Dentro das estratégias mais tradicionais de marketing digital, o foco é sempre buscar a atenção dos consumidores.
No entanto, de uns anos pra cá, esse comportamento vem se modificando, fazendo com que as empresas utilizassem ainda mais criatividade para criar estratégias menos agressivas.
E entre a revolução das estratégias, o marketing reverso surgiu com o propósito de fazer com que o consumidor passe a procurar pelo produto ou serviço oferecido pela empresa, tudo de forma mais orgânica e humanizada.
Ou seja, foi-se os dias em que as estratégias de “empurrar” produtos eram eficazes. O marketing reverso foca em estratégias menos invasivas, colocando a sua marca de maneira mais natural na rotina do potencial cliente (lead) e, dessa forma, atraindo a sua atenção.
Com uma estratégia bem elaborada de marketing reverso, é possível fazer com que o comprador fique encantado pela sua marca, passando a se interessar pelo que você tem a vender.
E se você tem um comércio, indústria de compressor de parafuso, loja de produtos de decoração, entre qualquer outro negócio, e se interessou pelo marketing reverso, nós elaboramos este post para te explicar todos os detalhes dessa estratégia. Continue nos acompanhando para saber mais! Vamos lá?
O que é marketing reverso?
Basicamente, o marketing reverso são ações e estratégias que fazem o consumidor ter a iniciativa e procurar os produtos ou serviços, ao invés da empresa oferecer.
Ou seja, o cliente vai atrás das marcas que melhor se encaixam na sua busca. Essa lógica inverte a ordem mais tradicional de procura, não é mesmo?
A transformação digital e a popularização da tecnologia fizeram com que os consumidores pudessem ter mais autonomia e empoderamento, permitindo que ele tenha mais fontes para encontrar o que deseja.
Um dos principais fontes são os próprios buscadores, como o Google, Bing e Yahoo, por exemplo.
Nestes mecanismos, um usuário que está procurando produtos como ventilador umidificador industrial pode localizá-lo facilmente, além de comparar preços entre as empresas e observar cada um dos seus diferenciais.
Por essa razão, o marketing reverso é essencial para atrair o consumidor de forma mais sutil e eficiente, criando campanhas, anúncios e materiais para incentivá-lo a escolher os seus produtos/serviços.
Como usar o marketing reverso?
Para aplicar a estratégia de marketing reverso em seu negócio, é muito importante, primeiro de tudo, ter um bom conhecimento sobre o seu cliente. Descubra sobre o seu comportamento, necessidades, preferências, objetivos, entre outros.
Outro ponto é importante é estabelecer abordagens que sejam o menos invasivo possível. Se você presta serviços de manutenção de aquecedor a gás, por exemplo, e quer criar anúncios, procure os caminhos mais sutis, dando também a oportunidade do consumidor recusar ou aceitar a oferta.
O essencial na estratégia de marketing é oferecer valores e diferenciais que solucionam as necessidades do seu público-alvo.
Assim, você verá que os benefícios dessa estratégia por meio da atração de muitos consumidores fiéis à sua marca!
Agora que você já sabe sobre o que é o marketing reverso e como aplicá-lo, o que acha de aderir essa estratégia é ter sucesso? Gostou do post? Conta pra gente!
Esse artigo foi escrito por Rafaela Ricardo, Criadora de Conteúdo do Soluções Industriais.