Neste artigo resolvemos revelar algumas dicas para vender mais produtos e serviços que você está oferecendo pelo seu site e pelos canais de rede social.
Reservo sempre os finais de semana e feriados para aprimorar meus estudos e estratégias de marketing para conseguir vender mais produtos e serviços de meus sites.
Sempre que encontro uma dica legal tento arquivá-la em meu Evernote ou deixo guardada em meu celular para revisar sempre que tenho um tempo livre.
Olhando a quantidade de conteúdo que tenho pensei que poderia ser uma boa ideia fazer um resumo de todas as melhores dicas de venda e centralizá-las em um único artigo, bom vamos a elas.
Dicas para vender mais pela internet
1. SEO
Além dessas opções, um a estratégia muito importante para a sua divulgação é a otimização da loja para site de buscas, o chamado SEO (Search Engine Optimization).
Esse é um procedimento a médio e longo prazo, que demora de 6 a 9 meses para surtir resultado. Sugerimos que os lojistas busquem consultoria de empresas especializadas em SEO.
Mesmo sendo um procedimento de meio a longo prazo para ter resultados o SEO de seu site sem dúvida faz parte das dicas para vender mais preciosas que poderíamos dar.
Uma excelente opção para obter mais visitas de busca orgânica e com isso aumentar as vendas é trabalhar com Magento e SEO em conjunto, uma vez que a plataforma do Magento é uma das mais poderosas para otimização.
2. Design aliado a usabilidade e acessibilidade
Entre as melhores dicas para vender mais, temos aqui também as lojas virtuais. Ao lançar uma loja virtual você começa a trabalhar com todo o território nacional.
Tivemos um grande crescimento de classes mais baixas entre usuários de internet e consumidores, portanto procure trabalhar numa solução que possa atender desde pessoas com baixa instrução até pessoas experientes em internet.
Partindo do seguinte princípio de que nada é óbvio em uma loja virtual.
3. Imagens são mais rápidas
Sempre que possível, associe os pontos importantes da sua página com ícones, pois o cérebro irá identificar a área muito mais rapidamente do que se tivesse que “escanear” apenas os textos na tela.
Exemplo: telefone, redes sociais, e-mail, carrinho etc. Mas atenção para não substituir os textos por ícones, pois vários estudos de usabilidade comprovam que a associação de texto e ícone é muito mais eficaz do que apenas o uso de ícones.
4. Descreva o que você faz em menos de 10 palavras
Isso pode ser difícil se você costuma usar uma história muito grande para captar a atenção das pessoas. A sua mensagem tem que ser curta, direta e impactante para conquistar a atenção das pessoas.
5. Implemente o CRM no processo de vendas
Nós sabemos na prática o peso que um bom CRM aliado aos processos comerciais têm no final do mês de um vendedor. Além de ganhar com produtividade, é nítida a eficiência do vendedor que usa a ferramenta.
Quanto maior a sua produtividade, melhor são os resultados, que certamente serão refletidos em mais vendas.
6. Tenha o desejo sincero de ajudar
Posso ajudar? A maioria das pessoas correm de lojas quando alguém faz essa pergunta para ela não é mesmo?
E isso acontece porque já presumimos que vão tentar empurrar algo para nós, e em 90% dos casos é o que de fato acontece.
Mas se você inverter a situação e tentar ajudar as pessoas de forma prática, elas irão perceber que você está realmente ajudando, e não me refiro a simplesmente vender!
7. Seja verdadeiro
Nunca prometa algo que não possa cumprir. O prazo de entrega precisa ser real e não caia no erro de prometer um prazo pequeno para atrair o cliente.
O ideal é que prometa um prazo até maior para evitar reclamações e ainda o efeito surpresa do cliente receber antes do esperado deixará ele mais contente.
Isso vale para as promessas de frete grátis e descontos. Se prometeu, cumpra.
8. Tenha uma meta fácil e constante
Divulgue seus serviços ou produtos para pelo menos 5 pessoas por dia, chamem no bate papo, liguem, mandem e-mail”, mas converse com cada uma destas 5 pessoas, se for para deixar uma mensagem e sair é melhor nem deixar meu caro spammer.
9. Mais dados = Menos vendas
Quando o cliente for de fato fechar a compra, solicite apenas os dados que realmente sejam úteis para sua loja. Se você não precisa do número de registro da CNH, não solicite; se você não precisa do nome da mãe, não solicite.
