A publicidade tradicional não é mais a única forma de promover produtos e serviços. Na era em que vivemos, onde a internet está presente em todos os ambientes, a tendência é aumentar as vendas com as estratégias de Marketing Digital.
É possível fazer isso levando em conta estratégias e práticas que tornam sua marca mais relevante no meio digital.
Diferente do marketing tradicional, que envolve um número limitado de meios de comunicação e custa caro, o marketing digital envolve várias frentes e demanda um investimento menor.
Para saber mais sobre esse novo tipo de divulgação e promoção, leia mais a seguir e saiba como otimizar suas vendas com as estratégias de marketing digital.
Comunicação direta
Uma grande vantagem do marketing digital é que é possível falar mais diretamente com quem você quer atingir.
O importante é saber quais as necessidades do seu consumidor em potencial e direcionar suas estratégias de venda a partir disso.
O ideal para conseguir fazer isso é definir seu público-alvo e sua persona.
O público-alvo é o grupo de pessoas que a marca deseja conquistar. Leva em conta gênero, profissão, classe social, entre outras informações mais genéricas.
Já a persona é o cliente ideal daquele empreendimento. É uma versão fictícia do tipo de pessoa com quem a marca quer se comunicar.
Além das informações do público-alvo, envolve sonhos, ambições e hobbies.
Técnicas de SEO para aumentar suas vendas
SEO significa Search Engine Optimization ou Otimização de Mecanismos de Busca, em português. São técnicas de redação para o ambiente virtual que aumentam sua relevância e exposição nos buscadores.
Informações como o número de palavras do texto, o tamanho dos parágrafos e as palavras-chave utilizadas são decisivas para garantir um bom posicionamento nas buscas.
O design do site também influencia, pois quanto mais atraente ele for, maior é a possibilidade de oaa público acessá-lo.
Conteúdo relevante
Não adianta estudar técnicas de SEO sem se preocupar com a qualidade e a relevância do seu conteúdo.
Sabendo das necessidades do seu público-alvo, produza posts que tragam informações pertinentes e soluções novas para seus problemas.
Esses posts podem ser feitos nas redes sociais ou em blogs vinculados ao seu site.
Conteúdos relevantes têm o poder de garantir bom tráfego e ajudar na construção de uma imagem de autoridade no ambiente virtual.
Afinal de contas, se uma empresa de manutenção de carros faz um post sobre como conferir a quantidade de óleo no motor corretamente transmite conhecimento e credibilidade para o público.
Logo, as possibilidades de seus serviços serem contratados aumentam.

Presença virtual
Hoje em dia, a presença virtual da marca é determinante para sua relevância no mercado.
Manter uma estratégia de comunicação eficiente nas redes sociais é sempre benéfica porque cria uma forma de se comunicar mais efetiva com o público.
É possível fazer isso de diversas maneiras: divulgação de ofertas e posts, respostas de mensagens, entre outras.
O importante é falar a linguagem das pessoas. Se elas se identificarem com seus posts, a marca se humaniza e se torna querida no imaginário do consumidor.
Metas
Toda estratégia de marketing precisa de metas claras e atingíveis. Com o marketing digital não é diferente.
As metas mantêm a equipe focada e motivada para o trabalho. Mas, é importante que elas sejam adequadas à realidade da empresa.
Levando isso em conta, temos o método SMART de definição de metas. As metas SMART são:
- Específica (Specific);
- Mensurável (Measurable);
- Atingível (Attainable);
- Relevante (Relevant);
- Temporal (Time).
A meta específica é aquela que deseja atingir uma realidade exata.
Por exemplo, uma clínica de odontologia quer aumentar o lucro em 20% em 5 meses. Essa é uma meta específica.
A meta mensurável é aquela que é possível medir de acordo com métricas como período de tempo.
A meta atingível precisa levar em conta a realidade do empreendimento. É preciso saber se é possível atingir os resultados desejados com as condições disponíveis.
Uma forma de descobrir isso é analisar o histórico da empresa e ouvir a opinião da equipe.
Caso os dados sejam positivos, ou seja, a empresa já atingiu essa meta antes e os funcionários são capazes de repeti-la, então é uma meta atingível.
A meta relevante precisa impactar positivamente em indicadores essenciais ao negócio: lucro, faturamento, vendas, entre outros. O importante é evitar desperdício de recursos em estratégias que não surtem efeito.
Já a meta temporal precisa ter prazo de validade. Isso traz foco à equipe, pois dá um senso de urgência a ela.
Se a sua meta reúne essas cinco características, então ela é uma meta efetiva.
Use marketing digital a seu favor
Essas dicas são ideais para otimizar as vendas por meio do marketing digital. Dominá-las é dominar o ambiente virtual, e por consequência, alavancar sua marca.
Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Ideal Marketing , onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.