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Marketing e Empreendedorismo Digital

5 dicas de métricas digitais e como mensurar esses dados

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A implementação de uma estratégia sem haver métricas digitais para mensurar os resultados dela em tempo real prejudica a qualificação das ações e a compreensão sobre o que funciona e o que precisa ser ajustado para otimizar os resultados da marca.

Afinal, toda ação amplamente planejada é definida a partir de metas e objetivos bem-marcados e que possam ser acompanhados.

Dessa forma, empresas precisam do apoio das métricas para ter certeza de qual caminho seguir.

Existem muitas métricas diferentes, cada uma com vantagens e aplicações específicas, se direcionando a características e objetivos específicos.

O texto a seguir traz o significado de métricas digitais, exemplos, a importância e os benefícios de mensurá-las sistematicamente.

O que são métricas digitais?

Na prática, as métricas são dados quantificáveis que ajudam o curso design gráfico online, ou qualquer outro segmento de atuação, a identificar os resultados de uma campanha de marketing produzida ou o contexto financeiro do negócio. 

Quando um anúncio ou uma postagem de blog são colocados no ar, é preciso ficar atento a métricas previamente selecionadas. Elas podem ser:

  • Custo por Clique;
  • Ticket médio;
  • Taxa de conversão;
  • Lifetime Value.

Esses são alguns exemplos que serão mais detalhados no decorrer do texto. 

Isso porque avaliar as métricas digitais serve, principalmente, para saber com exatidão se a estratégia em foco está gerando o impacto desejado.

Em caso de resposta positiva, as equipes de vendas e marketing têm sinal verde para continuar atuando.

Em caso de resposta negativa, será necessário se reunir e discutir novas ideias, a fim de aumentar as conversões do negócio, seja em transportadoras em Ribeirão Preto ou uma marca de roupa digital, conforme as especificidades identificadas.

5 exemplos de métricas digitais

Há um leque muito vasto de métricas que diferentes empresas podem aplicar. Agora, vamos falar sobre as principais.

  1. Custo por Clique

O CPC é muito importante em campanhas de tráfego pago. Ele identifica quanto o seu negócio investe para que cada pessoa chegue ao anúncio, landing page ou site.

Você pode calcular o CPC dividindo o custo da campanha pelo número de cliques que ela obteve.

Essa métrica é extremamente útil para conferir quais campanhas estão gerando resultados e quais devem ser modificadas ou até mesmo descartadas.

  1. Ticket médio

O ticket médio é o valor que um cliente já convertido gasta por mês, em média, pelos produtos ou serviços da empresa de portaria.

A fórmula é dividir a receita mensal pela quantidade de clientes do mês. Caso o valor resultante esteja muito baixo, há formas de aumentá-lo.

Estratégias de cross-selling (vender produtos relacionados à compra do cliente) e up-selling (anunciar versões melhores de itens que interessam) são bons exemplos de como fazer isso.

  1. Taxa de conversão

As conversões são o grande objetivo de toda e qualquer estratégia de marketing. No jargão da área, correspondem à ação que um lead realiza que o deixa mais próximo de ser um cliente efetivo.

Desse modo, a conversão depende das características da campanha que está sendo implementada.

Ela pode ser o download de um e-book, o cadastro em uma promoção ou até mesmo uma compra.

  1. Lifetime Value

Em empresas que prestam serviços recorrentes, como ensaio de dureza para materiais industriais, às vezes pode ser desafiador identificar se os clientes estão gerando o lucro esperado.

Para esse contexto, há o Lifetime Value (ou valor de ciclo de vida).

A métrica calcula a receita média que um cliente gera para a empresa ao longo de todo o histórico de transações.

O LTV se calcula multiplicando o ticket médio mensal pelo tempo de retenção do cliente que se deseja estudar.

Graças a esse dado, as empresas podem obter uma previsão dos rendimentos que cada consumidor vai gerar no longo prazo.

  1. Retorno sobre investimento (ROI)

Basicamente, o ROI é a métrica perfeita para encontrar o valor que se está obtendo a partir de cada ação criada, identificando aquelas que trazem o melhor resultado ao passo que otimizam os custos.

Para encontrar o valor, subtraia a receita que a estratégia gerou do valor total investido e dívida o resultado pelo valor investido.

Assim, os gestores da loja de câmara fria podem verificar em tempo real se o conjunto de campanhas está funcionando adequadamente e os custos esperados.

conversao em marketing

Por que mensurar métricas é importante?

A mensuração contínua de resultados é uma recomendação antiga no ramo do marketing digital, mas ainda há quem não dê o devido valor para ela.

Como você pode perceber pelas métricas citadas, elas incluem dados essenciais para a manutenção de qualquer negócio, encontrando melhorias que podem ser aplicadas e como as ações de comunicação estão performando.

