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Marketing e Empreendedorismo Digital

Como deve ser um site profissional? Guia definitivo

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A palavra criação de site profissional está ligada a empresas de todo tipo. Agências de publicidade, de marketing, web designers, freelancers e até sistemas de sites gratuitos como o Wix prometem fornecer um site profissional, mas será que são mesmo sites profissionais?

O que seria um site profissional?

É comum entendermos que profissional seria o nível mais alto ou no mínimo muito alto de algum plano, serviço ou produto. Para separar os níveis de qualidade estamos acostumados a ver algo como (Básico, Comum e Profissional)

Quando falamos sobre um site profissional imaginamos que será algo completo, usando todos os recursos necessários para que o usuário e buscadores tenham uma excelente experiência.

Listamos então os principais itens que formam um site profissional.

O melhor CMS para administrar o conteúdo de seu site

Atualmente existem muitas plataformas de criação de site, a maioria tem como objetivo a criação de artigos para blogs.

A um tempo atras a maioria das pessoas que queria ter um blog disfrutava facilmente de muitas ferramentas gratuitas, mas a verdade é que o número de CMSs diminuíram ao longo do tempo.

Isso aconteceu por diversos motivos, mas com certeza o principal foi a segurança. Como estes CMSs não geravam retorno financeiro para as empresas desenvolvedoras, muito provavelmente os projetos iniciaram de forma empolgada, mas aos poucos foram sendo esquecidos.

Com o passar do tempo sua programação arcaica fez com que muitos deles deixassem de ser usados.

Um grande sucesso do passado que não é mais usado atualmente era o poderoso OSCOMMERCE. Por volta do ano 2000 ele era o CMS para loja virtual gratuito mais usado no mundo todo.

Mas com a diminuição de uso e perdendo cada vez mais adeptos dispostos a fazer o desenvolvimento de sites nesta plataforma o OScommerce acabou de existir por um tempo.

Atualmente os melhores CMSs são Magento para lojas virtuais, WordPress para sites de diversos segmentos e Drupal. Mas para criação de um site profissional sem dúvida o CMS com mais suporte no mundo é o WordPress.

site profissional rapido e veloz

Um site profissional é muito veloz

Sem dúvida ter um site veloz hoje é bom para todos, seus visitantes vão ficar muito felizes de ter um site abrindo rapidamente em seu computador e com certeza mais felizes ainda quando entrarem em uma conexão 3g conectando rapidamente.

Sites rápidos tem sido uma preocupação constante de muitas empresas de desenvolvimento de site e muitas empresas que querem ter seus sites com boa navegação e acessibilidade para visitantes.

Mas sem dúvida atualmente a maior preocupação tem sido deixar estes sites velozes para o google. O google tem ranqueado melhor sites com alta velocidade e isso tem chamado a atenção de especialistas em SEO.

Para deixar seu site rápido você precisa de algumas técnicas importantes aplicadas em seu código fonte. grande parte destas técnicas você encontra no site do Page Speed Insights.

O Page Speed Insights é a plataforma de testes do google para saber se seu site está realmente rápido para seus visitantes, ele dará uma nota de 0 a 100 para performance de seu site onde as notas de 90 a 100 são as notas satisfatórias.

Não é fácil fazer isso, mas a verdade é que para aqueles que tem sites em WordPress conseguem resolver este problema rapidamente com o uso de alguns plugins e serviços de hospedagem para WordPress.

A melhor linguagem para criar seu site?

Com certeza você já deve ter ouvido falar de muitas linguagens de programação dedicadas para a parte de criação de sites.

Javascript, PHP, CSS, SAAS, ASP entre outros. Estas siglas que quando você ouve falar já te dão um nó na cabeça. Mas talvez você ja tenha se perguntado qual destas é a melhor linguagem para criar o seu site.

A verdade é que cada uma delas é responsável por alguma coisa do site, alguns simpatizantes da área de programação e web design sabem que as principais formas para fazer criação de um site é usando o HMTL e o CSS.

Brincam inclusive dizendo que se um site pudesse ser representado pelo corpo humano com certeza o HTML seria a estrutura dos ossos e o CSS seria a pele, cores etc.

A verdade é que para inicial um site satisfatório independentemente da linguagem escolhida em todos os casos será usado uma grande parte de HTML, para uma estrutura profissional e você precisa de pelo menos o CSS e o SAAS para fazer ajustes de alinhamento.

Quando pretende ligar seu site a outros sistemas mais complexos como o wordpress por exemplo o ideal é juntar toda a programação que você fez em HTML e CSS e integrar ao PHP.

