vcsis criação de sites
Blog Academy
Blog Sobre Marketing Digital

Os melhores plugins para seu site WordPress

Facebook
Twitter
LinkedIn
WhatsApp
Print

Com mais de 25 mil plugins sendo um melhor que o outro fazer um top melhores plugins para wordpress seria no mínimo uma tarefa impossível.

Até porque existem plugins para diversas finalidades então fica difícil definir quais são realmente os melhores plugins do wordpress, mas podemos melhorar isso se pudermos falar quais são os plugins indispensáveis em seu site.

Alguns sites como o viver de blog listaram os melhores plugins para se usar no wordpress, o melhor é que a lista é formada por plugins usados no próprio site deles.

Meu preferido é o CloudFlare mas você poderá ver a lista completa clicando aqui: https://viverdeblog.com/melhores-plugins-para-wordpress/

Como uso constantemente vários plugins para desenvolver os sites de meus clientes sem dúvida conseguirei listar alguns plugins que considero indispensáveis em um site wordpress.

Para ficar mais fácil vou definir a categoria do plugin, o nome e uma explicação sobre o porquê acho o plugin indispensável, sendo assim vamos a eles.

Os 5 melhores plugins para seu site WordPress

5º Lugar – Speed Booster Pack

Para você que se preocupa com a velocidade de carregamento de seu site este plugin é indispensável, ele tem muitas funções interessantes, mas a que mais gosto é a possibilidade de compactar as imagens em um grau de 0 a 100.

Sendo 0 a pior qualidade e 100 a melhor, deixando em 50 você não uma qualidade tão ruim e normalmente consegue passar no quesito de otimização de imagens do google pagespeed.

Este é ideal para sites que que precisam de muita segurança como lojas virtuais, portais de notícias, sites de imobiliária, entre outros.

4º Lugar – Cloudflare

Com o Cloudflare você pode deixar seu site extremamente mais rápido e mais seguro, a configuração é um pouco complicada, mas depois de pronto você poderá ter acesso ao SSL e ativá-lo em seu site.

Também poderá direcionar seu DNS para um servidor mais próximo fazendo com que ele carregue muito mais rápido.

Com o CloudFlare você também poderá ter um sistema adicional de cache e compactação de seu HTML, CSS e JavaScript, e o melhor de tudo é que é gratuito.

3º Lugar – Clef

Com este plugin você revoluciona a forma de se logar em seu site permitindo uma segurança fora de série, ele é semelhante a um código QR.

Na tela de login ao invés de aparecer o campo de usuário e senha aparece uma figura que sincronizada com seu celular ou tablet permite o acesso a parte administrativa do wordpress.

2º Lugar – Yoast SEO

Esta dispensa comentários, sem dúvida o melhor plugin para fazer a otimização de páginas e posts de seu site de forma individual, porém recentemente as atualizações do Yoast SEO tem me deixado com o pé atras.

Se ele não estiver bem configurado ao invés de te ajudar com o SEO ele vai piorar a situação, então recomendo ver nosso tutorial antes de começar a instalar este plugin.

1º Lugar – All-in-One WP Migration

Como não amar este plugin, antigamente eu precisava adicionar pelo menos 2 dias a mais ao prazo de entrega de meus projetos porque migrar o wordpress de localhost para o servidor nem sempre funcionava como deveria.

Algumas vezes rodava liso, mas em outras o tema quebrava várias funções em PHP, ou várias URLs de imagens eram quebradas, Imagens destacada tinham de ser colocadas novamente e com este plugin tudo mudou.

Você instala em seu wordpress original e gera um arquivo de backup, em seguida instalar novamente em plugin em um wordpress instalado no destino, e agora usa ao invés de backup a opção restore e pronto.

Dica Bônus: Use os plugins do google fonts para WordPress

Ter um plugin do Google Fonts para WordPress sem dúvida foi uma das novidades mais esperadas para aqueles que trabalham com criação de sites em WordPress, trabalhar com fonts personalizadas em um projeto web sempre deram uma grande dor de cabeça para programadores e designers.

Alguns anos atras, O Google deu um jeitinho nisso fazendo um sistema com centenas de fonts hospedadas em seu servidor e trazidas a seu site por meio e uma meta tag possibilitando então ter sites cada vez mais personalizados e diferentes dos padrões de tipografia para textos, e em alguns casos até algumas opções de logo onde a própria font já é a arte.

