Nunca gostei muito de trabalhar com e-mail marketing, primeiro porque são muitas regras para que dê tudo certo, e em segundo porque para se ter resultado é importante ter uma grande lista. Ou pelo menos era isso que eu pensava.
Na época que eu acreditava no e-mail marketing fiz grandes investimentos, comprei uma lista de milhões de e-mails, contratei uma boa ferramenta de envio, preparei um belo layout para o e-mail marketing e o meu resultado foi zero ;).
Depois disso desisti de e-mail marketing, até que em determinado mês faltava apenas um cliente para fecharmos a meta de sites do mês.
Tive a ideia de enviar um para uma lista de pessoas que haviam entrado em contato comigo para fazer orçamento, mas por um motivo ou outro não fecharam, enfim resolvi fazer direito.
Enviando E-mail Marketing Corretamente.
Sei que parece cansativo, impossível e sem logica, mas acreditem, a qualidade da lista é item chave no sucesso. Enviei uma promoção de um produto para uma lista de pessoas interessadas neste produto.
Normalmente um resultado de aberturas de e-mail não passa de 10%, mas no meu caso foi uma lista de 570 pessoas com 32% de abertura, um ótimo resultado.

1 – Cuidado com Palavras Proibidas
Uma coisa que eu não sabia é que existem algumas palavras que são proibidas de usar na hora de escrever seu e-mail marketing, neste link você vai conhecer esta lista de palavras e se quiser fazer um bom e-mail vai ter que comparar uma por uma.
2 – A melhor ferramenta de envio nem sempre é a mais cara
Sempre acreditei no contrário, mas usar uma ferramenta de e-mail marketing grátis ou paga deve fazer parte de uma estratégia maior, cabendo muito bem na técnica de Inbound Marketing.
Afinal, o envio de e-mails não deve servir apenas para lembrar a audiência da existência da sua marca, mas para construir um relacionamento efetivo e nutrir os leads por meio de um conteúdo adequado a cada estágio do funil de vendas.
O Sendinblue também é uma ferramenta usada por algumas grandes marcas como Michelin, BMW, e Asics. A assinatura permite o envio de até 9.000 e-mails marketing grátis por mês, sem um limite de contatos por conta.
Estão inclusos: uma biblioteca de modelos de e-mail, personalização de e-mail marketing, resposta automática, gestão avançada da base de dados, criação de formulários personalizados, estatísticas de envio, abertura etc., integrações com APIs e plugins (WordPress, Magento e Pretashop), e assistência por email.
O Sendinblue também funciona e possui suporte em português (BR).
O Mailchip também é gratuito e excelente, tive muito retorno nos e-mails que enviei por ele, acabei pagando não porque precisava, mas para recompensar os rapazes pelo bom trabalho.