Academy VCSis

Marketing e Empreendedorismo Digital

Saiba como gerar leads qualificados de forma correta

Facebook
Twitter
LinkedIn
WhatsApp
Print

Em geral, quando se fala em marketing digital o foco é no bom relacionamento e nas vendas para os clientes, sejam eles finais ou em relações comerciais. Mas há todo um processo antes disso, como gerar leads qualificados, para que a conversão ocorra de forma otimizada.

Isso porque o relacionamento entre marca e consumidor passa por alguns estágios antes de se consolidar.

A dinâmica da internet é um pouco diferente daquela que encontramos em locais físicos.

Por isso, no mundo digital há conceitos e termos específicos e que consideram esses novos comportamentos e formatos de relacionamento, de modo a tornar as vendas mais práticas e ágeis. Lead é um desses termos, inclusive um dos mais importantes.

O texto a seguir traz informações detalhadas a respeito do que é um lead, como convertê-los e as vantagens desse processo ocorrer de forma qualificada.

O que é um lead?

Leads são consumidores que usam a mídia digital para ter conversas contínuas com suas marcas preferidas. Em outras palavras, são oportunidades de negócio.

Isso significa que podem ser pessoas que já se relacionam de alguma forma com o negócio, por exemplo, estando interessadas em adquirir atuador pneumático, mas ainda não estão prontas para receber uma oferta.

Desse modo, é importante fortalecer o vínculo entre as pessoas e a marca por meio de relacionamentos duradouros antes que os usuários realmente façam uma compra, o que promove vendas mais adequadas e um relacionamento mais duradouro após a aquisição.

Os dias em que bastava anunciar produtos acabaram. Na era digital, os consumidores precisam confiar nas empresas para fechar um negócio.

leads qualificados

Como gerar leads qualificados?

A qualificação de leads corresponde ao processo de nutrir contatos com materiais pertinentes para a fase do funil de vendas em que eles se encontram.

Vamos mostrar as melhores alternativas para qualificação de leads a seguir.

Conteúdo

Para saber como gerar leads qualificados, você precisa começar a gerar conteúdo pensando em seu público e nas diferentes fases do funil de compra em que eles podem estar.

O conteúdo que ajuda você a encontrar leads qualificados inclui conteúdo na parte inicial do funil, como textos introdutórios, até mesmo a fase final, que direciona esse público para materiais que possibilitam a compra, como histórias de clientes de sucesso.

Por exemplo, você pode solicitar o download de um e-book contendo a história de sucesso de um cliente do curso NR 10 e criar uma landing page que descreva sua estratégia geral de negócios. 

Aqui, o cliente pode estar entre o meio e o fundo do funil, fornecendo um dado de contato para que possa ser melhor qualificado.

Você também pode abrir um webinar para apresentar o mesmo conteúdo a outros clientes e comunicar as estratégias usadas.

Co-marketing

Se você ainda tem baixo alcance, pode fazer parceria com outras marcas para aumentar o tráfego do seu site e gerar mais leads.

Na prática, o co-marketing é uma forma de trabalhar com uma empresa que tem o mesmo público-alvo que você.

Pode ser praticado por meio de uma rede de relacionamentos com os fornecedores de leitor RFID ou até mesmo com uma empresa que irá vender para o mesmo tipo de público.

Persona bem definida

Você precisa definir claramente quem é a persona. Se você ainda não está criando o perfil de cliente ideal, é hora de descobrir como fazer isso.

A geração adequada de leads qualificados está diretamente relacionada ao entendimento dos problemas e necessidades do seu perfil de consumidor ideal, baseado em clientes que deseja alcançar e até na base de clientes efetivos da marca.

Esta definição permite que você encontre a pessoa certa na hora certa. Afinal, na maioria dos casos sua persona não saberá que precisa da sua solução até que você comprove os benefícios da compra.

Mídia paga segmentada

As ações de mídia paga são sempre importantes no conjunto de estratégias de inbound marketing.

Isso ocorre porque os anúncios podem segmentar seu público com base em dados demográficos.

Deste modo, entregue anúncios direcionados a pessoas com perfis próximos ao nicho de digitalização de documentos, estilo de vida e persona de interesse.

A campanha publicitária ajuda a acelerar a geração de resultados. Adapte sua estratégia e direcione o que você precisa para trazer solidez ao processo.