Porém quando se trata de um projeto com diversos tipos de font no mesmo site encher o header de tags pode ser uma grande desvantagem para a performance o que é algo fora de questão para amantes de seo e sites bem otimizados, sendo assim o que pode ser feito para ter várias opções de font do google sem a necessidade de usar tantas metas tags?

Google Fonts para WordPress

Claro que o CMS mais comentado no mundo não ficaria de fora de uma discussão sobre SEO, uma grande preocupação das pessoas que usam o WordPress é justamente a otimização, quando você usa o PageSpeed Tools vai ver que algumas notas diminuem quando usamos fonts hospedadas em algum servidor mesmo que sejam do próprio google.

Já cheguei a ficar tão pirado com isso que resolvi usar Arial mesmo e não estava nem aí, mas realmente estava muito simples daquele jeito, então tive de pesquisar soluções em forma de plugins para ter uma boa tipografia em meu projeto e manter uma boa velocidade nas ferramentas de otimização, então vamos aos resultados.

Plugins do Google Fonts

Depois de algumas pesquisas sobre plugins que pudessem trazer as fonts do google para meus projetos e que fossem leves cheguei aos seguintes resultados:

WP Google Fonts

Não poderia ficar fora da minha lista o plugin WP Google Fonts que sem dúvida é a melhor opção, O plugin WP Google Font torna ainda mais fácil o uso do serviço gratuito do Google para adicionar fontes de alta qualidade para o seu WordPress.

Não só este plugin adiciona o código do Google necessário, mas também lhe dá a capacidade de atribuir as fontes do Google para elementos CSS específicos de dentro da administração do WordPress.

Ou se você preferir, você pode direcionar as fontes do Google a partir da folha de estilo do seu próprio tema.

Easy Google Fonts

Outra boa opção é o Easy Google Fonts, este plugin integra com o WordPress Customizer para que a pessoa possa visualizar fontes do Google em seu site em tempo real, o bacana também é que ele é compatível com qualquer tema.

Ele também permite que você crie controles de fontes específicas na área Configurações de administrador para controlar seletores css. Uma vez criados, esses controles de fonte personalizada ficam disponíveis instantaneamente no personalizado sem necessidade de codificação!

Encontrei diversas outras opções, mas não achei interessante pois grande parte tinha uma avaliação ruim ou não era atualizado a alguns meses, estes dois casos eu testei são muito bem avaliadas, recomendados e tem atualização constante, estas opções deixarão seu site com mais opções de fonte sem afetar sua otimização.

2ª Dica Bônus

Compartilhamento automático de post WordPress

Compartilhar é preciso e o compartilhamento automático é uma mão na roda, afinal o que seria do blogueiro sem ninguém para ver seus posts ou artigos não é verdade?

O grande barato de ter um blog ou escrever artigos para ajudar as pessoas é o fato de nossos leitores compartilharem estes artigos com seus amigos, chefes, tias, mães, irmãos ou com o mundo todo via redes sociais para gerar mais visitas.

No que se refere as redes sociais muitos blogs disponibilizam no final de seus artigos botões de compartilhamento, mas em alguns casos isso pode não ser o suficiente para fazer seu post circular.

Vamos Espalhar!

Compartilhar manualmente meus posts em minhas redes sociais deu uma melhorada significativa em meus gráficos de visita.

Mas eu notei que era um trabalho meio demorado visto que em meu caso tenho mais de 5 redes sociais sendo que cada uma possui suas regras, estratégias e horários de maior visitação, por isso precisava de algo automático e por isso passei a usar o…

HootSuite! Agende seus posts e ele envia para as Redes.

Parecia o paraíso, o Hotsuite funciona pela Web, não é necessária a instalação no computador, é integrado a praticamente todas as principais redes sociais e pode agendar vários posts por semana.

Mas inda não servia para mim, pois eu queria que meus artigos no Facebook fossem apresentados com o texto, link e uma grande imagem em destaque e isso o Hotsuite não conseguia fazer.

Sem contar que eu tinha de agendar os posts nele de forma manual. É um ótimo programa, mas não servia para mim.

Compartilhamento automático com o Social Auto-Poster

Encontrei a melhor solução em um plugin para WordPress, o Plugin (NextScripts: Social Networks Auto-Poster) além de ser grátis ele faz tudo que eu acredito ser importante na hora de postas nas redes sociais.

