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Otimize suas vendas com as estratégias de Marketing Digital

A publicidade tradicional não é mais a única forma de promover produtos e serviços. Na era em que vivemos, onde a internet está presente em todos os ambientes, a tendência é aumentar as vendas com marketing digital.

É possível fazer isso levando em conta estratégias e práticas que tornam sua marca mais relevante no meio digital.

Diferente do marketing tradicional, que envolve um número limitado de meios de comunicação e custa caro, o marketing digital envolve várias frentes e demanda um investimento menor.

Para saber mais sobre esse novo tipo de divulgação e promoção, leia mais a seguir e saiba como otimizar suas vendas com as estratégias de marketing digital.

Comunicação direta

Uma grande vantagem do marketing digital é que é possível falar mais diretamente com quem você quer atingir.

O importante é saber quais as necessidades do seu consumidor em potencial e direcionar suas estratégias a partir disso.

O ideal para conseguir fazer isso é definir seu público-alvo e sua persona.

O público-alvo é o grupo de pessoas que a marca deseja conquistar. Leva em conta gênero, profissão, classe social, entre outras informações mais genéricas.

Já a persona é o cliente ideal daquele empreendimento. É uma versão fictícia do tipo de pessoa com quem a marca quer se comunicar. 

Além das informações do público-alvo, envolve sonhos, ambições e hobbies.

Técnicas de SEO

SEO significa Search Engine Optimization ou Otimização de Mecanismos de Busca, em português. São técnicas de redação para o ambiente virtual que aumentam sua relevância e exposição nos buscadores.

Informações como o número de palavras do texto, o tamanho dos parágrafos e as palavras-chave utilizadas são decisivas para garantir um bom posicionamento nas buscas.

O design do site também influencia, pois quanto mais atraente ele for, maior é a possibilidade do público acessá-lo.

Conteúdo relevante

Não adianta estudar técnicas de SEO sem se preocupar com a qualidade e a relevância do seu conteúdo.

Sabendo das necessidades do seu público-alvo, produza posts que tragam informações pertinentes e soluções novas para seus problemas.

Esses posts podem ser feitos nas redes sociais ou em blogs vinculados ao seu site.

Conteúdos relevantes têm o poder de garantir bom tráfego e ajudar na construção de uma imagem de autoridade no ambiente virtual.

Afinal de contas, se uma empresa de manutenção de carros faz um post sobre como conferir a quantidade de óleo no motor corretamente transmite conhecimento e credibilidade para o público.

Logo, as possibilidades de seus serviços serem contratados aumentam.

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Presença virtual

Hoje em dia, a presença virtual da marca é determinante para sua relevância no mercado.

Manter uma estratégia de comunicação eficiente nas redes sociais é sempre benéfica porque cria uma forma de se comunicar mais efetiva com o público.

É possível fazer isso de diversas maneiras: divulgação de ofertas e posts, respostas de mensagens, entre outras.

O importante é falar a linguagem das pessoas. Se elas se identificarem com seus posts, a marca se humaniza e se torna querida no imaginário do consumidor.

Metas

Toda estratégia de marketing precisa de metas claras e atingíveis. Com o marketing digital não é diferente.

As metas mantém a equipe focada e motivada para o trabalho. Mas, é importante que elas sejam adequadas à realidade da empresa.

Levando isso em conta, temos o método SMART de definição de metas. As metas SMART são:

  • Específica (Specific);
  • Mensurável (Measurable);
  • Atingível (Attainable);
  • Relevante (Relevant);
  • Temporal (Time).

A meta específica é aquela que deseja atingir uma realidade exata.

Por exemplo, uma clínica de odontologia quer aumentar o lucro em 20% em 5 meses. Essa é uma meta específica.

A meta mensurável é aquela que é possível medir de acordo com métricas como período de tempo.

A meta atingível precisa levar em conta a realidade do empreendimento. É preciso saber se é possível atingir os resultados desejados com as condições disponíveis.

Uma forma de descobrir isso é analisar o histórico da empresa e ouvir a opinião da equipe.

Caso os dados sejam positivos, ou seja, a empresa já atingiu essa meta antes e os funcionários são capazes de repeti-la, então é uma meta atingível.

A meta relevante precisa impactar positivamente em indicadores essenciais ao negócio: lucro, faturamento, vendas, entre outros. O importante é evitar desperdício de recursos em estratégias que não surtem efeito.

Já a meta temporal precisa ter prazo de validade. Isso traz foco à equipe, pois dá um senso de urgência a ela.

Se a sua meta reúne essas cinco características, então ela é uma meta efetiva. 

Use marketing digital a seu favor

Essas dicas são ideais para otimizar as vendas por meio do marketing digital. Dominá-las é dominar o ambiente virtual, e por consequência, alavancar sua marca. 

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Ideal Marketing , onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.

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