Academy VCSis

Marketing e Empreendedorismo Digital

Saiba os motivos de aplicar o vendarketing no seu negócio

Facebook
Twitter
LinkedIn
WhatsApp
Print

Você já ouviu falar em vendarketing? Essa prática consiste em coordenar estrategicamente o marketing e as vendas para ajudar as organizações a alcançarem mais clientes e fecharem mais negócios.

Na era da transformação digital, esse diálogo e troca constante de informações entre os dois setores é essencial para entender melhor o público-alvo e oferecer um atendimento mais personalizado e confortável, oportunizando mais negócios

Por essas e outras razões, essa combinação é de extrema importância para as marcas atuais, principalmente aquelas que passam a operar cada vez mais de forma digital.

Se é do seu interesse entender mais sobre como as equipes de vendas e de marketing se relacionam, confira o material a seguir!

Entenda o vendarketing

Como você deve ter notado, este termo é uma combinação das áreas e atividades de “vendas” e “marketing”. 

Na prática, isso significa adotar diferentes estratégias para conciliar e coordenar esforços em ambas as áreas para otimizar a jornada do cliente, tornando o fluxo melhor e mais ágil, reduzindo gargalos.

Desse modo, esse ajuste estratégico é uma atitude que permite que a empresa de portaria, ou qualquer que seja a área de atuação, se posicione com mais clareza e tenha ações de mais sucesso no mercado, aumentando as oportunidades de vendas e atingindo as metas estabelecidas no plano de negócio.

Finalmente, ao integrar marketing e vendas, as organizações podem criar mais oportunidades e buscar abordagens comerciais mais eficazes.

Em resumo, a ideia por trás desse conceito é incentivar e estimular a troca de informações relevantes entre essas equipes, que tem como objetivo comum alcançar mais clientes de forma qualificada, para melhorar a experiência de compra em todo o funil de vendas.

Como o vendarketing funciona?

Como todo alinhamento, o vendarketing exige planejamento e monitoramento contínuo. Só assim os times de uma empresa de manutenção de nobreaks, por exemplo, estarão em sincronia e poderão proporcionar o devido sucesso à marca.

Conheça as etapas do vendarketing agora.

Ajuste de metas

O primeiro ato dessa integração é demonstrar a importância de uma área para a atividade da outra e criar processos síncronos.

Para isso, é necessário encaixar todos os colaboradores em um mesmo ideal, evidenciando o objetivo final comum de ambos: ampliar as oportunidades de negócio e vendas. 

Isso porque é muito comum que eles tenham propósitos diferentes em seu trabalho diário, ou não vejam que as áreas tratam de uma continuidade da jornada.

No entanto, isso não faz sentido, pois todos desejam o crescimento do negócio e geração de receita. Assim, esse reforço é fundamental pois quando especialistas trabalham para o mesmo objetivo, eles caminham juntos e realizam mais trocas de valor.

Isso torna mais fácil encontrar melhorias, benefícios e oportunidades em cada setor, levando a atividades colaborativas e eficientes. 

vendarketing no seu negocio

Cooperação 

Você gostaria de usar as informações dos representantes de vendas para ajudar os profissionais de marketing a trabalhar com mais eficiência? Ou mesmo alcançar potenciais clientes mais adequados e nutridos para que as vendas ocorram mais rapidamente?

O processo de vendarketing consegue auxiliar exatamente nesses pontos ao conciliar as áreas e as informações obtidas em cada setor.

Com isso, o objetivo é desenvolver uma campanha que tenha forte impacto nos potenciais clientes e atraia e converta cada vez mais leads. 

Para isso, precisamos de sinergia. Por isso, entre em contato com as duas equipes para compartilhar suas experiências e encontrar problemas comuns ou individuais. 

Eles tendem a encontrar respostas interessantes e eficazes nas reuniões e promover esse melhor alinhamento de processos e resultados.

Dados acessíveis a todos

O que ainda não acontece em muitas empresas é a troca da experiência de trabalho do pessoal de marketing com o pessoal de vendas, ou mesmo o compartilhamento de informações de valor para estratégias mais eficazes.

Essa é outra vantagem do processo de unificação das áreas. Afinal, as informações de contato estarão disponíveis em um sistema integrado e serão mais precisas se os representantes de vendas tiverem acesso às principais interações com o conteúdo da empresa e as promoções de marketing.

Uma abordagem mais informada é mais poderosa e eficiente, identificando exatamente o que aquele lead deseja e precisa.

Por que aplicar o vendarketing?

