Neste artigo formamos um guia completo do site e marketing para psicólogo. Mostraremos o passo-a-passo para que você possa entrar no mundo digital da maneira correta.
Entre os pontos mais importantes vamos falar sobre:
- Público-alvo
- Criação de site e SEO
- Atendimento online
- Criação de redes sociais
- Marketing para psicólogo
No marketing para psicólogo é importante ter um público-alvo
Focar em um público-alvo é um outro segredo para se ter mais pacientes em seu consultório e fazer de forma eficiente o marketing para psicólogo.
É claro que você atende a diversos públicos, mas quando falamos de marketing é de extrema importância saber quem de fato é a sua persona.
Por exemplo, se sua especialidade é voltada para o público jovem saiba que este tipo de público dão uma preferência maior para conteúdo de ajuda em vídeos do que em artigos escritos.
Agora se seu público é voltado para profissionais de negócios saiba que eles podem ser encontrados facilmente no LinkedIn.
Então, pesquise bem qual é sua persona e apresente suas especialidades no local que eles costumam estar.
Qual é a necessidade de seu público?
Você já deve ter visto na polishop anúncios de frigideiras e panelas, são mostrados pratos incríveis, de nível de restaurante sendo apresentados, e a temática normalmente é: Surpreenda seus amigos e familiares com pratos incríveis feitos por você.
A verdade é que a panela ou frigideira não fez aquela comida incrível, mas o comercial foca em uma necessidade da pessoa, de ter amigos, de ter pessoas gostando do que ela faz, de ser aceita.
O mesmo acontece com comerciais de produtos de beleza, emagrecimento etc. Então entenda qual é a necessidade de seu público, foque em criar um conteúdo mostrando as vantagens que esta pessoa vai ter ao cuidar de sua saúde.
Outro exemplo importante é: se você pretende ajudar pessoas que sofrem de estresse no trabalho provavelmente buscar por este tipo de pessoa nas calmas cidades do interior do sul de minas gerais seria uma grande perca de tempo. Então conheça bem onde seu público-alvo está.
Se você trabalha com crianças, uma boa parceria para divulgar seu trabalho seria entrar em contato com diretores de escolas e creches que possam recomendar seus serviços a alguns pais que estejam precisando de ajuda.
Por fim para fazer o marketing para psicólogo de forma eficiente defina seu público-alvo antes de qualquer coisa, entenda onde este público está e use as ferramentas e parcerias disponíveis para chegar até eles.
Crie um e-book ou um livro digital de ajuda a seu público-alvo
Ter os dados de uma pessoa interessada é uma das metas de quem trabalha com marketing. Isso porque mesmo que a pessoa não contrate agora ela poderá contratar no futuro.
Ter um e-book é uma das formas mais fáceis de se conseguir estes dados de contato.
Você já deve ter visto em vários sites algumas áreas com o título: Quer aprender a fazer XXXX em passos simples? Baixe nosso e-book, preencha apenas seu email e telefone.
Pois é, agora o dono do site tem seus dados e poderá lhe ajudar realmente com determinado assunto, mas também poderá oferecer os serviços dele em alguns momentos para você.
Esta estratégia funciona muito bem e é por isso que você também deve usá-la.
Criação de site e marketing para psicólogo
Uma das melhores soluções para fazer a propaganda de seu consultório é criando um site profissional.
Atualmente as empresas divulgam seus serviços por muitos meios, sendo eles as redes sociais como Facebook e Instagram ou simplesmente divulgam por meio de grupos e WhatsApp.
Fazer isso não é exatamente uma prática errada nem quer dizer que você terá poucos clientes ou seguidores, na verdade muitas pessoas conseguem suas rendas fazendo apenas isso.
É por isso que atualmente muitos acham que não vale a pena gastar grandes valores com um site pois existem muitas soluções satisfatórias com bom preço e vamos falar sobre algumas delas.
Soluções para ter um site de baixo custo
Criando um site na Hostinger
- Crie uma conta na Hostinger e escolha um plano para o seu projeto.
- Escolha um template criado por designers ou crie um site do zero com o criador de sites.
- Agora é só publicar
Site grátis para psicólogo no WIX
Comece com uma tela em branco ou escolha entre 500 templates feitos por designers. Com a ferramenta arrasta e solta mais inovadora do mundo, você pode criar e personalizar seu site do seu jeito.
Crie sites usando background em vídeo, parallax, animações sem programação. Com o Editor Wix, você mesmo pode criar seu site.
