O WordPress é melhor que o Blogger? Será que o pessoal do Google vai ficar bravo se eu responder? Bom vou arriscar.
Encontrei este artigo falando sobre as diferenças de se ter um site com a plataforma WordPress e Blogger e como o WordPress é superior, é claro que cada um tem uma opinião, mas vale a pena dar uma olhada neste artigo.
Muita gente já pensou em criar um blog em algum momento das suas vidas. E você provavelmente é uma destas pessoas.
Para entrar no mundo dos blogs, pode ser um tanto confuso com tantas plataformas que existem no mercado. Entre todas as disponíveis, 2 se destacam mais então será mesmo que o WordPress é melhor que o Blogger? Qual escolher?
O WordPress é melhor que o Blogger na: Facilidade
Tanto o Blogger quanto WordPress possui uma boa reputação quanto à facilidade de uso. Mas é seguro afirmar que o Blogger está em um outro patamar nesse quesito e ainda anda bem lentamente no quesito melhorias e atualizações, enquanto o WordPress tem atualizações e melhorias constantes.
O WordPress é melhor que o Blogger porque tem mais: Temas
O próprio Blogger oferece mais de 50 temas gratuitos, que apesar de bem simples, são responsivos (adaptam-se conforme a tela do usuário).
Uma vez com o tema instalado, é possível personalizá-lo. Mas não chega nem perto da quantidade de temas disponíveis para WordPress.
O WordPress é melhor que o Blogger também porque tem uma infinidade de plugins gratuitos e pagos. Mais de 54.000 plugins para que seu site atenda suas necessidades.
Adicione uma loja online, galerias, listas de e-mail, fóruns, análises e muito mais.
o WordPress é um sistema de gerenciamento de conteúdo completo. Por exemplo, você pode criar um site, portal ou até uma loja virtual com WordPress.
Em outras palavras, não há limite para o tipo de conteúdo que você pode usar com essa plataforma – o blog é uma das opções.
Para blogs mais avançados com recursos específicos, o Blogger não oferece muita flexibilidade. Se você quiser fazer algo que o Blogger não oferece por padrão, é provável que você não consiga devido as limitações da plataforma.
O WordPress é melhor que o Blogger porque tem SEO de peso
Embora seja um serviço do Google, o SEO do Blogger é insuficiente. Ainda que algumas opções de otimização estejam disponíveis, elas são bem simplificadas.
Ainda assim, é possível configurar URLs amigáveis, links permanentes, descrição das páginas, atributos nas imagens e redirecionamentos de forma manual.
O WordPress, por outro lado, oferece opções mais avançadas em ambas as versões devido a sua estrutura de site otimizada para SEO.
Isso pode ajudar bastante no posicionamento nos resultados de busca do Google e outros sistemas de busca.
WordPress SEO
Por falar em plugin, vamos usar ao longo deste artigo um plugin que é um verdadeiro canivete suíço do SEO. Chame-se WordPress SEO by Yoast e é o mais completo plugin de SEO e que dá menos problemas de compatibilidade com outros plugins no site.
Com o WordPress SEO by Yoast você não precisa instalar um plugin para Sitemap, um para Breadcrumb, um para Title e Meta description, porque o WordPress SEO tem todas essas funções.
Além disso, esse plugin aparece na tela de edição das páginas e posts com um campo para definir qual palavra-chave você quer focar, então ele faz uma verificação de diversos critérios de SEO on-page, que você não pode esquecer na hora da publicação do conteúdo.
Basta salvar rascunho e depois clicar na aba “Page Analysis” do plugin que já aparecerá quais pontos você deve alterar para ter uma página otimizada.
Para prosseguir, será necessário ter o WordPress SEO by Yoast instalado em seu site.
Conclusão
Eu sempre recomendarei o WordPress sobre qualquer plataforma e qualquer tipo de projeto. tudosobrehospedagemdesites