Você já está ciente de que o principal objetivo do vendarketing é manter um elo ativo entre marketing-vendas. Agora vamos entender porque isso é importante.

Melhora a experiência dos leads

O primeiro ponto que será afetado ao implementar uma estratégia de vendarketing é a experiência de seus clientes em potencial.

Isso porque essa técnica é responsável por coordenar a comunicação das duas equipes. Isso permite que o lead entenda que ele está falando com a mesma empresa ao passar o bastão do marketing para as vendas, e isso não decepciona.

Não perde oportunidades

Outro aspecto importante do vendarketing é o impacto que tem nas metas corporativas.

O melhor objetivo que uma equipe de marketing pode ter é gerar o número de leads que uma equipe de vendas precisa e pode contatar.

Se você gerar muitos leads, esses leads vão esfriar e não estarão tão prontos para alugar sala comercial como estavam quando foram produzidos, por exemplo, o que pode comprometer os resultados a longo prazo.

Portanto, o vendarketing ajuda a equilibrar, verificando o desempenho de ambas as equipes e não perdendo oportunidades. Isso permite maximizar o potencial da sua equipe e aumentar as vendas.

Permite monitorar os resultados e torná-los mais qualificados

Coordenar as duas áreas torna mais fácil analisar as taxas de conversão em toda a jornada de compra e entender onde estão as lacunas.

Além disso, o marketing, por meio da inteligência prática, também consegue analisar qual é o melhor canal para adquirir e o melhor perfil para lidar com vendas de muro pré moldado.

Dessa forma, apenas os pontos positivos são destacados para que você possa mensurar sua estratégia geral e entender o impacto que sua equipe de marketing tem nas vendas e o que precisa ser ajustado.

As equipes de vendas melhoram o número e a qualidade, e o marketing mostra seu valor à medida que cresce e também qualifica suas estratégias.

Possibilita aumentar o Retorno sobre Investimento

O vendarketing permite monitorar ações e medir seu impacto de forma mais segura, como apontamos logo acima.

Dessa forma, você pode ver claramente o retorno do investimento (ROI) de cada estratégia dedicada ao laudo técnico elétrico e identificar as ações mais efetivas e vantajosas.

Se os resultados não forem satisfatórios, a equipe pode modificar o que for necessário para melhorar a campanha.

Isso é possível porque o marketing de vendas pode ser usado para transformar contatos frios em vendas semifechadas durante a jornada do cliente, melhorando as interações e identificando com precisão as etapas que demandam ajuste.

Dicas para aplicar o vendarketing

Para finalizar, falta saber exatamente como o vendarketing deve ser empregado no dia a dia do estudo de impacto ambiental.

Projete seu funil de vendas

O funil de vendas é um guia da jornada do cliente para toda a equipe de vendas. No entanto, sem integração, cada setor tem um funil próprio.

No marketing, a combinação dos dois é fundamental. Por fim, dessa forma, você pode entender a melhor maneira de integrar ações de marketing e conversão ao longo do ciclo médio de vendas do consumidor.

Revise o conceito de persona

Outro problema comum entre departamentos de marketing e vendas separados é entender a personalidade de uma empresa.

Uma persona é uma imagem detalhada de um cliente ideal, um cliente no qual a empresa especializada em proteção radiológica precisa concentrar todos os seus esforços.

Quando as personas de negócios de marketing e vendas têm definições diferentes, é comum ver discrepâncias entre o perfil de leads capturados e o perfil esperado de conversões de vendas, o que reduz a conversão.

Afinal, como resultado, as equipes de vendas geralmente não aproveitam a maioria dos clientes em potencial que o marketing gera.

A melhor forma de evitar essa situação é alinhar o setor com a persona ideal da empresa. Assim, ambos focam no mesmo perfil de cliente e tem ações mais direcionadas.

Faça reuniões conjuntas

Um bom primeiro passo para colocar o vendarketing em prática é realizar uma reunião em conjunto com as equipes.

Comece por ter membros de marketing (de preferência coordenadores ou analistas) participando de várias reuniões de resultados de vendas e membros do departamento comercial participando de reuniões de resultados de marketing.

Além disso, pode ser interessante ter convidados de setores vizinhos no debate estratégico. Afinal, a estratégia afeta as duas equipes. Assim, todos podem contribuir com boas ideias e melhorar o fluxo geral de produção da empresa.

Aproveite a tecnologia  

O software de automação de marketing separado do CRM de vendas é de pouca utilidade. Alguns integram via API, mas isso não é o ideal.