WordPress
Site grátis para começar, com cinco planos. No WordPress.com, você pode compartilhar suas ideias, começar seu negócio, ou comandar uma loja.
O WordPress.com É flexível, seguro e avançado, exatamente como você quer que o seu negócio seja.
Site gratuito. Vale a pena para psicólogos?
Na hora de escolher um site mesmo querendo investir pouco a maioria das pessoas pensam em algumas vantagens que supostamente não encontrariam nos sites gratuitos.
Mas será que um site grátis é tão ruim assim? Pior que sim e vamos explicar o motivo por trás de toda a economia que é feita.
Desvantagem de usar sites gratuitos para psicólogos
Posicionamento no Google: Ao fazer a criação de sites feitos no Wix por exemplo você deve saber que as opções para SEO e otimização são insuficientes especialmente no plano grátis, sendo assim dificilmente você conseguirá um bom posicionamento no Google.
Serviços limitados: Ok, o site é gratuito, porém os serviços são extremamente limitados, não dispondo de todos os recursos que versões pagas costumam ter.
Isso significa que seu site pode até ser razoável, mas não será excelente e personalizado de forma mais específica, segundo a necessidade ou estratégia da sua empresa.
Por Exemplo DIFICILMENTE teria funções avançadas como uma área restrita para pacientes ou um atendimento online com vídeo conferência.
Manutenção, credibilidade e domínio: Navegar em mares desconhecidos é sempre um alerta de perigo.
Por mais que uma das estratégias de marketing de divulgação do Wix é a facilidade de criar e manter um site, não é bem assim na prática.
Erros não estão impedidos de acontecer e se quiser ir mais a fundo para melhorar o site é preciso conhecer um pouco sobre programação em algumas abas. E a quem recorrer? Pois é.
Outra questão é a seguinte: Se estou usando uma plataforma gratuita a empresa pode fazer o que bem entender quando quiser, inclusive desativar o serviço.
O que eu quero dizer aqui é que ela pode usar a plataforma da forma que lhe convém, afinal nenhuma empresa sobrevive apenas com serviços gratuitos. Então é importante pensar nisso antes de investir seu tempo em um projeto gratuito.
Qual as vantagens de se ter um site profissional
Nessa situação o site profissional é seu, você pagou para alguém criar algo para você. Você pode fazer o ajuste que bem entender, melhorar, criar, excluir, adicionar funcionalidades ilimitadamente.
Com relação ao espaço em disco (quantidade de arquivos que você pode ter no site) e ao tráfego mensal, as empresas disponibilizam diversos pacotes, você pode escolher um que supra as suas necessidades no momento, e sempre que precisar aumentar basta fazer um upgrade para um novo pacote.
Existem inclusive diversas empresas que oferecem serviços ilimitados tanto de tráfego quanto espaço em disco. Neste caso como o site é seu é bem mais seguro planejar o marketing para psicólogo.
Um site profissional tem blog
O site mostrará para todos os visitantes as suas especialidades e a possibilidade de agendar um horário para as consultas.
Seu blog vai atrair seu público que está buscando uma solução para seus problemas no google, e isso com certeza é uma super estratégia de marketing para psicólogo.
Vamos dizer que seu público-alvo são pessoas que sofrem com stress no trabalho, você pode atrair visitantes ao seu blog escrevendo sobre:
- Como lidar com o stress no trabalho?
- Quais são os sintomas do stress no trabalho?
- Quais os malefícios do stress no ambiente de trabalho?
- Stress no trabalho: descubra suas causas e como evitá-lo
Depois de escrever seu artigo sempre deixe seus dados de contato e o incentivo ao leitor de te procurar para obter mais ajuda.
Ou seja, um simples visitante pode se tornar um de seus pacientes apenas por ler seu post.
Uma observação importante é: Nunca crie sites gratuitos como wix ou wordpress.com para fazer seu site e blog. Este tipo de site tem dificuldade em aparecer nas buscas do google em seu plano gratuito.
Se você fizer isso será como abrir um consultório no deserto. Você terá um blog, artigos e um sie, mas ninguém vai acessar.
Você pode ter um site profissional e até fazer o marketing para psicólogo com blog pagando pouco e mesmo assim tendo muita qualidade.
Como planejar o atendimento em seu consultório de psicologia
Você quer ter mais pacientes em seu consultório, mas já pensou, em quantos pacientes você de fato pode atender?