Landing pages otimizadas para gerar leads qualificados

As landing pages são páginas que fornecem serviços ou produtos para gerar conversões, a maioria das quais está diretamente vinculada a uma abordagem comercial mais adequada e o direcionamento de materiais para um perfil de público mais adequado e que está buscando por uma solução semelhante à que oferece.

Por esse motivo, elas devem ser chamativas e conter elementos que despertem o desejo do usuário se cadastrar para utilizar o seu serviço ou receber o benefício que está sendo ofertado.

Para isso, o ideal é que as páginas tenham CTAs atrativas, provas sociais, venha com visual chamativo e peça informações de contato do lead.

Aproveite a rede de contatos

Essa é uma maneira que demanda mais atenção para obter um lead qualificado, mas funciona bem e pode criar muitas oportunidades, de forma mais direcionada.

Nesse sentido, é preciso conectar-se com pessoas do mercado de esquadria de alumínio sob medida e clientes em potencial em eventos presenciais, ou ainda solicitar indicações.

O objetivo é usar esses momentos para capturar contatos. No entanto, você pode fazer isso participando de um grupo ou fórum de mídia social.

Em seguida, você precisa criar uma tabela que contenha todos esses contatos e estabelecer a forma de ativar a base.

Forneça material gratuito

Conteúdo como podcasts, e-books, textos de blogs, cursos, webinars, checklists, infográficos, modelos de documentos e planilhas devem estar disponíveis gratuitamente para os leads ou mesmo podem ser ofertados em landing pages ou para usuários inscritos e grupos mais específicos.

O importante é oferecer materiais de valor, demonstrando a especialidade na área e fortalecendo o relacionamento de confiança.

Dessa forma, você vai ver como a taxa de conversão do negócio vai se tornar muito maior.

Lembre-se que quanto mais atrativo e de alta qualidade for o seu conteúdo, mais clientes em potencial farão download desses materiais disponíveis e acabarão se interessando pelo seu produto ou serviço.

No entanto, não se esqueça de compartilhar este conteúdo nas redes sociais e blogs de sua empresa, adequando os materiais às necessidades identificadas no público que busca por vasectomia preço, por exemplo.

O que é taxa de conversão?

A taxa de conversão é uma métrica de quantas pessoas passaram de um estágio para outro no funil de vendas.

Esse é o número que indica qual porcentagem do seu público gerará conversões e realmente trará resultados para o seu negócio.

Portanto, é importante explicar que essa métrica não é apenas uma métrica de vendas. É um número importante que precisa ser analisado para entender as oportunidades para fechar um negócio.

Para calcular sua taxa de conversão, basta dividir suas conversões pelo total de visitas ou total de contatos realizados durante um período.

É importante monitorar essa métrica para ter noções como:

  • O que está dando certo;
  • O que deve ser melhorado;
  • Eficácia do produto/serviço;
  • Número de compras recorrentes.

Essas e outras informações dão um bom panorama da realidade da empresa e guiam os próximos passos dos gestores.

Por que é importante ter leads qualificados?

Toda empresa deve investir no relacionamento com clientes e interessados se objetiva construir um posicionamento forte na web.

Abaixo, entenda porque é importante qualificar leads.

Repetir vendas 

Se você adotar uma abordagem que considere todos os leads em seu funil, poderá fechar alguns negócios, mas não será uma influência absoluta.

Abrir oportunidades e construir relacionamentos com elas trará benefícios a longo prazo. No entanto, se você tiver muitos leads no funil, não poderá nutri-los com eficiência.

Concentrar-se no desenvolvimento para gerar leads qualificados e criar um cliente satisfeito e duradouro. Ou seja, é importante considerar etapas claras e o público ideal para ter ações mais efetivas e que proporcionem relações de longo prazo.

Concentrar-se em oportunidades importantes

Se você perder seu tempo ligando ou enviando e-mails para leads não qualificados, também poderá perder outras oportunidades. 

Alguns dos melhores negócios que a equipe de vendas do fabricante de amaciante fecha exigem mais esforço e incentivos para serem convertidos.

Se eles não puderem dar a atenção necessária para fechar, você pode perder esses contatos valiosos.

Personalizar as mensagens

A qualificação de leads é importante porque você pode dedicar mais tempo em outras atividades de vendas importantes e mover leads qualificados mais para baixo no funil de vendas.