Quanto mais dados você solicitar na tela de fechamento do pedido, mais desistências você terá. O cliente quer comprar rápido e ele também quer expor o mínimo de dados dele possível.
Ajude o seu cliente e ajude a você mesmo.
10. Sempre adicionar novos produtos ou serviços
Uma vez por trimestre, uma vez por mês, uma vez por semana – sempre no ritmo que você puder, lance novos produtos. Se sua loja virtual não tem novidades, por que os visitantes e clientes vão voltar?
Além do ótimo conteúdo que você deve estar criando, quando você tem novos produtos, você tem novas chances de vender.
Trabalhe o mapa de compras (mencionado acima) desses produtos novos para que quando seu cliente já tiver usado o primeiro o suficiente, outro estará pronto.
Talvez esses novos produtos possam ser inseridos nos seus mapas de compras atuais como um produto pós-venda.
Pode parecer difícil, mas não é – na verdade, fica mais fácil conforme o tempo passa. Concentre-se em ajudar os clientes a comprar de forma mais simplificada e tudo ficará mais fácil no final do mês.
Mais um artigo interessante da Ana Sofie para vender mais pelo seu site. Ela destaca a existência absurda de empresas disparando campanhas de emails genéricas, fazendo publicidade online de forma exagerada e, ainda, prestando serviços de baixa qualidade.
Segundo a eMarketer, o Brasil é o país que mais investe em marketing digital na América Latina. Em 2014, a previsão de gastos no setor foi de 3 bilhões de dólares, com crescimento de 15% em 2015.
Mesmo em meio à crise, a tendência é que o mercado cresça ainda mais nos próximos anos. Como comparação, nos EUA, esse número já é de 10 bilhões de dólares, podendo chegar a 20bi U$ ao fim de 2016.
Todo esse cenário faz com que cada vez mais empresas queiram investir em marketing digital no Brasil. A má notícia é que já existe hoje uma absurda quantidade de empresas disparando campanhas de e-mails genéricas, fazendo publicidade online de forma exagerada e, ainda, prestando serviços de baixa qualidade.
Vender é uma das atividades mais importantes para as empresas. Mesmo que o empreendedor não seja um vendedor nato, é possível se dar bem nesta área.
O primeiro passo é formar uma boa equipe de vendas, que responde ao dono da pequena empresa.
Em seguida, invista em treinamento de vendas e do portfólio de produtos do seu negócio. “O empreendedor precisa mostrar que conhece e confia no que vende e passar isso para os outros”, diz Luiz Cláudio Gomes, especialista em vendas.
Quando os vendedores conhecem bem o estoque e os tipos de produtos oferecidos, fica mais fácil atender com sucesso a expectativa dos clientes.
A boa notícia é que você pode vender mais pelo seu site mais e deixar essas ações genéricas para a concorrência e ser o ponto fora da curva no seu mercado. Veja como: Leia todo o artigo na integra.
3 dicas para vender mais pelo seu site
1. Ofereça garantias
Não é fácil conquistar a confiança de alguém pela internet. A pessoa em questão provavelmente nunca te viu e possivelmente nunca ouviu falar de você ou do seu produto.
Muitas vendas online acabam não acontecendo porque o visitante não se sentiu seguro o suficiente para fazer a transação porque n maioria dos casos a empresa não fez a criação de site profissionalmente.
2. Facilite a Compra
O que vejo no ramo das lojas virtuais são pessoas querendo vender a todo custo, mas pouco se preocupando com o processo de vendas. Eu costumo dizer que vender é uma arte, pois nem todos tem aptidão para as vendas. Isso é muito normal, eu também não sei fazer várias coisas. No entanto, não querer aprender para melhorar e superar as expectativas é um erro grave em qualquer área de atuação.
3. Garanta o melhor preço
No cenário atual da economia, quem tem os melhores preços acaba se destacando no mercado que atua. Sendo assim, nossa proxima dicas para vender mais é faça comparativos constantes com seus correntes diretos e verifique como eles estão trabalhando com preços, custos, prazo de entrega e qualidade. Após obter a informação, procure táticas para aplicar e melhorar sua forma de venda.
Faça um Excelente Atendimento!
