Ter mais pessoas indicando seus negócios para outros clientes já foi a regra número um do sucesso falada por nossos avós e pais e eles ainda estão certos.
Imagine um vendedor externo a serviço de sua empresa, um vendedor que é bom de lábia e usa todos os melhores recursos para convencer um possível cliente a confiar nos serviços que você está oferecendo.
Este possível cliente nem estava pensando em contratar seus serviços agora, mas o vendedor é tão bom e falou tão bem sobre seus serviços que este possível cliente resolveu fechar negócio.
Contrataria um vendedor assim? Talvez você imagine que um vendedor deste porte custe muito caro, mas vou lhe dar uma dica, não só ele está à disposição como também não cobra nada por seus serviços. Deixe-me explicar melhor:
Normalmente um vendedor mesmo que tenha um ótimo papo, boa postura e excelente aparência nem sempre consegue vender um serviço ou produto a um cliente.
Pois o brasileiro está acostumado a não cair em conversa de vendedor principalmente quando enaltecem demais qualquer coisa.
Porém as pessoas confiam muito nestas mesmas palavras quando faladas por um outro cliente, alguém que já contratou seus serviços.
Mais pessoas indicando sua empresa
Pode acreditar este resultado pode ser de quase 100%, um exemplo disse é a marca Apple, apesar de ter um dos maiores preços do mercado normalmente a maioria das pessoas passou a usar Apple por causa de indicações e posteriormente indicaram.
Pense nisso o mesmo acontece com marcas como Chevrolet, Samsung, Sony Etc.. Tenha Certeza, um cliente satisfeito pode e vai trazer MUITOS outros gratuitamente, de uma maneira muito mais eficaz que um vendedor profissional, o que você precisa entender agora é, como satisfazer seus clientes, então vou te dar 10 dicas:
1 – Invista em um site inteligível e expressivo
Muitas vezes, o primeiro contato que um potencial cliente tem com o escritório é através da Internet. Por isso, é importante investir em um portal ou blog com boa diagramação e uso intuitivo.
É essencial que as informações fornecidas sejam claras e que as fotos do local de trabalho sejam bem-produzida. Além disso, vale apostar na navegabilidade e no design responsivo (que priorize todos os dispositivos de acesso, como tablets e celulares).
É fundamental que o portal permita uma fácil navegação, contribuindo para a concretização de um contato futuro.
2 – Demonstre simpatia
Os clientes são mais propensos a dizer “sim” se eles conhecem a pessoa que está tentando vender algo e gostam dela. É por isso que tantos comerciais de TV usar celebridades para participar de suas propagandas.
Uma maneira de ser um vendedor simpático é mostrar um verdadeiro interesse nos seus clientes. Eles devem se sentir únicos e especiais. Uma dica é conhecer as características do freguês, mas sem parecer intransigente.
3 – Faça favores ao cliente
As pessoas se sentem obrigadas a dizer “sim” para aqueles que um dia já lhe fizeram algum favor.
No mundo dos negócios, uma maneira de retribuir é conseguir um novo cliente para o seu consumidor ou mesmo conceder-lhe tratamentos especiais como formas de pagamento e descontos.
Mas é importante ressaltar que a criação de um senso de obrigação em devolver um favor não deve ser explícita.
O desejo sincero de ajudar (em vez de ser ajudado) é percebido pelos clientes, que, como consequência, respondem positivamente e se tornam fiéis ao negócio e ao vendedor.
4 – Identifique os seus clientes mais influentes:
Se os recursos são limitados, considere procurar recomendações com ênfase em seus clientes mais influentes.
Estas podem ser as pessoas cujas opiniões poderão ter mais peso nas outras pessoas do seu setor, comunidade ou base de clientes.
Ao identificar estes influenciadores tente dar um atendimento acima da qualidade que normalmente você já dá e aí sim você terá pessoas indicando sua empresa com toda confiança do mundo.
5 – Conheça sua concorrência
Para entender o mercado em que você atua, é fundamental saber como a sua concorrência age. Quem são os líderes de mercado? Quais são as principais abordagens utilizadas?
A partir daí e conhecendo como o seu cliente pensa, você poderá pensar em outras ações, próprias para a sua empresa, que estejam em linha com a atuação do mercado.
Ficar atento a novas oportunidades e tendências do seu mercado vai ajudar e muito a estipular novas ações e bater a concorrência.
6 – Surpreenda
Todas as semanas, contate de três a cinco pessoas que podem recomendar você a prováveis clientes, mesmo que esteja muito ocupado. Marque um almoço, um jantar, um café, um drinque.
Isso funciona melhor exatamente quando você tem muito trabalho, em vez de pouco; envie cartões de datas comemorativas a clientes e potenciais clientes, como muita gente faz.
O melhor é escolher uma data comemorativa que ninguém escolhe (ou inventar uma), mas que tenha alguma relação com sua área.
7 – Sem dúvida posso lhe ajudar com isso
Essa frase personifica uma empresa que se supera de forma consistente.
Seja ajudando alguém a carregar pacotes para o carro ou simplesmente abrindo a porta para um cliente cheio de papéis nas mãos, a mensagem de que você está disposto a ajudar da melhor forma possível é a impressão que fica.
E isso costuma fazer o cliente entrar novamente pela sua porta e ter cada vez mais pessoas indicando você como um bom profissional.
8 – Para conquistar clientes, seja consistente
Pode parecer que, para cativar os clientes, basta oferecer bons serviços e produtos. É verdade, mas a qualidade do serviço não pode variar. Os clientes voltam porque são bem tratados todas as vezes.
9 – Obsessão por detalhes
Quer é realmente ter diferenciais? Capriche nos detalhes para ter pessoas indicando seus serviços. Pode não parecer, mas os clientes reparam em tudo — e o pior, comentam. Encantar tem tudo a ver com surpreender, e os detalhes são uma das melhores maneiras para isso.
Empresários, gestores e consultores estão tão focados em coisas macro que não costumam ter tempo para os detalhes.
Mas se tem alguém que se importa com os detalhes são os clientes. Além disso, fazer o que eles não esperam é uma ótima oportunidade de encantar o cliente.
10 – Cortesias
Muitas empresas investem enormes somas para reformarem suas lojas, mudarem suas prateleiras, trocarem suas embalagens e acabam se esquecendo das pequenas coisas que realmente encantam as pessoas.
O valor das pequenas cortesias conta muito na valorização do relacionamento com os clientes e, para isso, pequenos procedimentos são importantes.
Para se ter pessoas indicando sua empresa é preciso lembrar que pequenas coisas que se tornam grandes e que – sob o ponto de vista do cliente – podem fazer a diferença.
Este artigo foi feito baseado em pequenos resumos pesquisados em diversos sites, e suas referências foram deixadas no decorrer do texto para leitura completa do artigo no site origem.