Depois de identificar os leads qualificados, você pode se concentrar em atividades como acompanhamento, construção de relacionamentos e envio de materiais de marketing.

A aquisição e desenvolvimento de leads é uma parte importante de uma estratégia de marketing/vendas e você não pode alcançar resultados sem habilidades específicas.

Se você tiver centenas de clientes em potencial, não poderá cultivá-los da maneira que deseja.

Suponha que você se concentre apenas em explorar oportunidades prováveis. Nesse caso, você pode enviar mensagens personalizadas e conversar com seus contatos com mais frequência, otimizando as conversões.

Aumentar as conversões e o faturamento

Isso pode parecer óbvio agora, mas leads qualificados também podem ajudar a aumentar as vendas de AVCB bombeiro e de diversos outros modelos de negócio, afinal, compartilham sua satisfação.

Uma lição importante aqui é que as equipes de vendas e marketing precisam estar na mesma página.

A força de vendas final e os membros da equipe de desenvolvimento de vendas precisam ter um objetivo comum e saber como é um lead qualificado.

A partir daí, você pode desenvolver processos que não apenas ajudam a certificar leads com eficiência, mas também maximizam a conversão de leads nos processos de vendas. A comunicação entre os departamentos pode ajudar nisso.

Conclusão

Todo cliente fidelizado já foi um lead. A qualidade das interações, desde o primeiro contato, pode determinar toda a trajetória dele com a empresa.

Sendo assim, sempre invista em atendimento de qualidade, responda às perguntas, seja claro e transparente.

Dessa forma, é possível gerar inúmeros leads – e transformá-los em clientes fiéis.Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Business Connection, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.

Facebook
Twitter
LinkedIn
WhatsApp
Print
Artigos que você pode gostar

Damos valor à sua privacidade

Nós e os nossos parceiros armazenamos ou acedemos a informações dos dispositivos, tais como cookies, e processamos dados pessoais, tais como identificadores exclusivos e informações padrão enviadas pelos dispositivos, para as finalidades descritas abaixo. Poderá clicar para consentir o processamento por nossa parte e pela parte dos nossos parceiros para tais finalidades. Em alternativa, poderá clicar para recusar o consentimento, ou aceder a informações mais pormenorizadas e alterar as suas preferências antes de dar consentimento. As suas preferências serão aplicadas apenas a este website.

Cookies estritamente necessários

Estes cookies são necessários para que o website funcione e não podem ser desligados nos nossos sistemas. Normalmente, eles só são configurados em resposta a ações levadas a cabo por si e que correspondem a uma solicitação de serviços, tais como definir as suas preferências de privacidade, iniciar sessão ou preencher formulários. Pode configurar o seu navegador para bloquear ou alertá-lo(a) sobre esses cookies, mas algumas partes do website não funcionarão. Estes cookies não armazenam qualquer informação pessoal identificável.

Cookies de desempenho

Estes cookies permitem-nos contar visitas e fontes de tráfego, para que possamos medir e melhorar o desempenho do nosso website. Eles ajudam-nos a saber quais são as páginas mais e menos populares e a ver como os visitantes se movimentam pelo website. Todas as informações recolhidas por estes cookies são agregadas e, por conseguinte, anónimas. Se não permitir estes cookies, não saberemos quando visitou o nosso site.

Cookies de funcionalidade

Estes cookies permitem que o site forneça uma funcionalidade e personalização melhoradas. Podem ser estabelecidos por nós ou por fornecedores externos cujos serviços adicionámos às nossas páginas. Se não permitir estes cookies algumas destas funcionalidades, ou mesmo todas, podem não atuar corretamente.

Cookies de publicidade

Estes cookies podem ser estabelecidos através do nosso site pelos nossos parceiros de publicidade. Podem ser usados por essas empresas para construir um perfil sobre os seus interesses e mostrar-lhe anúncios relevantes em outros websites. Eles não armazenam diretamente informações pessoais, mas são baseados na identificação exclusiva do seu navegador e dispositivo de internet. Se não permitir estes cookies, terá menos publicidade direcionada.

Visite as nossas páginas de Políticas de privacidade e Termos e condições.

Este site faz uso de cookies de anúncios para melhor experiência dos visitantes