Conforme dito no início deste artigo, vendedores que atendem bem e corretamente seus clientes estão cada vez mais escassos no mercado. O atendimento não deveria, mas acaba sendo um verdadeiro diferencial competitivo!
Para atender bem seu cliente você precisa estar muito bem-preparado, bem-vestido, usar um vocabulário condizente com seu mercado e transmitir credibilidade ao cliente.
Além desses fatores, destaco a importância de demonstrar o prazer em atendê-lo e auxiliá-lo na compra do seu produto. O melhor atendimento é aquele que consegue a satisfação plena do cliente.
4 dicas de negociação em vendas
Não há dúvida de que vender é o objetivo de qualquer empresa. Mas, muitas vezes esse processo acontece após uma negociação com o vendedor.
Quando o assunto é vendas, pode ser relacionado em ofertar os produtos em lojas físicas e virtual, e aguardar que um consumidor encontre a empresa que fornece argamassa baritada, por exemplo, com a decisão de compra.
Isso até pode acontecer, mas nem sempre o cliente tem a decisão, logo, a negociação pode influenciar nos resultados.
Entretanto, é possível ter sucesso em qualquer negociação ao ter um bom planejamento, conhecimento, e além de tudo, vontade em solucionar os problemas dos clientes, sanar dúvidas entre outros.
Pensando nisso, listamos quatro dicas indispensáveis aqui neste conteúdo para você colocar em prática a partir de hoje e ter sucesso ao negociar com seus clientes. Ficou interessado? Continue lendo e confira!
1. Escute o cliente
Pode parecer óbvio, mas nem sempre a escuta do cliente é realizada pelo responsável pela negociação de vendas.
Isso porque o foco pode estar em, necessariamente, vender! Contudo, o sucesso da negociação em vendas está em entender o que o cliente precisa, a fim de buscar soluções para resolver o problema, sanar todas as dúvidas para fechar negócio.
Um consumidor pode procurar peças para ônibus, por exemplo, e acessar os canais digitais para buscar informações e negociar através da internet. Logo, ao obter retornos rápidos e com a intenção em ajudar a resolver os problemas, o cliente se sentirá satisfeito e aumentará a probabilidade de realizar a compra.
Nesse sentido, o usuário pode obter dúvidas, buscar por mais informações e informar ao negociador. Para uma negociação eficiente, é indispensável entender quais são as necessidades do consumidor e garantir sucesso no procedimento de vendas.
2. Conheça o produto que você vende
Nossa proxima dicas para vender mais é Independente de qual for o meio de negociação, seja por e-mail, telefone, chat, ou pessoalmente, o cliente sabe quando o negociador entende do assunto!
Acredite, o consumidor sente quando a negociação é confiável a partir do conhecimento do negociador. Por isso, além de entender os problemas, necessidades, e oferecer soluções, é importante conhecer o produto que você atua.
Por exemplo: se negocia a venda de desengraxante biodegradável, o ideal é entender quais são as características, funcionalidades, as vantagens de utilizar, e assim sucessivamente.
Ao informar detalhadamente e com precisão, maior a probabilidade de fechar negócio com o consumidor!
Outro exemplo é se você vende alimentos como, bolo no pote. Muitas pessoas gostam de cuidar da saúde e saber detalhadamente sobre cada ingrediente colocado, então fique atento e fala a lição de casa quando o assunto for falar de seus produtos.
3. Demonstra habilidade no assunto e passe confiança ao cliente
Como já mencionado anteriormente neste post, é importante ter conhecimento do produto.
Isso significa obter habilidade no assunto a fim de transmitir confiança ao cliente. Afinal, dificilmente você, como consumidor, compraria um equipamento, produto, entre outras possibilidades, sem sentir a confiança na negociação, não é mesmo?
Dessa maneira nossa proxima dicas para vender mais é, antes de negociar as vendas, esteja preparado para os desafios. Dúvidas podem surgir em meio a negociações, e qualquer informação é valiosa para o cliente decidir concretizar a compra.
4. Ressalte as informações no fim da negociação e pergunte se há dúvidas
Essa etapa é muito importante! Por mais que você tenha passado todas as informações, sanado dúvidas e buscado soluções para o cliente, é imprescindível ressaltar tudo o que foi abordado na negociação e perguntar se ainda há dúvidas.