– Posta no Facebook no formato (Título e Link, Título, link e mini imagem, Título, Link e Imagem Grande);
– Posta nos mesmos formatos acima no LinkedIn e Google Plus;
– Permite um envio automático de novos posts para estas redes;
– Permite o reenvio de posts antigos para as redes sociais.

Social Networks Auto-Poster, A Instalação

Segue um vídeo para facilitar a instalação:

Não é errado usar ferramentas para Compartilhamento automático de posts em suas redes afinal porque personalizar títulos, imagens, hashtags e encurtar links se existe uma forma automática de fazer isso?

Caso não tenha conseguido envie um comentário e poderei lhe ajudar com a instalação. Espero que tenham gostado desta dica.

Ainda tem mais

O WordPress é incrível e não paramos de dizer isso aqui na VCSis, por vários fatores, ele é excelente como sistema de gerenciamento de site e a possibilidade de instalar vários plugins e temas são a cereja no bolo do WordPress.

O WordPress tem plugins tão bons que tornam um simples site uma máquina poderosa para fazer diversas tarefas por sua empresa, e hoje vamos listar estes plugins incríveis e o que eles podem fazer por você.

Neste artigo vamos falar sobre os melhores plugins WordPress para:

  • Sistema de newsletters interno
  • Calendário de reservas
  • Conteúdo exclusivo para membros
  • Sistema para imobiliária
  • Transforar seu site em aplicativo
  • Sistema de site de cursos
  • Site de vagas de emprego
  • Site de classificados

Vamos então ao primeiro sistema.

Site WordPress com Sistema de Newsletters Interno – MailPoet

Para quem gosta de usar a estratégia de e-mail para potencializada suas vendas e aumentar sua lista de leads o plugin MailPoet é no mínimo genial.

melhores plugins WordPress MailPoet

A grande vantagem do Mailpoet na minha opinião é que ele funciona dentro do WordPress ou seja você perder tempo se cadastrando, configurando e ajustando integrações entre outro site e seu WordPress.

O MailPoet já possui alguns modelos de pop-up que já veem prontos e com formulário, os formulários já destinam os e-mails cadastrados para sua lista de assinantes.

Este plugin também permite que você o use de 3 formas diferentes, 1º Enviando uma campanha de e-mail em massa para sua lista, 2º Enviando uma campanha de e-mails em sequência para novos assinantes e por fim o envio de e-mail automático notificando seus assinantes sobre novos artigos no site.

Outro ponto importante, é que o sistema de envio de mensagens é externo, ou seja, o próprio plugin permite o envio por um sistema próprio para até 2000 e-mails gratuitamente.

Mas Caso você queira poder usar o sistema do Sendgrid para os envios.

Também pode lhe interessar

As vantagens do MailPoet Free são incríveis, por isso que este entra na minha lista de melhores plugins WordPress.

Recomendações

Há apenas uma desvantagem no MailPoet, nos meus testes depois que instalei ele em meu site perdi muito na questão de velocidade, por isso recomendo a ativação de um subdomínio destinado apenas a este sistema.

Algo como mailing.seudominio.com.br neste link instale um WordPress destinado apenas para o Mailpoet e não precisará se preocupar com a performance de seu site principal.

Plugin WordPress para calendário de reservas

Este tipo de função pode ser muito usada em diversos tipos de site, você pode criar um calendário de reservas para sites de hotéis, locadoras de veículos, pousadas e diversos outros tipos de site.

Mas agora vamos falar um pouco sobre o Plugin que ativa esta função de calendário de reservas no WordPress.

O plugin Calendário de Reservaste uma configuração bem simples de se fazer. Basta mostrar a disponibilidade de qualquer item por meio de dadas e receber reservas para sua propriedade ou serviço em um sistema de reservas fácil de usar com interface limpa e suave.

As reservas são feitas por meio de um formulário, com campos padrão.

Os visitantes do seu site podem verificar a disponibilidade dos serviços ou produtos que você está oferecendo, mediante os dias livres de sua agenda.

Os 2 melhores plugins WordPress para conteúdo exclusivo de membros

Esta é mais uma função muito solicitada e que pode ser muito lucrativa. Se você tem um blog com uma boa quantidade de leitores você poderá ganhar um bom dinheiro criando uma área especial de membros que poderão ver conteúdo exclusivo.

melhores plugins WordPress membros

A grande vantagem deste tipo de sistema é que a grande maioria dos melhores plugins WordPress para esta função, tem a opção de pagamento único, recorrente e trial para testes.