Unir a sua programação ao WordPress tem sido hoje a maneira mais comum de se criar um site profissional.

site profissional com blog integrado

O Blog faz parte da criação de um site profissional?

O blog deixou de ser uma brincadeira de adolescente e se tornou algo muito lucrativo, eu costumo dizer que o blog é hoje a isca para pegar alguns peixes grandes.

Se voce é um representante comercial de uma loja de roupas por exemplo ter um blog com dicas de moda pode ajudar seus visitantes a aprender as tendenciais do momento e ainda verem seus produtos o que poderia torná-los de simples visitantes para grandes compradores.

Um case de sucesso interessante é o da TunningParts. Uma empresa de venda de peças e acessórios para carros, mas que em seu blog tem dado muitas dicas de como fazer maravilhas no carro e é claro nestas dicas tem recomendado a compra dos produtos deles.

A Tunningparts tem crescido muito e isso pode ter sido resultado da boa campanha de marketing que a empresa tem.

Então em resposta ao título de nosso artigo, sim vale muito a pena ter um blog para seu site, este blog pode ser gratuito usando o blogger ou wordpress.com, mas a verdade é que quando o blog está integrado ao seu site oficial seus resultados são muito melhores.

Sendo assim quando fazer a criação de seu site procure empresas especializadas no assunto que podem fazer a integração de seu blog e loja virtual diretamente no site oficial.

Um site profissional tem foco total no SEO

Quando se trata de criar um website profissional, é essencial que você pense na otimização para as buscas (SEO, na sigla em inglês). Afinal, é por meio dela que seu público-alvo encontrará seu site na internet.

Porém, como otimizar seu website para as buscas? Neste artigo, explicaremos os principais pontos a considerar na hora de otimizar seu site. Acompanhe!

Otimização para as buscas: os principais pontos

Conteúdo de qualidade

A otimização para as buscas começa, e termina, com o conteúdo de qualidade. Isso significa que seu site deve ser preenchido com artigos, textos e informações relevantes para seu público-alvo.

Além disso, é importante que você produza conteúdo original, pois Google dá preferência a sites com conteúdo original. Assim, seu público-alvo saberá que seu site é uma autoridade no assunto.

site profissional otimizado com SEO

Domínio e título

Outro ponto importante na otimização para as buscas é o domínio e o título do seu site. Ambos devem ser otimizados para os termos de busca que você deseja atingir.

No caso do domínio, é importante que ele seja curto, fácil de lembrar e relacionado ao assunto do seu site. Já o título deve ser criado de forma a despertar o interesse do leitor, apontando as principais vantagens do seu site.

URL amigável

A URL (Uniform Resource Locator) é a identificação do seu site na internet. Ela deve ser amigável, ou seja, de fácil leitura e compreensão.

Portanto, evite utilizar caracteres especiais (acréscimos, desvios e acentos) e números na URL do seu site. Além disso, é importante que a URL do seu site corresponda ao título dele.

Links internos

Os links internos são links que apontam para outras páginas do seu site. Eles são importantes para a otimização do seu site, pois ajudam a melhorar o posicionamento dos seus artigos nas buscas.

Por isso, é importante que você inclua links internos nos seus artigos, de forma a direcionar o público para as outras páginas do seu site.

Links externos

Os links externos são links que apontam para outros sites na internet. Eles também são importantes para a otimização do seu site, pois ajudam a melhorar o posicionamento dos seus artigos nas buscas.

Por isso, é importante que você inclua links externos nos seus artigos, de forma a direcionar o público para os melhores sites na internet sobre o assunto que você está abordando.

Metadados

Os metadados são dados que descrevem os conteúdos dos seus artigos. Eles ajudam a identificar os assuntos dos seus artigos e, consequentemente, a otimizá-los para as buscas.

Por isso, é importante que você preencha os metadados dos seus artigos, de forma a facilitar a identificação dos mesmos pelos buscadores.

Redirecionamentos

Os redirecionamentos são redirecionamentos de páginas que ocorrem quando o internauta digita um termo de busca errado. Por exemplo, se o internauta digita “site x”, mas o seu site é “site y”, o seu site será redirecionado para a página “site y”.

Os redirecionamentos são importantes para a otimização do seu site, pois ajudam a melhorar o posicionamento dos seus artigos nas buscas.

Otimização para dispositivos móveis

Os dispositivos móveis são cada vez mais utilizados na internet. Por isso, é importante que você otimize o seu site para esse público, de forma a oferecer uma melhor experiência de navegação.

