Toda empresa bem-sucedida entendeu a necessidade do cliente. Ao confirmar os desejos e necessidades deles, elas tiveram a oportunidade de criar ações de marketing e novos produtos sob medida.
Para saber exatamente o que os clientes esperavam delas, essas empresas contaram com a ajuda de ferramentas como o CRM. Ao visualizarem nesse software dados em tempo real sobre a jornada de compra do cliente, essas companhias conseguiram, por meio de suas estratégias, se diferenciar da concorrência.
É importante destacar ainda que o foco do CRM não é somente alavancar as vendas. Com as informações apresentadas na ferramenta, é possível se destacar também na comunicação. Para os negócios digitais, por exemplo, a produção de conteúdo é vital. É por meio dele que os clientes se conectam de forma emocional a uma marca.
Agora, apenas produzir conteúdo é insuficiente. É preciso que essa informação seja encontrada pelo cliente, sobretudo de forma orgânica e por meio de ferramentas de buscas como o Google. Combinando SEO ao fazer a criação de seu site e CRM, diversas empresas entenderam como criar um conteúdo otimizado para ampliar sua audiência. Em alguns casos, essa estratégia funciona ainda para a captura de leads.
O que é SEO?
SEO é a sigla para Search Engine Optimization, um conjunto de práticas desenvolvidas para promover o melhor rankeamento de páginas da web em ferramentas de busca.
Como as buscas orgânicas são o meio mais popular das pessoas procurarem informações na Internet, ter uma boa estratégia de SEO em seu site é fundamental para o tráfego de qualquer negócio digital.
CRM e as palavras-chaves
Toda estratégia de SEO é baseada em palavras-chaves relevantes para um negócio. Sem saber quais são as mais procuradas pelo público-alvo, uma empresa vai ter dificuldades aumentar a sua clientela e a divulgação de sua marca.
Hoje, já existem diversas ferramentas para ajudar os profissionais de SEO a definirem as melhores palavras-chaves. Entretanto, a maioria delas é baseada em buscas feitas pelos clientes. Com o CRM, um negócio digital pode filtrar essas keywords por meio de conversas e solicitações de clientes, por exemplo.
Como todas as interações entre a empresa e o lead estão gravadas no banco de dados do CRM, o especialista em SEO pode filtrar quais são as palavras-chaves mais utilizadas pelo cliente. Ao verificar o vocabulário dele, é muito mais simples montar uma estratégia de SEO em seu site que alcance resultados positivos.
Como o CRM ajuda a aumentar as vendas e promover o SEO
Uma das principais estratégias para capturar leads dos negócios digitais é a criação de posts para blogs. Por mais que seja novidade, até hoje esse tipo de postagem atrai milhares de pessoas. Para a empresa que deseja promover o SEO, o blog oferece inúmeras vantagens.
Primeiro, porque o conteúdo pode trabalhar diversas palavras-chaves. Uma empresa que venda roupas, por exemplo, pode criar postagens baseadas nas dúvidas que os clientes apresentam. Basta acessar as interações gravadas no CRM e ver quais são os principais questionamentos dos clientes.
É possível criar posts como “lavar sem manchar”; “qual o melhor amaciante para suas roupas”. Por outro lado, a empresa pode optar por posts que apresentem dicas valiosas, e que possam transformar esses leads em clientes.
Posts como “cinco maneiras de andar com estilo sem gastar muito” oferecem diversas oportunidades para que o negócio digital possa explorar diferentes palavras-chaves. Se possível, aquelas filtradas nas conversas obtidas por meio do CRM.
CRM, SEO em seu site e a reputação de um negócio
Uma das melhores maneiras de como utilizar o CRM em negócios digitais é divulgação de informações que possam promover a confiança do cliente. As pessoas que consomem um produto ou um serviço nem sempre estarão satisfeitas. Em certas ocasiões, elas podem fazer reclamações nas redes sociais ou até mesmo no Google.
Quando uma pessoa faz um review negativo em uma ferramenta de busca, o ranking do site da empresa é rebaixado. Como resultado, menos pessoas têm acesso àquela marca. O buscador entende que há resultados mais relevantes a serem apresentados na busca.
Um negócio digital pode verificar os pontos negativos, e criar conteúdo com palavras-chaves que promovam a sua solução. Clientes de cartões de crédito, por exemplo, estão sempre preocupados com a segurança e fraudes. Essas empresas podem, por exemplo, analisar as informações do CRM e criar posts sobre a proteção de dados e medidas antifraude.
Esses posts podem até mesmo se transformarem em uma landing page. Por meio da automação de vendas, o lead que visitou o post pode receber automaticamente e-mail, mensagens pelas redes sociais, ativar anúncios no Facebook e muito mais. Basta que o negócio configure o pipeline digital para realizar essas ações.
SEO E CRM funcionam muito bem juntos
Adicionar o CRM na estratégia de SEO em seu site é uma vantagem competitiva para qualquer negócio digital. Essa ferramenta tem informações necessárias para que empresas de todos os portes possam criar estratégias de conteúdos ainda melhores.
Isso porque o CRM oferece dados detalhados sobre cada cliente, o que é uma necessidade, diante de um mercado tão competitivo.