As páginas restritas a membros são posts normais, ou seja o conteúdo pode ser de texto, áudio, vídeo e qualquer outro item que você colocaria normalmente em um post do WordPress.

Para esta função o plugin gratuito que ja faz um excelente trabalho é o Paid Memberships Pro.

O Paid Memberships Pro lhe dá todas as ferramentas necessárias para começar, gerenciar e crescer o seu site de membros.

O plugin foi projetado para sites de conteúdo premium, clubes/associações, produtos por assinatura, boletins informativos e mais.

Os usuários podem selecionar um nível de associação por meio de planos que você poderá criar, eles poderão concluir pagamentos e tornar-se imediatamente membros do seu site.

Você decide qual conteúdo seu associado pode acessar.

Os membros também contam com uma página de perfil onde poderão acessar seus pagamentos, atualizar suas informações de cobrança ou cancelar as suas contas diretamente do seu site.

Para esta área temos também uma ótima alternativa de plugin com praticamente os mesmos recursos do Paid Memberships Pro. O WP-Members Membership

Site WordPress com sistema para Imobiliária

Esta é mais uma função muito usada, e atualmente existe uma vasta opção de plugin e temas voltados para imobiliária na comunidade WordPress.

Todos são muito completos e funcionais, mas recentemente tem perdido a quantidade de usuários, imagino que seja pelo fato de que a maioria dos sistemas online atuais para cadastro de imóveis tem diversas integrações interessantes por um baixo custo.

Ou seja, nos sistemas atuais ao cadastrar um imóvel ele automaticamente é cadastrado em diversas outras plataformas de imóveis.

Estes novos sistemas tem feito estes plugins perderem a popularidade visto que quando se usa por meio do WordPress estes imóveis ficam apenas em seu site.

Mas de uma forma ou de outra pode ser uma alternativa para quem busca um bom inicio trabalhando apenas com seu site, o melhor plugin que encontramos foi o IMPress Listings.

IMPress Listings cria um sistema de gerenciamento de listagem totalmente responsivo e funciona com quase qualquer tema WordPress.

Conecte o IMPress Listings ao Google meu Negócio

Conecte o IMPress Listings ao seu perfil do Google Meu Negócio para gerar e programar postagens, fotos de seus imóveis e muito mais.

Transforme o seu blog em Aplicativo

É isso mesmo, no WordPress existem diversos plugin que podem tronar seu site um aplicativo para Android e iOS.

Praticamente em todos os que estudamos vimos pontos positivos e negativos, mas o que mais bem comentados pelos usuários foi o Androapp.

Com ele você pode criar um belo aplicativo para seu blog WordPress em minutos, sem necessidade de conhecimento de programação.

Confira 2 aplicativos criados com ele na playstore: Autostrada.tv e Hindi Stories

Plugin para site de cursos WordPress

É possível criar um site de cursos utilizando apenas alguns plugins do WordPress. E uma ótima escolha para fazer este tipo de sistema usar o plugin LearnPress.

LearnPress é um completo sistema LMS para WordPress, similar ao famoso Moodle.

plugin de curso online

Este é um dos melhores plugins WordPress da categoria LMS e pode ser usado para criar e vender cursos online facilmente.

Cada grade de cursos pode ser feita com aulas e questionários que podem ser gerenciados com uma interface de usuário fácil de usar.

Com este plugin você pode criar de forma rápida e fácil sites educacionais para escolas online ou de cursos online sem a necessidade de conhecimento de codificação.

Recomendações Adicionais

Existem muitas formas de disponibilizar cursos online, normalmente os cursos são ensinados por meio de textos ou vídeos.

Para complemento das aulas normalmente são usados exercícios e downloads adicionais para o aluno baixar e por isso para qualquer pessoa que queira ter um site de cursos será necessário a contratação de uma hospedagem WordPress VPS.

Com este tipo de servidor você terá de forma garantida a performance necessária para que cada aluno assista suas aulas sem interrupções ou travamentos.

Plugin para criar um site de vagas de emprego

Mais uma oportunidade de se desenvolver um site criativo é criando um site focado em vagas de emprego e como sempre o WordPress possui uma solução excelente para isso, o plugin WP Job Manager.

O WP Job Manager é plugin de vagas de emprego leve para adicionar o recurso de lista de vagas em seu site WordPress. Sendo baseado em shortcodes, pode funcionar com qualquer tema

O plugin essencial do WP Job Manager é grátis e sempre será. Abrange todas os recursos que consideramos ‘essenciais’ num site de vagas de emprego simples.

