Se você deseja aperfeiçoar as suas estratégias, neste post nós iremos explicar sobre todos os detalhes do data driven marketing. Continue nos acompanhando para saber mais sobre o tema! Vamos lá?
O marketing digital pode ser mais complexo do que muitas pessoas imaginam. Afinal de contas, para que uma estratégia seja bem desenvolvida, é extremamente importante utilizar uma base relevantes de dados e informações.
Os dados são essenciais para que um empreendedor possa realizar comparações, saber se suas estratégias estão sendo relevantes e entender o que aconteceu com as ações que não foram eficazes.
Uma indústria de envelope awb que não utiliza dados para elaborar suas estratégias pode acabar direcionando seus esforços para o cliente errado, na hora errada e no momento errado.
Ou seja, por meio da análise de dados, você deixa de ter uma atuação baseada em achismos e entra em caminhos mais seguros e planejados.
A partir daí, o data driven marketing surgiu como uma forma de tomar decisões com base em números e dados. Dessa forma, as ações são mais direcionadas e segmentadas para o público-alvo da maneira correta.
Afinal, o que é Data Driven Marketing?
De forma geral, o data driven marketing tem a principal ideia de se apoiar em dados e estatísticas para a elaboração de estratégias.
O termo data-driven, traduzido para a língua portuguesa, significa “direcionado por dados”. Isso significa que todas as decisões e ações tomadas por uma empresa são feitas por meio de números e dados, e não em “achismos”.
Dessa forma, podemos dizer que o data driven marketing é uma estratégia que direciona as suas ações de marketing por meio de estatísticas e informações.
E para aplicá-lo, a tecnologia sem sombras de dúvidas irá se tornar uma grande aliada. Isso, pois com ela, é possível coletar e analisar dados de forma precisa e otimizada.
Algumas das principais ferramentas para coletar informações são o CRM ou o Big Data, por exemplo.
O data driven marketing pode ser utilizado em empresas de todos os portes e segmentos, seja um comércio, escritório de advocacia, empresa de tratamento de água, entre qualquer outro.
E se o cenário de tráfego orgânico fosse positivo? Como torná-lo ainda melhor?
Se o tráfego orgânico já é positivo e cresce de forma consistente, você também pode usar os dados oferecidos pelo Search Console para otimizar páginas que estão bem para algumas keywords, mas podem melhorar para outras.
Afinal, o que é Data Driven Marketing?
Normalmente, para desenvolver o data driven marketing, é preciso separá-lo em quatro principais etapas. Vamos falar delas com mais detalhes abaixo:
- Coleta: é a parte onde todos os dados e informações serão captadas. Você pode coletar dados por meio de ferramentas, ou até mesmo a partir da criação de conteúdos, cookies, entre outros.
- Tratamento: como os dados coletados podem se divergir entre si, é preciso passar pela etapa de tratamento, com a proposta de tornar os dados sólidos e simplificados.
- Armazenamento: depois disso, é preciso “abrigar” esses dados em um lugar seguro, onde possam ser acessados. Alguns exemplos para isso são as ferramentas Data Lake ou Data Warehouse.
- Visualização: por fim, a última etapa se consiste em organizar esses dados para extrair insights e elaborar as novas estratégias. Se você tem uma empresa de placa de circuito impresso, por exemplo, crie ações com base nos dados que captou e estabeleça metas e objetivos!
Agora que você já sabe sobre todos os detalhes do data driven marketing, o que acha de aplicá-lo em seu negócio e ter sucesso? Gostou do post? Conta pra gente!
Esse artigo foi escrito por Rafaela Ricardo, Criadora de Conteúdo do Soluções Industriais.