No início de minha carreira fazendo criação de sites otimizados, duas coisas davam um nó na minha cabeça, criar um e-commerce e criar uma área restrita.
Eu chegava a sentir um calafrio quando chegava um orçamento pedindo isso.
Mas isso são águas passadas, depois de tantos anos não só aprendi algumas soluções interessantes para se ter uma Área restrita no WordPress como também foram lançados muitos plugins para uso desta função de forma profissional e satisfatória. Esta solução é ideal para muitos tipos de sites especialmente site contábil.
O que você precisa saber antes de criar sua área restrita?
Inicialmente você precisa ter uma página para que seu cliente possa fazer login em seu site e após o login a pessoa precisa ser direcionada para a página da área restrita.
Você também precisa definir se quer gerar o login e senha de acessa a esta área de forma manual para seu cliente ou se quer criar uma página de cadastro de usuários.
A parte negativa de ter uma página de cadastro em seu site é que muitas pessoas que não são seus clientes podem querer se cadastrar enchendo seu banco de dados e deixando seu site lento.
Outra parte negativa é que muitos spywares, vírus e bots usam formulários do WordPress para criar usuários e comentários então tome cuidado, se possível crie usuários manualmente.
Tenha uma hospedagem WordPress com espaço ilimitado
É importante ter também espaço ilimitado em seu host pois com o compartilhamento de documentos ele pode encher rapidamente.
Ter um servidor de Hospedagem com espaço ilimitado pode parecer uma tarefa fácil, mas na verdade não é não.
O Google prioriza nas buscas os sites que têm boa velocidade com o google page speedy e esta responsabilidade é basicamente de 70% do servidor.
Porém a grande maioria dos sites de hospedagem prometem velocidade e quase nunca cumprem e isso acontece porque a maioria usa servidores compartilhados que são mais baratos de se manter.
O ideal é o uso de um servidor VPS, mas você precisa ter um bom conhecimento para instalar este tipo de sistema. Caso não tenha deve pagar mais uma mensalidade pelo serviço.
Este serviço é ideal para fazer backups diários no WordPress e serve para diversos tipos de site como por exemplo, advogados, psicólogos, contabilidade para médicos, entre outros.
Com isso em mente vamos para as soluções:
1 – Área restrita no WordPress integrado ao WooCommerce
Começando por loja virtual e Premium Member o WooCommerce tem uma solução bastante interessante, o plugin WooCommerce Membership faz o seguinte: o usuário compra um produto de seu site que se chama por exemplo: “Assinatura Premium”.
Após efetuar o pagamento deste produto o próprio site libera o acesso dele a páginas restritas de seu site, áreas que usuários comuns não tem acesso. Quando você cria uma página ou post você terá a opção de deixá-la restrita apenas a usuários cadastrados ou aberta para todos.
Algo muito interessante neste plugin é o fato dele ter a opção de vencimento de assinatura, por exemplo a pessoa pode pagar por alguns dias, meses ou anos.
Ao terminar o prazo que você estipulou para a assinatura a pessoa recebe a notificação por e-mail de que precisa renovar a assinatura fazendo um novo pagamento.
Esta solução é muito interessante principalmente para sites de cursos ou filmes online.
2 – Área restrita no WordPress, protegendo páginas com senha
Dês dos primórdios do WordPress existe esta função, mas pouca gente sabe usá-la. A opção de proteger o post por senha parece amadora para alguns, mas é uma solução interessantes para conteúdos onde não é necessária tanta proteção.
Já vi alguns casos em que o administrador do site ou blog criou um post espetacular sobre um assunto bastante relevante e só liberava a senha para quem comentasse e no comentário deixasse o e-mail.
Desta forma ele movimentava os comentários do post e ainda ganhava um e-mail para colocar em seu mailing e definir seu público.
Quer aprender como colocar senha em seu post também? segue uma imagem explicativa:
Existe um plugin para área restrita?
Sim, não apenas um, mas muitos plugins é claro que não testei todos, mas este que vou mencionar aqui é satisfatório.
3 – SP Project & Document Manager
Ele funciona da seguinte maneira, apenas membros cadastrados podem acessar a área restrita, nesta área você poderá compartilhar qualquer tipo de documento: doc, pdf, jpg etc..
Pela área restrita você pode definir que documento quer compartilhar e com que usuário você quer compartilhar. O legal é que sempre que você compartilha um novo documento o seu usuário recebe uma notificação por e-mail.
Outro ponto positivo é que seu usuário também pode enviar para você documentos e você recebe notificação por e-mail do envio deste documento para a área.
Este plugin é ideal para uso em sites institucionais como site para médicos, advogados, site para contabilidade, site para psicólogos entre outros.
Passo-a-passo para ativar a área restrita
Neste vídeo você vai aprender como instalar plugins em seu site de maneira simples e rápida. Aproveite para seguir nosso canal no YouTube e ter dicas constantes de melhorias em seu site: https://www.youtube.com/watch?v=PfROBnk93p4
- Instale e ative o plugin https://wordpress.org/plugins/sp-client-document-manager/
- Agora instale e ative o plugin https://br.wordpress.org/plugins/login-with-ajax/
- Crie uma página com o título “Documentos” e coloque este código na área de texto [sp-client-document-manager] e clique em salvar.
- Agora Crie uma página Chamada “Área Restrita” e insira o código na área de texto [login-with-ajax] e clique em salvar
- Vá em aparência > menus e insira a página “Área restrita” em seu menu principal do site.
- Para Finalizar vá em configurações > Login Ajax e nas configurações você vai ver os campos para direcionamento após login. Defina a regra que sempre que o usuário fizer login seja direcionado para a página “Documentos” que você criou.
Pontos Negativos
Infelizmente este plugin tem 2 pontos negativos, o primeiro é que ele só permite guardar estes arquivos dentro de sua hospedagem e acredite, estes documentos podem encher seu disco rapidinho. Outro ponto negativo é que ele ainda não tem tradução para português o que pode dificultar muito para usuários e clientes leigos.
Não fique se matando com este assunto, chame nossa equipe e instalamos a solução acima em seu site, dando total suporte, vídeos de instrução e garantia de funcionamento.
São 2 plugins e uma função no arquivo functions.php para fazer este sistema funcionar, já traduzido para vocês com uma tradução feita por nossa equipe.