Alcançar novos clientes é muito mais caro do que manter os já existentes. Por outro lado, para uma empresa que deseja crescer, inexiste outra saída.
É preciso encontrar mais consumidores para os produtos e consumidores dela. Esses clientes em potencial são chamados de leads.
São de pessoas que, de alguma forma, se conectaram ou se interessaram por uma empresa.
Pode ser uma visitas online ao criar seu site, algum comentário na rede social, a experimentar um produto na loja, entre outras formas de contato.
Para as companhias, por menor que seja essa interação com esses leads, há sempre a chance de que algum deles possa gerar algum retorno.
Identificar quais deles tem alto valor, e quais podem ser dispensados, é um trabalho árduo, que demanda tempo e muito conhecimento.
Uma das formas que negócios de todos os portes encontraram para reconhecer esses leads é por meio de um sistema de CRM integrado ao site.
Ao acessarem esse sistema, os gestores conseguem analisar informações valiosas sobre o perfil desses clientes em potencial, e, assim, podem executar uma prospecção de vendas com muito mais qualidade.
O CRM é fundamental para identificar o público
Detalhar o comportamento dos leads é o primeiro passo para conquistar novos clientes. Sem compreender os anseios, as necessidades e as características do público, é impossível oferecer uma solução sob medida.
Com o CRM integrado ao site, uma empresa tem a chance de verificar, por exemplo, quais são os leads que mais interagem com as redes sociais.
Ao analisar quais conteúdos agradaram essa determinada audiência, é possível criar uma estratégia de comunicação que seja atraente para eles.
Manter esses leads sempre conectados às empresas é vital para que eles possam, um dia, se transformarem em clientes fiéis.
O CRM integrado ao site fornece ainda dados como a localização geográfica, idade, histórico de compras, qual o estágio de cada lead no funil de vendas, entre outras informações relevantes para se desenvolver uma estratégia eficaz de captação de novos clientes. Afinal, uma pessoa jovem deve receber uma abordagem diferente de uma pessoa idosa.
Um morador de uma cidade grande pode mostrar necessidades opostas aos habitantes das metrópoles.
Todos esses dados devem ser considerados antes de se executar uma campanha de marketing ou vendas.
A integração do CRM com redes sociais e aplicativos de mensagens é o maior gerador de leads para uma empresa
O CRM pode ser integrado com facilidade a diversos sistemas, como processadores de pagamentos, ferramentas de automação de marketing e, sobretudo, aos aplicativos de mensagens e redes sociais.
Hoje, a maioria das pessoas prefere interagir com uma empresa por meio das plataformas digitais.
Há inúmeros motivos para essa mudança no comportamento. Com a popularização dos smartphones, é muito mais simples acessar a Internet e diferentes aplicativos.
Esse dinamismo fez com que os clientes rejeitassem cada vez mais serviços como o telemarketing.
Além de inconvenientes, esse atendimento realizado por um call center tem o costume de ser bastante demorado.
Por outro lado, aplicativos como o WhatsApp ganham em popularidade. É um aplicativo fácil de ser usado, rápido e que pouco consome o pacote de dados.
As empresas perceberam esse movimento, e já buscam soluções próprias.
Uma delas é a criação de um perfil no WhatsApp Business, a versão do aplicativo exclusiva para empreendedores.
Ao ter CRM integrado ao site, é possível fazer com que uma conta no WhatsApp tenha múltiplos usuários. Dessa forma, diversos funcionários de uma empresa podem enviar e receber mensagens por meio do mesmo número.
Para conquistar novos leads, essa é uma excelente vantagem. Afinal, com diversas pessoas para atender esses clientes, maiores são as chances de ele sempre receber uma resposta de imediato.
A integração com WhatsApp Business permite ainda a criação de mensagens prontas. Elas são utilizadas, sobretudo, quando a empresa está fora do horário de funcionamento.
Por meio dessa facilidade, um negócio pode responder perguntas frequentes e até mesmo executar tarefas simples, como agendar um horário para atendimento.
O benefício para a captação de leads é a disponibilidade apresentada pela empresa.
Caso a resposta seja muito demorada, é comum que esses clientes procurem a solução com quem os atenda primeiro.
Unir o E-mail marketing e o CRM é uma ótima estratégia para a captação de leads
Por mais que afirmem o contrário, uma boa estratégia de e-mail marketing é capaz de apresentar resultados significativos para um negócio.
Para que ela seja ainda mais eficaz, a utilização de um CRM é muito recomendada.
A melhor forma de entender como esse processo funciona é por meio de um exemplo.
Um lead visita o site de um e-commerce e adiciona certo produto ao carrinho. Por algum motivo, ele desiste de confirmar a compra.
Para reverter essa situação, a empresa pode integrar o CRM ao fazer a criação de site a uma ferramenta de automação de marketing.
Assim, sempre que isso ocorrer, o sistema envia automaticamente um e-mail marketing para esse lead, com algum conteúdo sobre o produto ou a oferecer um desconto.
Segundo especialistas, uma estratégia como essa pode gerar um retorno de até 10%.
Um número elevado, caso se considere que a venda estava quase perdida. Ao colocar essa integração com o CRM em prática, as empresas, além de impactarem novos leads, podem ainda gerar maior faturamento por meio das vendas.
Por Pedro Capistrano Ribeiro – Redator e UX Writer apaixonado pelo marketing, design e por ouvir boas histórias.