mais conhecido.

No caso das campanhas e materiais patrocinados, o Facebook Ads permite a criação de anúncios em diferentes formatos, como banners e vídeos, e para diversas finalidades, desde tráfego, obter mais visitas e vendas, entre outros ganhos. 

Inclusive, um aspecto bastante interessante neste sentido é que a partir do painel business do Facebook também é possível gerenciar campanhas para o Instagram.

Para criar boas campanhas, os profissionais precisam conhecer bem os objetivos, saber qual público você almeja, saber os interesses e outras informações como localização, gênero, conexões e outros dados que podem ajudar na segmentação.

  1. Google Ads

A plataforma de anúncios do Google é uma excelente ferramenta para aumentar o tráfego e alcançar outras metas que você deseja para o seu negócio de modo rápido, a partir de campanhas segmentadas e de custo mais flexível.

Além de marcar presença nos mecanismos de busca, alguns sites parceiros do Google Ads podem exibir anúncios criados em diferentes formatos, como banners.

O Youtube, por exemplo, é um mecanismo de busca bastante atrativo vinculado ao Google, com isso é possível criar ações na própria plataforma de vídeo ou a partir do Ads.

Isto posto, é importante que os negócios de cursos profissionalizantes, por exemplo, apostem em diversas mídias sociais e no inbound marketing para ganhos positivos.

Usar palavras-chave para a criação dos anúncios e criar vídeos de alta qualidade são formas de captar clientes que tenham interesse no que a sua empresa tem a oferecer.

Por meio das redes de pesquisa, as técnicas de SEO podem ser um trunfo para a mídia paga, já que conteúdos relevantes são importantes para o crescimento dos negócios, mesmo não influenciando nas questões de ranqueamento, considerando que os links patrocinados ficam no topo dos resultados de pesquisa.

  1. Patrocinados no Instagram

Nos últimos anos, o Facebook e Instagram se tornaram espaços muito atrativos para quem deseja divulgar sua financiadora de carros ou outros negócios. Isso motivou a criação do Instagram empresarial e, com ele, os links patrocinados na rede.

Há a possibilidade de pagar por uma campanha para impulsionar materiais nos stories, na aba explorar ou no feed. 

A opção funciona de forma semelhante ao Facebook Ads, ou seja, existe a necessidade de direcionar as campanhas conforme os objetivos, público e outros critérios importantes para o sucesso dos anúncios.

Qual mídia escolher para o seu negócio?

Não existe certo ou errado, pois tudo depende dos objetivos da empresa de gestão condominial e as características do seu público.

Mas, de um modo geral, para potencializar a ação de marketing e o potencial de crescimento do negócio, é interessante utilizar ambos modelos de mídia.

Tanto a mídia orgânica como a paga são estratégias importantes no marketing digital, atuando de forma complementar para o crescimento do negócio em ações de curto a longo prazo.

Se o foco é ter mais autoridade e oferecer diversos conteúdos, a mídia orgânica é uma boa opção. Já se a meta é impulsionar a comunicação e conquistar um novo público rapidamente, a mídia paga é uma solução eficiente.

Uma maneira de não desperdiçar os recursos e estratégias de cada mídia é saber utilizá-los no momento certo e identificar quais ações o público responde melhor. 

É muito comum um empreendimento começar a utilizar uma mídia e com o passar do tempo implementar outra. 

Lembre-se que para ações sazonais e com tempo limitado a campanha paga é mais indicada, enquanto a construção de autoridade e obtenção contínua de potenciais clientes se dá por meio de estratégias orgânicas. 

Ou seja, em conjunto e com compreensão do público é possível traçar um planejamento mais claro, completo e eficaz.

Vantagens da mídia paga e mídia orgânica

As duas opções de mídia proporcionam benefícios aos negócios posicionados online, sendo que as seguintes vantagens podem ser destacadas para ambas aplicações:

  • Ajuda a conquistar autoridade para o negócio;
  • Permite conduzir os leads na jornada de compra;
  • Torna a marca mais conhecida;
  • Acelera o crescimento do site, blog e redes sociais;
  • Possibilita estratégias mais segmentadas.
  • Apresenta orçamentos mais flexíveis.

Portanto, os investimentos nas duas mídias são uma excelente maneira de ter mais clientes, boas vendas, tornar a marca mais popular no mercado e aumentar as chances de fidelização dos consumidores.
Texto originalmente desenvolvido pela equipe do blog Business Connection, canal em que você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.

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