Estas são perguntas interessante pois o marketing para psicólogo e as dicas aplicadas a este artigo irão trabalhar e trazer pacientes para você 24h por dia todos os dias por semana.
Então avalie quantas pessoas você pode atender por dia e desenvolva soluções para atendimento remoto para melhorar o conforto e a logística do tempo.
Afinal de contas nos casos de atendimento com video conferência não nos preocupamos tanto com possíveis atrasos que possam ocorrer devido ao congestionamento de veículos, clima etc.
Com um número certo de pacientes calculados você fara deste número uma meta a se conquistar, todos nós temos contas e por isso é bom saber quantos pacientes preciso ter em meu consultório para pagar meus custos. Este é o primeiro passo para uma boa organização financeira.
Um chatbot em seu site pode te ajudar a conseguir mais pacientes
Chatbots ajudam muito a conseguir mais pacientes para psicólogos. Eles são como atendentes online 24h por dia em seu site, sempre que um visitante entra este sistema recepciona e oferece ajuda profissional.
Pedindo apenas nome, email e WhatsApp. Seu visitante preenche estes dados e você recebe a notificação em seu email de que tem uma pessoa interessada em seus serviços.
Ao receber estes dados você entra em contato e da sequência no atendimento. Você pode ver uma demonstração de funcionamento deste sistema acessando https://leadster.com.br
Faça o marketing para psicólogo também nas redes sociais
No Instagram você vai postar a mesma coisa de seu blog, mas com textos resumidos.
Por exemplo: crie uma postagem apenas com o título de seu post do blog e um pequeno resumo, depois incentive seus seguidores a ler o artigo na integra em seu blog.
Em seus stories faça o seguinte:
Segunda: Fale sobre seu novo post no blog, publicado esta semana
Terça: Fale sobre um livro que você gosta e pode ajudar seu publico
Quarta: Fale sobre algo pessoal, um aplicativo, suas atividades físicas, cursos ou series que está assistindo.
Quinta: Verdades e mentiras da sua profissão
Sexta: Enquete, deixe sua dúvida e respondo aqui
Tenha um canal no Youtube
No YouTube faça o marketing para psicólogo com vídeos do mesmo assunto do seu blog, ou seja, se o seu post do blog é sobre como lidar com o stress no trabalho, aponte o celular para seu rosto e comece a falar sobre este assunto.
Sempre que criar um post escrito no blog, também faça um video falando sobre o assunto.
Você também pode usar parte deste video e postar no seu stories do seu Instagram, incentivando os seus seguidores a verem o video completo em seu canal do YouTube.
Esta técnica é interessante por dois motivos.
O primeiro é que tem pessoas que não gostam de ficar lendo, preferem assistir ou ouvir. Já outros preferem ler. Por ter seus assuntos no formato texto e video você atende a necessidade dos dois públicos.
A segunda vantagem é que desta forma você mantem suas redes sociais movimentadas tendo visitantes em seu site, e seguidores no Instagram e YouTube.
Use o Twitter em seu consultório
Seguidores são incrivelmente valiosos para sua empresa. Quem segue você no Twitter não somente vê seus Tweets, mas também fica propenso a se tornar seu defensor e seu cliente.
Os seguidores se sentem mais confiantes em relação a uma empresa quando a seguem, tweetam a respeito dela, retweetam seus Tweets e compram dela.
No twitter o ideal é não falar muito sobre seus serviços profissionais e sim comentar notícias do momento ligando a algum artigo seu.
Por exemplo: Um noticiário mostrou um vídeo onde um patrão agride seu funcionário. Você comenta sobre isso e em um ponto você comenta sobre o artigo de seu blog que fala sobre stress no trabalho.
Como atrair visitas para o site usando as redes sociais
Oferecer benefícios é um grande incentivo para as pessoas entrarem em seu site, como por exemplo um e-book gratuito sobre alto ajuda.
Mas não é só isso nas redes sociais as pessoas procuram, também por informações realmente úteis.
Por isso ser ativo e falar com todos os seus seguidores pode atrair outros pois agora eles sabem que não tem um robô por trás do seu perfil.
Outra dica para ganhar seguidores no Twitter é elaborar enquetes ou incentive seus seguidores a participar ou comentar um tema, cuidado com assuntos polêmicos, nestes casos normalmente o número de seguidores que você ganha é igual ao que você perde.