Para isso, é importante que você use um layout responsivo, que se adapte aos diferentes tamanhos de dispositivos móveis. Além disso, é importante que você otimize os conteúdos do seu site para esse público.

Sitemaps

Os sitemaps são arquivos de texto que listam todas as páginas do seu site. Eles são importantes para a otimização do seu site, pois ajudam a identificar os artigos do seu site e a otimizá-los para as buscas.

Por isso, é importante que você inclua um sitemap no seu site, de forma a que os buscadores possam rastreá-lo com facilidade.

Ferramentas de análise

As ferramentas de análise são ferramentas que ajudam a analisar a estrutura e o conteúdo do seu site. Elas são importantes para a otimização do seu site, pois ajudam a identificar possíveis problemas e a otimizar o seu site para as buscas.

Por isso, é importante que você inclua ferramentas de análise no seu site, de forma a ter uma melhor visão do desempenho dele.

A otimização para as buscas é uma importante estratégia para melhorar o posicionamento do seu site nas buscas. Por isso, é importante que você otimize o seu site de acordo com os principais pontos apresentados neste artigo.

Além disso, é importante que você contrate um especialista em SEO para ajudá-lo a otimizar o seu site de acordo com as melhores práticas do mercado.

Um site profissional tem diversas formas de comunicação

Algumas pessoas aprendem por conta própria a programar e muitas delas programam muito bem, mas quando chegamos a parte de se criar formulários de contato e formulários de busca isso tem dado um nó na cabeça de principiantes.

Como ter uma página de contato com formulário

Antigamente era bem simples criar um formulário de contato porque a maioria dos servidores de hospedagem permitiam usar o método GEST ou POST.

Atualmente este método tem site cortado de muitos servidores para evitar o envio de spam que usam bots para enviar várias mensagens em formulários de qualquer site. A grande maioria ataca formulários de comentários em blogs levando o administrador destes sites a loucura.

Para evitar esta pratica a melhor maneira atualmente para criar um formulário funcional é usar o envio via SMTP. Isso pode ser meio complicado de se fazer em sites apenas com HTML, mas vou deixar este link com um tutorial em vidro para te ajudar:

Para você que fez seu site em wordpress apenas 2 plugin resolvem este assunto, o primeiro é o contact form 7 e o segundo é o Postman SMTP. Ter um site em wordpress oferece estas e muitas outras facilidades.

Usando o WhatsApp para facilitar a comunicação

Atrás de cada grande negócio está uma equipe de vendas dedicada e eficiente. Mas, como você pode ter certeza de que está usando todas as ferramentas disponíveis para melhorar as vendas de seu negócio? Hoje, vamos falar sobre como colocar o WhatsApp em seu site para melhorar as vendas.

Antes de começarmos, é importante lembrar que o WhatsApp é um aplicativo de mensagens que permite que você envie e receba mensagens de texto, imagens, vídeos e áudio. Ele é gratuito para usar e está disponível para download em smartphones Android e iPhones.

Agora, vamos falar sobre como colocar o WhatsApp em seu site.

Inclua um ícone do WhatsApp no seu site

O primeiro passo é incluir um ícone do WhatsApp no seu site. Esse ícone deve aparecer em todas as páginas de seu site para que os visitantes saibam onde encontrar o WhatsApp.

Existem várias maneiras de inserir um ícone do WhatsApp em seu site. Você pode usar um código HTML, um código CSS ou um plugin do WordPress.

No caso do WordPress, há vários plugins que você pode usar para inserir um ícone do WhatsApp em seu site. Um dos melhores plugins para esse fim é o WP Social Chat.

Confira o tutorial gerar um link manual do Whatsapp:

Além de incluir um ícone do WhatsApp, é importante incluir um texto de convite para que os visitantes saibam como usar o WhatsApp em seu site.

O texto de convite deve esclarecer que os visitantes podem enviar e receber mensagens de texto, imagens, vídeos e áudio usando o WhatsApp. Além disso, o texto de convite deve explicar como os visitantes podem se conectar com a equipe de vendas de seu negócio através do WhatsApp.

Neste site como você pode gerar facilmente um link do WhatsApp em qualquer lugar de sua página.

Conclusão

Diversos sistemas podem ser integrados a seu site tornando-o ainda mais profissional. Mas o que falamos aqui hoje foram muitas coisas importantes e indispensáveis em um site que foi projetado de uma maneira profissional.

Caso precise de ajuda ou tenha dúvidas sobre o desenvolvimento de sites não deixe de falar com nossa equipe.

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