Primeiro, essa opção geralmente só existe para planos mais caros. Em segundo lugar, o sistema é muito mais suscetível a erros e perda de dados.

O ideal é usar um software que combine automação de marketing e vendas em um só lugar.

Em vez de pagar por duas ferramentas separadas e tentar integrá-las, você pode usar uma mesma ferramenta 100% funcional ou desenvolver um projeto próprio, melhorando os resultados, acompanhamento e registros.

Crie um acordo entre marketing e vendas

Tente criar um acordo de nível de serviço (SLA) com profissionais de marketing e vendedores.

Este é um documento que combina as responsabilidades e metas que o marketing e as vendas devem cumprir para que todos possam alcançar bons resultados e possibilitar uma melhor atividade a outra equipe.

Por exemplo, um SLA pode definir quando um lead é considerado maduro o suficiente para ser escalado para uma equipe de vendas.

É importante formalizar esses limites para que a marca de aparelho de endoscopia continue com uma boa taxa de conversão e não haja falhas de comunicação.

Invista em comunicação transparente

Como o vendarketing demanda compartilhar dados e informações em tempo real, é claro que as equipes precisam ter plenas condições de se comunicarem.

No âmbito corporativo, isso pode ser feito de várias maneiras, como:

  • Aplicativos de mensagem;
  • E-mails;
  • Ferramentas de gerenciamento;
  • Telefonemas.

Seja qual for a alternativa escolhida, é de suma importância que todos os colaboradores se comuniquem sem ruídos e atrasos, estando integrados.

Conclusão

O vendarketing diz respeito a uma necessidade cada vez mais evidente no comércio atual: a velocidade de atendimento e qualificação de vendas.

A geração de leads deve vir acompanhada por respostas rápidas e corretas. Caso contrário, os leads gerados não se transformarão em clientes de forma efetiva.

Assim, o processo precisa ser mais ágil e integrado para manter os contatos aquecidos e realizar a venda de soluções mais adequadas e de forma mais facilitada.Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Business Connection, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.

Facebook
Twitter
LinkedIn
WhatsApp
Print
Artigos que você pode gostar

Damos valor à sua privacidade

Nós e os nossos parceiros armazenamos ou acedemos a informações dos dispositivos, tais como cookies, e processamos dados pessoais, tais como identificadores exclusivos e informações padrão enviadas pelos dispositivos, para as finalidades descritas abaixo. Poderá clicar para consentir o processamento por nossa parte e pela parte dos nossos parceiros para tais finalidades. Em alternativa, poderá clicar para recusar o consentimento, ou aceder a informações mais pormenorizadas e alterar as suas preferências antes de dar consentimento. As suas preferências serão aplicadas apenas a este website.

Cookies estritamente necessários

Estes cookies são necessários para que o website funcione e não podem ser desligados nos nossos sistemas. Normalmente, eles só são configurados em resposta a ações levadas a cabo por si e que correspondem a uma solicitação de serviços, tais como definir as suas preferências de privacidade, iniciar sessão ou preencher formulários. Pode configurar o seu navegador para bloquear ou alertá-lo(a) sobre esses cookies, mas algumas partes do website não funcionarão. Estes cookies não armazenam qualquer informação pessoal identificável.

Cookies de desempenho

Estes cookies permitem-nos contar visitas e fontes de tráfego, para que possamos medir e melhorar o desempenho do nosso website. Eles ajudam-nos a saber quais são as páginas mais e menos populares e a ver como os visitantes se movimentam pelo website. Todas as informações recolhidas por estes cookies são agregadas e, por conseguinte, anónimas. Se não permitir estes cookies, não saberemos quando visitou o nosso site.

Cookies de funcionalidade

Estes cookies permitem que o site forneça uma funcionalidade e personalização melhoradas. Podem ser estabelecidos por nós ou por fornecedores externos cujos serviços adicionámos às nossas páginas. Se não permitir estes cookies algumas destas funcionalidades, ou mesmo todas, podem não atuar corretamente.

Cookies de publicidade

Estes cookies podem ser estabelecidos através do nosso site pelos nossos parceiros de publicidade. Podem ser usados por essas empresas para construir um perfil sobre os seus interesses e mostrar-lhe anúncios relevantes em outros websites. Eles não armazenam diretamente informações pessoais, mas são baseados na identificação exclusiva do seu navegador e dispositivo de internet. Se não permitir estes cookies, terá menos publicidade direcionada.

Visite as nossas páginas de Políticas de privacidade e Termos e condições.

Este site faz uso de cookies de anúncios para melhor experiência dos visitantes