Ou seja, fazer esse monitoramento é uma questão de manter ou melhorar resultados. 

Administrar o investimento

Manter uma estratégia digital multiplataformas exige tempo e dinheiro. Nem sempre vale a pena anunciar o conserto de Iphone em todas as redes sociais.

Então, em vez de gastar recursos tentando se posicionar em vários meios e não tendo retorno, vale mais a pena se concentrar nos lugares que se traduzem em conversões.

Identificar quais são esses lugares fica mais fácil quando se tem métricas digitais à disposição dos colaboradores e é fundamental para criar comunicações eficientes.

Conhecer o público

Esse é um complemento do benefício anterior. Quem está munido dos dados dos clientes sabe mais sobre eles e sabe o que, como, quando e quais temas direcionar para cada nicho do público.

Como consequência, a equipe está por dentro das preferências de formatos e conteúdos, entre várias outras possibilidades, criando campanhas mais direcionadas.

Tal conhecimento é extremamente importante na hora de pensar em maneiras de divulgar caixa de presente personalizada.

A longo prazo, é um diferencial determinante para reter clientes e criar uma base de consumidores que realmente promove a marca.

Testar estratégias

O planejamento no papel é diferente da ideia concretizada – isso é natural e até esperado.

Às vezes é necessário testar várias ideias e formatos antes de chegar à fórmula do sucesso. Mais uma vez, as métricas exercem um papel decisivo nesse estágio preliminar.

Suponha que a equipe de marketing está em dúvida sobre qual landing page colocar no ar. Então, ela utiliza as duas versões para testar qual tem a maior taxa de conversão.

Nesse contexto, as taxas de conversões serão os termômetros para saber qual tipo de texto ou CTA atrai mais vendas de tinta epóxi preço, por exemplo.

Como mensurar dados?

Depois de entender do que se tratam as métricas digitais e conhecer alguns exemplos, chegou o momento de compreender como medi-las com qualidade.

Alinhe marketing e vendas

Um dos primeiros passos é, sem dúvida, sincronizar os times de marketing e de vendas. 

O marketing e as vendas são interdependentes. Ou seja, um depende do outro para surtir o efeito esperado e promover bons resultados para o negócio.

Se os colaboradores especializados em vendas não estão em contato contínuo com a equipe de marketing, o processo não vai correr como o esperado.

Cada métrica está inserida na realidade financeira do negócio, que também envolve as metas de cada setor.

É importante que essas metas sejam do conhecimento de todo mundo para que não haja dúvidas sobre como proceder.

Use softwares

A automação de marketing veio para ficar. Então, não é necessário se tornar refém de documentos e planilhas. É possível fazer todo o monitoramento online.

O CRM é uma das soluções mais citadas nesse sentido. Essa plataforma armazena todos os dados relacionados à base de clientes de um negócio.

Sendo assim, através dela todos os funcionários têm acesso ao histórico de compras, interações, entregas e atendimentos da base de clientes.

Ter um sistema desse tipo é determinante para obter uma visão clara e transparente da situação do negócio.

Avalie a concorrência

Conferir o que as empresas concorrentes estão colocando em prática também é uma boa dica para mensurar métricas.

Não se trata de copiar ou se comparar com marcas fora da sua realidade, mas se atualizar quanto às tendências – e identificar o que já não dá certo.

Essa visão do ambiente externo traz frescor para a marca e contribui com insights importantíssimos na hora de pensar em novas estratégias de divulgação.

Cada empresa tem natureza própria, logo, não adianta imitar o que está dando certo em outro contexto.

É mais acertado estudar o ramo de atuação de modo a identificar o que pode ser feito para alavancar os resultados.

Veja o que deu errado

Mais importante do que admitir que uma metodologia deu errado é estudar porque aquilo deu errado.

As métricas são muito mais que números. Elas indicam sintomas de problemas que, por vezes, são mais profundos do que se pode admitir.

Por isso, saiba contextualizá-las. Não trate a taxa de conversão ou o custo de aquisição por cliente apenas como estatísticas frias.

Use-as para ter um retrato realista e fiel da sua organização – e, por fim, se esforce para melhorar o cenário.

Conclusão

As métricas digitais são matéria-prima indispensável das estratégias de marketing aplicadas à web.

Elas guiam o gestor pelo melhor caminho e avisam com antecedência se algo estiver saindo fora do planejado.

Faça questão de que seu time de colaboradores conheça esse conceito e saiba usá-lo de forma adequada. Lembre-se que esse é um diferencial determinante para se sair bem na disputa com outros concorrentes.Texto originalmente desenvolvido pela equipe do blog Business Connection, canal em que você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.

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