Muito mais do que falar ou publicar posts no instagram mensagens e links, ao faazer o marketing para psicólogo é importante ouvir o que as pessoas estão falando. Lembre-se que esta rede social tem uma forte tendência a se tornar um sac online onde as pessoas publicam suas críticas e reclamações. Seja imparcial, não tomando um lado e deixando sim seus seguidores tomarem.
Se fizer isso você vai perder seguidores
Evite postar demais, ninguém quer seguir alguém que lota sua timeline. Mesmo que os itens em excesso fossem uteis para você, pode não ser para outra pessoa.
Por outro lado, não postar nada fará com que as pessoas repensem o porquê estão te seguindo. Então tenha bom senso e qual assunto vai falar e em que quantidade vai postar.
Uma dica interessante para ganhar seguidores é fazer um agendamento de postagens. Você consegue fazer isso usando ferramentas de compartilhamento automático, inclusive o proprio Facebook tem sua ferramenta de agendamento de postagens para fanpage e instagram.
No Marketing para psicólogo evite postar coisas inúteis, ninguém quer saber se você está comendo miojo, ou se o seu cachorro latiu, se esta fria lá fora etc.
Quando você automatiza as mensagens de sua página, certamente acabara deixando o relacionamento com o usuário meio frio. Pois não haverá interação e comunicação, então você pode sim agendar algumas coisas, mas agendar tudo pode ser prejudicial.
Procure não escrever errado, as pessoas não perdem tempo tentando decifrar o que você disse, então se certifique de escrever certo.
Quando alguém te segue, algo de valido para essa pessoa foi achado, mas se você não tiver nenhum motivo para ser seguido, não peça para te seguirem.
Até porque se você não foi seguido até agora, não vai ser um pedido que vai fazer alguém mudar de ideia.
Os melhores horários e dias para se publicar são:
- O melhor dia para divulgar é Terça-Feira, Quarta e Quinta
- Já os melhores horários são entre 13:00 e 21:00hrs.
- Sexta-feira o melhor horário fica entre 13:00 e 16:00hrs
Como fazer um sistema de newsletter para psicólogo?
O sistema de newsletter é um dos segredos para se ter mais pacientes para psicólogos. Este tipo de sistema envia email automaticamente para aqueles que assinam o seu newsletter, funciona da seguinte forma:
Vamos seguir com o exemplo de que seu público são pessoas que sofrem com stress no trabalho, você cria um e-book e da gratuitamente para quem assinar o newsletter.
A pessoa recebe no email seu e-book, mas depois de 2 dias ela poderá receber um email programado por você perguntando o que achou do e-book e que você vai dar mais uma ajuda extra sobre o assunto em um próximo email.
Depois de mais 2 dias o sistema vai mandar este terceiro email com a dica extra, e oferecendo seus serviços. Se você quiser você pode programar 300 emails que serão entregues em sequência.
Talvez a pessoa não contrate seu serviço agora, mas depois que recebeu alguns de seus e-mails ela passou a entender melhor seu serviço e agora decide entrar em contato para contratar. Por isso um sistema de newsletter é tão interessante.
Trabalhe com anúncios em seu consultório
Esta é sem dúvida a melhor forma de se conseguir mais pacientes e fazer o marketing para psicólogo.
No google a parte de anúncios funciona assim: quem paga mais por um clique fica nas primeiras posições, ou seja, vamos dizer que toda vez que alguém buscar por psicólogo apareça seu anúncio, e sempre que a pessoa clicar vai sair R$1,50 de seu cartão de crédito.
A média do marketing é que você tenha 10% de conversão em seus anúncios ou seja, 10% das suas visitas vão se tornar clientes.
Na pratica a conta é: para 100 visitantes a R$1,50 cada um você, terá um gasto igual a R$150,00.
Destes 100 visitantes, 10 vão se tornar clientes / pacientes. Se sua consulta custa R$150,00 por exemplo você vai ganhar com estes 10 novos pacientes R$1.500.
Em resumo você investiu R$150 e ganhou R$1500 está bom para você? Com certeza sim. Por isso que estamos falando que trabalhar com anúncios realmente é a melhor estratégia par se conseguir mais clientes.
E isso que nós estamos falando apenas dos anúncios no google. Existem ainda os anúncios do Facebook, Instagram e bing que são mais baratos e se você quiser pode anunciar em todas estas plataformas juntas.
Espero que tenham gostado de nosso artigo, somos especialistas em marketing para psicólogo. Em caso de dúvidas entre em contato com nossa equipe.