O cliente certamente vai sair satisfeito, visto que além da negociação ser eficiente, houve a preocupação em saber se precisa de algo a mais, pois muitas vezes o indivíduo pode sair de uma negociação com dúvidas e não obtém a experiência positiva com a empresa.
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Segredos do sucesso nas vendas
O avanço da tecnologia proporcionou que empresas investissem nos meios digitais para potencializar resultados das vendas online e melhorar o relacionamento com o cliente.
Durante o isolamento social adotado por causa da pandemia, segundo pesquisa da Ebit/Nielsen, feita em parceria com a Elo, o faturamento com as vendas online subiram 47% no primeiro semestre. Ou seja, o número de vendas online aumentou.
Atualmente é possível encontrar diferentes produtos na internet. Contudo, é muito importante seguir estratégias para ter sucesso nas vendas.
Afinal, de nada adianta divulgar peças para ônibus em um marketplace, por exemplo, e não disponibilizar contato da empresa, descrição do equipamento e afins.
Assim sendo, embora haja a praticidade de divulgar produtos e serviços nos meios digitais, é indispensável traçar técnicas de marketing digital para potencializar os resultados.
Quer saber como ter sucesso nas vendas online? Então, continue lendo e descubra! Vamos lá?
1. Aposte no marketing digital para ter sucesso nas vendas online
nossa proxima dicas para vender mais é quer potencializar as vendas na internet de resíduos industriais sem utilizar estratégias do marketing digital? Saiba que é um grande erro!
Afinal, o marketing contribui para tornar a empresa visível no mercado devido à grande eficiência na captação do público. Vale lembrar que isso é possível se for bem implementado, por isso, evitar erros nas campanhas é, basicamente, obrigatório.
As técnicas de SEO, por exemplo, são caracterizadas pela criação de site otimizado, logo, permite que a sua loja virtual apareça na primeira página de pesquisa do Google e Yahoo. Imaginou como seria possível aumentar suas vendas?
Em resumo, o potencial cliente que pesquisa por argamassa baritada ao notar a sua marca entre as melhores posições, sem dúvida, tem maior probabilidade de acessar o seu site. Por isso, apostar em outras estratégias como marketing de conteúdo, é essencial!
2. Defina seu público-alvo
Se você pretende conquistar excelentes resultados ao investir nas vendas através da internet, é preciso alcançar o seu público-alvo.
Ou seja, se a marca está inserida nos meios digitais, então nossa proxima dicas para vender mais é necessário levar conteúdos e informações relevantes para que as pessoas mais interessadas encontrem a organização.
Afinal, é quase impossível vender produtos e serviços sem que o cliente saiba da existência do seu negócio nos meios online.
Para isso, segmentar o público específico contribui para uma melhor captação do consumidor ao investir nas estratégias de marketing.
3. Invista em anúncios
Você já comprou determinado produto ao visualizar um anúncio na internet? É muito provável que a resposta seja, sim!
Isso porque, os anúncios são direcionados aos itens que o consumidor demonstrou interesse. Dessa maneira, a empresa alcança o público certo e na hora certa, pois, dificilmente os resultados seriam efetivos ao apostar em anúncios para outro tipo de público, não é mesmo?
Dito isso, nossa proxima dicas para vender mais é os anúncios pagos é um investimento que contribuiu em grandes retornos financeiros para o seu negócio.
4. Ter presença nas redes sociais influencia nas vendas online
Nossa proxima dicas para vender mais é a forte presença nas redes sociais.
É quase impossível que, nos dias de hoje, o cliente não busque por informações nas paginas do Facebook, Instagram e até mesmo Youtube para confirmar se a empresa é confiável.
Embora pareça não ser determinante, é um fator primordial para o sucesso nas vendas, visto que também possibilita identificar as preferências e os hábitos dos clientes. Além do mais, agrega para o melhor relacionamento com os usuários.
Se você vende produtos alimentícios, por exemplo bolo no pote, sempre publique nas redes sociais os processos e também as fotos de seu produto pronto para ser vendido.
Agora que você já sabe como aumentar as vendas online, o que está esperando para colocar em prática agora mesmo no seu negócio? Gostou do nosso post? Então, compartilhe com os seus colegas e deixe o seu comentário!
Veja como fazer uma estratégia de venda
Já ouviu falar sobre estratégia de venda? É isso aí, nossa proxima dicas para vender mais é você pode e deve ser um grande profissional para estar lendo este artigo e buscando ajuda a seu negócio, a estratégia de venda é de extrema importância pois esta etapa é a última de todo investimento financeiro e de tempo dedicados ao marketing.
