Por Anna Possebon
7 dicas infalíveis sobre otimização da conversão
Excelente texto da Anna Possebon que fala sobre a otimização da conversão. Foi a primeira vez que ouvi falar sobre este assunto, ela frisa que otimizar uma página de conversão é hoje um dos principais pontos de alavancagem dos profissionais de marketing e, ao mesmo tempo, é uma das áreas que menos recebe investimento dentro de um departamento de marketing.
O grande desafio aqui é mostrar como a otimização da conversão pode impactar na aquisição de clientes e, consequentemente, no faturamento da empresa. e as dicas são:
1ª Dica de otimização da conversão: Defina as personas
Todo produto, serviço ou conteúdo serão consumidos por alguém. Conhecer esse alguém, que chamamos aqui de persona, é o primeiro passo para você desenhar a sua estratégia de otimização de conversão.
Mapear a jornada de compra dessa pessoa irá lhe dizer como essa pessoa compra, por que ela compra e quando ela compra. Uma vez feita essa análise prévia de conhecer quem é a pessoa que consome o seu produto e como se relacionar com ela, agora vamos mostrar o que é preciso fazer para melhorar a taxa de conversão do seu site.

2ª Dica de otimização da conversão– Faça testes
Testes quantitativos
A forma mais comum e efetiva de se fazer testes de otimização é através de testes A/B. Primeiro, crie uma versão diferente da página que você tem no seu site e depois compare-a com a página já existente. Lance a página A para 50% dos seus visitantes e a página B para os outros 50% e analise as taxas de conversão das duas páginas, definindo qual a mais eficiente.
Além do teste A/B, existem outros testes quantitativos que são fáceis de aplicar e, principalmente, de analisar. O Google Analytics irá te dizer, por exemplo, quais as principais landing pages do seu site, quais páginas tem a maior taxa de rejeição, quais as que tem maior taxa de saída e quais convertem mais. Essas informações são muito relevantes para você entender o que precisa ser mudado e o que funciona muito bem no seu site.