Criar um site tornou-se indispensável para qualquer empresa aumentar as suas vendas pela internet. Isso porque existe um grande público disposto a adquirir produtos e serviços.
Segundo uma pesquisa da TIC Domicílios, 126,9 milhões de brasileiros utilizam a internet e destes, 97% se conectam a rede pelo celular.
E devido ao frequente uso aos dispositivos móveis para acessar a internet, é necessário que o site funcione e seja altamente responsivo.
Com um site responsivo, o público terá uma melhor experiência ao navegar no site e consequentemente, terá mais interesse na página da empresa.
E neste conteúdo você vai entender as principais razões para sua empresa ter um site responsivo.
O que significa site responsivo?
Um site responsivo é uma página criada na internet que tenha um design adaptável em vários tipos de dispositivos, seja um desktop, smartphone, ou tablet.
Sites que se adaptam a diferentes telas têm maior facilidade na visualização, carregamento das páginas e acesso a diferentes ícones do domínio.
Por esse motivo, é fundamental investir em web design para atingir esses objetivos, pois o site se adapta às necessidades de usuários que navegam usando dispositivos móveis.
Segundo dados do Google, 94% dos usuários usam smartphones para procurar informações em meio às tarefas diárias e 80% usam para saber mais sobre um produto, ou serviço.
Veja como otimizar o design responsivo do site
Para fazer a criação de site responsivo para diferentes tipos de dispositivos é necessárias algumas ações, como:
- ter uma identidade visual adequada para os clientes, usando cores e imagens ideais para o seu público-alvo;
- manter o mesmo design da tela quando o usuário movimenta o aparelho, seja girando ou colocando na horizontal;
- use imagens mais leves para carregarem mais rápido e minimizar o consumo da rede móvel de internet;
- e utilize botões que ajudam o usuário a navegar no site facilmente.
Com essas ações, será possível qualquer tipo de site garantir uma boa experiência do usuário, seja um e-commerce, ou clínica odontológica.
Por que é preciso ter um site responsivo?
Todas as funcionalidades de um site responsivo ajudam na experiência de navegação do usuário em diferentes dispositivos conectados à internet.
E o bom desempenho do site em aparelhos móveis, por exemplo, torna o site mais interessante para quem navega.
De acordo com uma pesquisa da iAcquire, 40% dos usuários escolhem outra página, caso o site que está no primeiro resultado das pesquisas não seja amigável para mobiles.
Além disso, os usuários utilizam em média 2,23 telas simultaneamente, segundo dados da Adobe.
Atingindo públicos que acessam a internet de diferentes dispositivos, os principais benefícios de um site responsivo para as empresas são.
Aumenta a visibilidade da empresa
Um site responsivo ajuda a empresa a ter mais visibilidade, pois será possível atingir um público gigantesco e de outras cidades e estados
Por exemplo, um e-commerce odontológico que vende coroa dentária, aparelhos ortodônticos e scanners odontológicos podem receber visitas de clientes de diferentes localizações.
O site da empresa é o seu cartão de visitas. Se ele for bem responsivo, será atraente para os usuários que se vão se interessar pelos seus produtos e poderá ser o seu futuro cliente.
Grande aliado do SEO
Os sites responsivos são fundamentais no posicionamento da página nos buscadores online, como o Google.
Isso porque os buscadores possuem algoritmos que avaliam o desempenho dos domínios e como eles ajudam os usuários.
Com um site responsivo e adaptado às necessidades do usuário, o algoritmo dará mais relevância para quem consegue ter o mesmo desempenho em todas as plataformas, principalmente as mobile.
Aparecendo entre os primeiros resultados nos buscadores, sua empresa terá mais visibilidade na internet.
Reduz a taxa de rejeição
Com um site responsivo e adaptável a todos os dispositivos conectados à internet, será menor a taxa de rejeição da página.
A taxa de rejeição é um dado que mostra a quantidade de usuários que entram e saem do site sem fazer nenhuma interação
Sites com grande taxa de rejeição não são bem-vistos pelos buscadores, pois seus algoritmos acham que a página não é interessante para o usuário.
Para evitar problemas no posicionamento do site, é fundamental investir na experiência do usuário, pois o domínio torna-se mais atraente para o público.
Maior número de acessos e vendas
Como uma consequência da grande visibilidade, os sites responsivos serão mais atraentes para os usuários acessarem a página.
Clientes que acessam o seu site e tem uma ótima experiência são mais interessados em comprar algo lá.
Por isso, invista na responsividade dos sistemas de pagamento, faça parcerias com sistemas online de bancos, cartões, e instituições de pagamento eletrônico, como o PagSeguro.
Assim, o cliente terá responsividade e rapidez em toda a jornada de compra, podendo adquirir novos produtos e até recomendar para outras pessoas.
Cria um canal de comunicação
Um site não é apenas um local para vender produtos e serviços. Ele também pode usado como um canal direto de comunicação com o cliente.
Ter um relacionamento próximo entre empresa e cliente é fundamental na decisão de compra do usuário. Segundo pesquisa da Opinion Box, 79% dos brasileiros já deixou de comprar algo por serem mal atendidos.
Respondendo rapidamente todas as dúvidas do público no chat ou em abas de contato, o usuário se sente importante e tem mais aptidão em comprar algo.
Além disso, você pode divulgar para os seus clientes fidelizados novos meios de diálogo, tornando a relação mais estreita e positiva entre ambos.
Tenha um site responsivo e supere a concorrência
Ter um site na internet é crucial para sua empresa vender mais. Entretanto, não basta ter uma página na rede, é preciso que ela seja atraente adaptável para todos os usuários.
Por isso é necessário ter um site responsivo, pois ele pode ser acessado facilmente em qualquer dispositivo, como desktop, smartphone e tablets.
Dessa forma, o usuário terá mais interesse em navegar na sua página e gostar dos produtos e serviços oferecidos.
Com um site responsivo, a empresa terá mais visibilidade nos buscadores, independente do ramo, seja e-commerce ou especializado em planos odontológicos.
Isso será fator fundamental no aumento no número de acessos e vendas da sua companha pela internet.
Esse artigo foi escrito por Mateus Portela, Líder de Marketing do Consulta Ideal