Muitas pessoas têm o sonho de empreender – ter o seu próprio negócio. Mas todos os empreendedores de primeira viagem não têm segurança de si mesmo, com as decisões que tomam e o medo que tudo possa dar errado. Isto é natural acontecer e pode ser evitado.
Vamos mostrar em detalhes para você como criar a sua estratégia de venda. Primeiro tenha um planejamento, este é um documento vivo, que pode e deve ser alterado conforme as necessidades específicas de cada negócio.
O importante é que você invista a quantidade de tempo adequada para preparar um plano de vendas que seja o roteiro efetivo para o sucesso comercial da sua empresa. Como importante complemento ao material aqui apresentado.
Utilize os recursos das ferramentas do planejamento de vendas apresentadas na homepage um site otimizado e profissional para dar um tratamento bastante profissional à elaboração do seu plano.
A estratégia de venda e o planejamento é composto por duas etapas:
- Etapa do Planejamento Estratégico
- Etapa do Planejamento Operacional
Antes de começarmos nossa estratégia com as dicas para vender mais e a trabalhar nela, sugerimos que você avalie cuidadosamente quais são os elementos das duas etapas que atendem as características da sua empresa. Para esta avaliação, nós aconselhamos o agendamento de um encontro de trabalho.
Preferencialmente fora do ambiente da sua empresa, com todas as pessoas que estarão envolvidas na elaboração do seu planejamento de vendas.
Devem participar a equipe de gestão de vendas, bem como os responsáveis pela área de marketing.
Convide também profissionais de outras áreas para participar destas discussões, como o departamento de TI, recursos humanos e finanças.
Basicamente, o objetivo de qualquer plano de vendas é que a empresa venda mais. Para isso, é preciso que algumas definições sejam realizadas nesta etapa:
- Definir o produto ou serviço: O que vender? Para quem? Onde?
- Definir o objetivo principal: Vender em novas praças? Conquistar grandes clientes? Vender um produto novo? Aumentar a receita por cliente?
- Definir o período: Ganhar X grandes clientes no Sul do país até o fim do ano.
Funil de Vendas
Você já utiliza o funil de vendas na sua empresa? Entende exatamente o que ele significa e como a sua área de Marketing pode ajudar a tornar a passagem de um estágio para outro mais eficiente?
Você precisa inspirar o seu cliente, no topo do funil. Mostrar que a sua empresa pode fazer algo para ajudar a sua empresa e vender um problema.
O cliente tem uma grande dificuldade para se conscientizar pelo seu produto. Por isso, o topo do funil é um grande problema: muitas vezes ele demora a se conscientizar e, entender como o seu produto pode realmente ajudá-lo.
Por outro lado, no fundo do funil, você precisa levar o cliente até o sim. Precisa ter mostrado que você é confiável, que a sua empresa é a melhor para dar ao seu cliente a solução que ele precisa.
3 estratégias vencedoras
1. Análise e adapte-se ao cliente. Conhecer o perfil do público-alvo é essencial para fazer uma abordagem certeira.
Um bom empreendedor presta atenção ao comportamento do consumidor e é flexível para mudar o seu próprio, adaptando-se às necessidades do cliente.
No contexto do e-commerce, por exemplo, essa adaptação pode estar na incorporação de mais idiomas, o que facilitará a experiência para um número maior de consumidores.
2. Adote um sistema de recomendação personalizada imediata. Se as vendas são virtuais, invista em um bom atendimento ao cliente via chat.
Personalize o atendimento de acordo com o produto oferecido: se são roupas, disponibilize um stylist; se maquiagem, um maquiador; e assim por diante.
Reforçar esse tipo de abordagem em lojas físicas também é importante, pois as recomendações ganham credibilidade.
Ter um profissional da área para conversar com o cliente e fazer recomendações específicas para suas necessidades é uma estratégia diferenciada.
3. Disponibilize testes de produtos. Se alguém entra em sua loja e quer comprar, mas tem dúvidas, oferecer alguns testes pode ser uma boa saída.
Eles ajudam a identificar a personalidade do cliente, o que facilita a vida do vendedor na hora de fazer recomendações e sugerir outros produtos ou serviços.