Você pode verificar os complementos disponíveis após a instalação do plugin, indo para Anúncios de emprego > Complementos. Dentre os principais complementos esta incluso:

  • Envio de Currículos
  • Anúncios pagos via WooCommerce
  • Gerenciador de currículo
  • Alertas de vaga, emais…

Plugin WordPress para criar um site de classificados

Com este plugin você pode dar uma vida extra a seu site de noticias.

Se você possui um portal de noticias adicione esta função de classificados em geral juntamente com o plugin Job Manager de vagas de emprego e com certeza terá em suas mãos um poderoso sistema WordPress feito com plugins gratuitos.

Depois de muita pesquisa o melhor plugin para classificados diversos que encontramos foi o WPAdverts.

WPAdverts é um plugin que permite construir um site de classificados em minutos.

O plug-in funcionará com QUALQUER tema WordPress devidamente codificado e você pode usá-lo em um site novo ou existente sem conflitos.

Este não é um simples plugin, é um software de classificados totalmente funcional com a maioria das funcionalidades cruciais integradas a ele.

Conclusão desta lista dos melhores plugins WordPress

Talvez você pense que este artigo esta promovendo alguns plugins do WordPress mas na verdade a ideia não é esta.

Nossa ideia é lhe mostrar como é fácil e algumas vezes até gratuito criar um sistema complexo de portal, classificados, hotéis entre outros usando apenas plugins.

Ao contratar um site com nossa empresa não cobramos a mais para incluir qualquer um destes sistemas para você, pague parcelado para nossa equipe e disfrute não apenas destes mas sim de diversas soluções que o WordPress possui.

Você tem uma ideia de sistema que gostaria de integrar a seu negócio mas não sabe se o WordPress possui integração? Mande uma mensagem para nossa equipe usando o formulário abaixo e vamos te ajudar com isso sem compromisso.

Facebook
Twitter
LinkedIn
WhatsApp
Print
Artigos que você pode gostar

Damos valor à sua privacidade

Nós e os nossos parceiros armazenamos ou acedemos a informações dos dispositivos, tais como cookies, e processamos dados pessoais, tais como identificadores exclusivos e informações padrão enviadas pelos dispositivos, para as finalidades descritas abaixo. Poderá clicar para consentir o processamento por nossa parte e pela parte dos nossos parceiros para tais finalidades. Em alternativa, poderá clicar para recusar o consentimento, ou aceder a informações mais pormenorizadas e alterar as suas preferências antes de dar consentimento. As suas preferências serão aplicadas apenas a este website.

Cookies estritamente necessários

Estes cookies são necessários para que o website funcione e não podem ser desligados nos nossos sistemas. Normalmente, eles só são configurados em resposta a ações levadas a cabo por si e que correspondem a uma solicitação de serviços, tais como definir as suas preferências de privacidade, iniciar sessão ou preencher formulários. Pode configurar o seu navegador para bloquear ou alertá-lo(a) sobre esses cookies, mas algumas partes do website não funcionarão. Estes cookies não armazenam qualquer informação pessoal identificável.

Cookies de desempenho

Estes cookies permitem-nos contar visitas e fontes de tráfego, para que possamos medir e melhorar o desempenho do nosso website. Eles ajudam-nos a saber quais são as páginas mais e menos populares e a ver como os visitantes se movimentam pelo website. Todas as informações recolhidas por estes cookies são agregadas e, por conseguinte, anónimas. Se não permitir estes cookies, não saberemos quando visitou o nosso site.

Cookies de funcionalidade

Estes cookies permitem que o site forneça uma funcionalidade e personalização melhoradas. Podem ser estabelecidos por nós ou por fornecedores externos cujos serviços adicionámos às nossas páginas. Se não permitir estes cookies algumas destas funcionalidades, ou mesmo todas, podem não atuar corretamente.

Cookies de publicidade

Estes cookies podem ser estabelecidos através do nosso site pelos nossos parceiros de publicidade. Podem ser usados por essas empresas para construir um perfil sobre os seus interesses e mostrar-lhe anúncios relevantes em outros websites. Eles não armazenam diretamente informações pessoais, mas são baseados na identificação exclusiva do seu navegador e dispositivo de internet. Se não permitir estes cookies, terá menos publicidade direcionada.

Visite as nossas páginas de Políticas de privacidade e Termos e condições.

Este site faz uso de cookies de anúncios para melhor experiência dos visitantes